Educação crítica e desenvolvimento de uma cidadania multi-étnica : uma perspectiva da Europa do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mayo, Peter
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/1436
Resumo: Este artigo centra-se na problemática da multi-etnicidade na Europa do Sul. A sua importância decorre dessa realidade que é a imigração, uma característica das mudanças demográficas verificadas nesta parte do mundo, que coloca significativos desafios a uma pedagogia crítica inspirada em Freire. Um certo número de desafios são sublinhados e, a partir dos escritos de Freire, deriva para uma pedagogia crítica que coloca a ênfase no diálogo religioso e inter-étnico e na compreensão intercultural.
id RCAP_2fb9bee9adc43a5cefdb8844b068190d
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1436
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação crítica e desenvolvimento de uma cidadania multi-étnica : uma perspectiva da Europa do SulEDUCAÇÃOCIDADANIAETNIASEUROPAEDUCATIONCITIZENSHIPETHNIC GROUPSEUROPEEste artigo centra-se na problemática da multi-etnicidade na Europa do Sul. A sua importância decorre dessa realidade que é a imigração, uma característica das mudanças demográficas verificadas nesta parte do mundo, que coloca significativos desafios a uma pedagogia crítica inspirada em Freire. Um certo número de desafios são sublinhados e, a partir dos escritos de Freire, deriva para uma pedagogia crítica que coloca a ênfase no diálogo religioso e inter-étnico e na compreensão intercultural.Edições Universitárias Lusófonas2011-11-04T17:30:16Z2005-01-01T00:00:00Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/1436por1646-401XMayo, Peterinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-20T01:33:20Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1436Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:36:17.707335Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação crítica e desenvolvimento de uma cidadania multi-étnica : uma perspectiva da Europa do Sul
title Educação crítica e desenvolvimento de uma cidadania multi-étnica : uma perspectiva da Europa do Sul
spellingShingle Educação crítica e desenvolvimento de uma cidadania multi-étnica : uma perspectiva da Europa do Sul
Mayo, Peter
EDUCAÇÃO
CIDADANIA
ETNIAS
EUROPA
EDUCATION
CITIZENSHIP
ETHNIC GROUPS
EUROPE
title_short Educação crítica e desenvolvimento de uma cidadania multi-étnica : uma perspectiva da Europa do Sul
title_full Educação crítica e desenvolvimento de uma cidadania multi-étnica : uma perspectiva da Europa do Sul
title_fullStr Educação crítica e desenvolvimento de uma cidadania multi-étnica : uma perspectiva da Europa do Sul
title_full_unstemmed Educação crítica e desenvolvimento de uma cidadania multi-étnica : uma perspectiva da Europa do Sul
title_sort Educação crítica e desenvolvimento de uma cidadania multi-étnica : uma perspectiva da Europa do Sul
author Mayo, Peter
author_facet Mayo, Peter
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mayo, Peter
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
CIDADANIA
ETNIAS
EUROPA
EDUCATION
CITIZENSHIP
ETHNIC GROUPS
EUROPE
topic EDUCAÇÃO
CIDADANIA
ETNIAS
EUROPA
EDUCATION
CITIZENSHIP
ETHNIC GROUPS
EUROPE
description Este artigo centra-se na problemática da multi-etnicidade na Europa do Sul. A sua importância decorre dessa realidade que é a imigração, uma característica das mudanças demográficas verificadas nesta parte do mundo, que coloca significativos desafios a uma pedagogia crítica inspirada em Freire. Um certo número de desafios são sublinhados e, a partir dos escritos de Freire, deriva para uma pedagogia crítica que coloca a ênfase no diálogo religioso e inter-étnico e na compreensão intercultural.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-01-01T00:00:00Z
2005
2011-11-04T17:30:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/1436
url http://hdl.handle.net/10437/1436
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-401X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133625653919744