O leilão da coleção Arroyo e o mercado de arte em Portugal no final da monarquia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos, Teresa Isabel de Lima Pimentel Almiro do Vale de Sande e
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/24494
Resumo: O presente trabalho científico aborda o leilão da coleção de João Marcelino Arroyo. Este leilão espelha o gosto particular de João Marcelino Arroyo e de sua mulher, Maria Teresa Pinto de Magalhães. A escolha deste tema pretende dar a conhecer um colecionador importante do séc. XIX/XX e perceber a razão do leilão, inserindo-o no gosto e no mercado de arte em Portugal no final da monarquia. O leilão realizou-se em Lisboa, a 26 de Novembro de 1905, com mil e sete lotes, alguns com dezenas de peças. Devido ao grande distanciamento temporal entre a data em que foi realizado e os nossos dias, será difícil encontrar um número significativo de lotes. Os lotes estudados presencialmente ou observados no catálogo do leilão servem de ponto de partida para a definição do gosto do casal Arroyo e para o enquadramento dos mesmos nos seus ambientes decorativos, contextualizando-os no mercado de arte em Portugal. No entanto, muitos deles estarão certamente descontextualizados porque já não se encontram no seu local original. São lotes das mais variadas áreas das artes decorativas, porcelanas de várias origens, companhia das Índias, bronzes japoneses, mobiliário português, indo-português e mobiliário estrangeiro, pintura, iluminária, lustres, candeeiros, têxteis, tapeçarias, tapetes, um cravo, um piano, leques, ourivesaria, pratas e objetos em outras ligas metálicas e uma liteira. Infelizmente não foi possível até ao momento, encontrar documentação quer da leiloeira de José dos Santos Libório, quer do próprio João Marcelino Arroyo, que nos ajude a perceber como foram adquiridos os lotes da coleção. Certamente alguns por herança e outros comprados. No entanto, com base na pesquisa de alguns periódicos, foi possível saber quem os adquiriu e quanto é que custaram. Com esta investigação também tentaremos dar a conhecer quem eram os intervenientes no mercado de arte antes, durante e após o leilão Arroyo no final da monarquia em Portugal.
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spelling O leilão da coleção Arroyo e o mercado de arte em Portugal no final da monarquiaArroyo, João, 1861-1930 - Colecções de arteArte - Colecções privadas - Portugal - séc.20Arte - Leilões - Portugal - 1906Arte - Comércio - Portugal - séc.20Teses de mestrado - 2015Arte, Património e Teoria do RestauroO presente trabalho científico aborda o leilão da coleção de João Marcelino Arroyo. Este leilão espelha o gosto particular de João Marcelino Arroyo e de sua mulher, Maria Teresa Pinto de Magalhães. A escolha deste tema pretende dar a conhecer um colecionador importante do séc. XIX/XX e perceber a razão do leilão, inserindo-o no gosto e no mercado de arte em Portugal no final da monarquia. O leilão realizou-se em Lisboa, a 26 de Novembro de 1905, com mil e sete lotes, alguns com dezenas de peças. Devido ao grande distanciamento temporal entre a data em que foi realizado e os nossos dias, será difícil encontrar um número significativo de lotes. Os lotes estudados presencialmente ou observados no catálogo do leilão servem de ponto de partida para a definição do gosto do casal Arroyo e para o enquadramento dos mesmos nos seus ambientes decorativos, contextualizando-os no mercado de arte em Portugal. No entanto, muitos deles estarão certamente descontextualizados porque já não se encontram no seu local original. São lotes das mais variadas áreas das artes decorativas, porcelanas de várias origens, companhia das Índias, bronzes japoneses, mobiliário português, indo-português e mobiliário estrangeiro, pintura, iluminária, lustres, candeeiros, têxteis, tapeçarias, tapetes, um cravo, um piano, leques, ourivesaria, pratas e objetos em outras ligas metálicas e uma liteira. Infelizmente não foi possível até ao momento, encontrar documentação quer da leiloeira de José dos Santos Libório, quer do próprio João Marcelino Arroyo, que nos ajude a perceber como foram adquiridos os lotes da coleção. Certamente alguns por herança e outros comprados. No entanto, com base na pesquisa de alguns periódicos, foi possível saber quem os adquiriu e quanto é que custaram. Com esta investigação também tentaremos dar a conhecer quem eram os intervenientes no mercado de arte antes, durante e após o leilão Arroyo no final da monarquia em Portugal.Abstract: This research focuses on the auction of the collection of João Marcelino Arroyo. This auction reflects the particular taste of João Marcelino Arroyo and his wife, Maria Teresa Pinto de Magalhães. The choice of this theme pursues to present an important collector of the century XIX / XX by understanding why the auction took place, placing it in taste and in the art market in Portugal at the end of the monarchy. The auction was held in Lisbon on November 26, 1905, with a thousand and seven lots including lots with dozens of pieces. Due to the large time gap between the date on which it was accomplished and our days, will be difficult to find a significant number of lots. Lots studied in person or observed in the auction catalog, are the starting point for the definition of the couple Arroyo taste and framing the same in their decorative environments, contextualizing them in the art market in Portugal. However, many of them will certainly be decontextualized because they are no longer in their original location. Are lots of various areas of the decorative arts, porcelain from various sources, Japanese bronzes, Portuguese furniture, indo-portuguese furniture and in a foreign country furniture, painting, luminaries, chandeliers, lamps, textiles, tapestries, carpets, a harpsichord, piano, fans, jewelry, silverware and other objects in metal alloys and a litter. Unfortunately it was not possible until now, to find documentation either from the auction of José dos Santos Libório, whether of João Marcelino Arroyo, to help us understand how the collection was acquired. Certainly some by inheritance and other purchased. However, based on the research of some journals, it was possible to know who got them and how much they cost. With this research we will also try to get to know who the actors in the art market were before, during and after the Arroyo auction at the end of the monarchy in Portugal.Neto, Maria João BaptistaRepositório da Universidade de LisboaLemos, Teresa Isabel de Lima Pimentel Almiro do Vale de Sande e2016-08-08T10:35:50Z2015-12-092015-09-252015-12-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/24494TID:201876973porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:13:22Zoai:repositorio.ul.pt:10451/24494Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:41:37.236168Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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Lemos, Teresa Isabel de Lima Pimentel Almiro do Vale de Sande e
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