Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Maria João Ilharco Soares Pereira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/899
Resumo: Este relatório incide sobre o desenvolvimento do estágio pedagógico realizado numa turma de 3.º ano de escolaridade, na Escola Básica do 1.ºCiclo com Pré-Escolar (EB1/PE) da Lombada, e numa sala de Pré-Escolar, com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os dois e os quatro anos, no Jardim de Infância O Girassol, sendo que as referidas instituições se situam no concelho do Funchal. O mesmo espelha a prática desenvolvida em ambas as valências e tem como objetivo descrever a intervenção pedagógica, refletindo e fundamentando as metodologias utilizadas durante o estágio. Importa referir que a prática pedagógica, recorrendo à metodologia de investigação-ação, incide essencialmente na resolução de questõesproblemas sinalizadas durante o decorrer do estágio. No que concerne ao Pré-Escolar, a investigação teve como ponto de partida a seguinte questão: Como promover a motricidade fina na Sala dos 4 anos, nomeadamente em cinco crianças que apresentam algumas lacunas nesta habilidade? Relativamente ao 1ºciclo, foram, três as questões sinalizadas: Será que a diferenciação pedagógica conduz o aluno à construção de aprendizagens significativas? Como promover uma aprendizagem cooperativa entre alunos de níveis de ensino diferentes? Todo este processo de investigação-ação contribuiu para que durante a intervenção pedagógica fossem adoptadas estratégias e desenvolvidas atividades, o que permitiu a verificação duma evolução na habilidade motora da motricidade fina, por parte do grupo de crianças da Sala dos Quatro Anos, bem como a obtenção de resultados positivos no que se refere à cooperação entre os alunos da Sala do 3º ano, de forma a serem eles próprios a construírem o seu conhecimento, conseguindo, no final, alcançar o sucesso em conjunto.
id RCAP_2fafac007fc653ce8032b9a27ab6d4e9
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/899
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoPré-escola1.º CicloIntervenção pedagógicaInvestigação-açãoMotricidade finaAprendizagem cooperativaEducação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Centro de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste relatório incide sobre o desenvolvimento do estágio pedagógico realizado numa turma de 3.º ano de escolaridade, na Escola Básica do 1.ºCiclo com Pré-Escolar (EB1/PE) da Lombada, e numa sala de Pré-Escolar, com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os dois e os quatro anos, no Jardim de Infância O Girassol, sendo que as referidas instituições se situam no concelho do Funchal. O mesmo espelha a prática desenvolvida em ambas as valências e tem como objetivo descrever a intervenção pedagógica, refletindo e fundamentando as metodologias utilizadas durante o estágio. Importa referir que a prática pedagógica, recorrendo à metodologia de investigação-ação, incide essencialmente na resolução de questõesproblemas sinalizadas durante o decorrer do estágio. No que concerne ao Pré-Escolar, a investigação teve como ponto de partida a seguinte questão: Como promover a motricidade fina na Sala dos 4 anos, nomeadamente em cinco crianças que apresentam algumas lacunas nesta habilidade? Relativamente ao 1ºciclo, foram, três as questões sinalizadas: Será que a diferenciação pedagógica conduz o aluno à construção de aprendizagens significativas? Como promover uma aprendizagem cooperativa entre alunos de níveis de ensino diferentes? Todo este processo de investigação-ação contribuiu para que durante a intervenção pedagógica fossem adoptadas estratégias e desenvolvidas atividades, o que permitiu a verificação duma evolução na habilidade motora da motricidade fina, por parte do grupo de crianças da Sala dos Quatro Anos, bem como a obtenção de resultados positivos no que se refere à cooperação entre os alunos da Sala do 3º ano, de forma a serem eles próprios a construírem o seu conhecimento, conseguindo, no final, alcançar o sucesso em conjunto.Brazão, José Paulo GomesDigitUMaCarvalho, Maria João Ilharco Soares Pereira2015-11-23T16:07:22Z2015-02-01T00:00:00Z2015-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/899porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:36Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/899Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:03:37.094104Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Carvalho, Maria João Ilharco Soares Pereira
Pré-escola
1.º Ciclo
Intervenção pedagógica
Investigação-ação
Motricidade fina
Aprendizagem cooperativa
Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Centro de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
author Carvalho, Maria João Ilharco Soares Pereira
author_facet Carvalho, Maria João Ilharco Soares Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brazão, José Paulo Gomes
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Maria João Ilharco Soares Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Pré-escola
1.º Ciclo
Intervenção pedagógica
Investigação-ação
Motricidade fina
Aprendizagem cooperativa
Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Centro de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Pré-escola
1.º Ciclo
Intervenção pedagógica
Investigação-ação
Motricidade fina
Aprendizagem cooperativa
Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Centro de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este relatório incide sobre o desenvolvimento do estágio pedagógico realizado numa turma de 3.º ano de escolaridade, na Escola Básica do 1.ºCiclo com Pré-Escolar (EB1/PE) da Lombada, e numa sala de Pré-Escolar, com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os dois e os quatro anos, no Jardim de Infância O Girassol, sendo que as referidas instituições se situam no concelho do Funchal. O mesmo espelha a prática desenvolvida em ambas as valências e tem como objetivo descrever a intervenção pedagógica, refletindo e fundamentando as metodologias utilizadas durante o estágio. Importa referir que a prática pedagógica, recorrendo à metodologia de investigação-ação, incide essencialmente na resolução de questõesproblemas sinalizadas durante o decorrer do estágio. No que concerne ao Pré-Escolar, a investigação teve como ponto de partida a seguinte questão: Como promover a motricidade fina na Sala dos 4 anos, nomeadamente em cinco crianças que apresentam algumas lacunas nesta habilidade? Relativamente ao 1ºciclo, foram, três as questões sinalizadas: Será que a diferenciação pedagógica conduz o aluno à construção de aprendizagens significativas? Como promover uma aprendizagem cooperativa entre alunos de níveis de ensino diferentes? Todo este processo de investigação-ação contribuiu para que durante a intervenção pedagógica fossem adoptadas estratégias e desenvolvidas atividades, o que permitiu a verificação duma evolução na habilidade motora da motricidade fina, por parte do grupo de crianças da Sala dos Quatro Anos, bem como a obtenção de resultados positivos no que se refere à cooperação entre os alunos da Sala do 3º ano, de forma a serem eles próprios a construírem o seu conhecimento, conseguindo, no final, alcançar o sucesso em conjunto.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-23T16:07:22Z
2015-02-01T00:00:00Z
2015-02-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/899
url http://hdl.handle.net/10400.13/899
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129906038177792