Ressignificação da memória social brasileira em Portugal : indícios e reflexões a partir da exposição [Co]Habitar na Casa da América Latina de Lisboa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/31971 |
Resumo: | Desde fins do século XIX e ao longo do século XX, os caminhos para a construção da identidade nacional brasileira apontaram para vários sentidos, culminando na consolidação de um verdadeiro repositório de símbolos nacionais que pudessem representar aquela sociedade. Entendendo-se que a memória social é uma componente estratégica nesse processo, tanto em nível local quanto global, bem como os equipamentos culturais, que passam a ter um papel fundamental na construção de ideias. Utilizando-se da revisão de literatura científica, visitas ao objeto de estudo - uma delas guiada - e entrevista às curadoras e à uma das artistas que participam da exposição, buscou-se identificar como as obras de Lia Chaia e Andrea Brandão em [Co]Habitar refletem, reforçam ou ressignificam a memória social brasileira que tem sido moldada junto aos processos de construção da identidade nacional. A partir da identificação de diversos pontos de encontro entre os distintos momentos históricos que inflexionaram no processo de construção da identidade brasileira e seu reflexo na produções artísticas das artistas patentes na exposição em questão, foi possível concluir que não só uma ideia de Brasil de outrora se perpetua em um campo subjetivo que inspirou as artistas, mas também a emergência de novas narrativas que têm na problematização social e o questionamento da supremacia cultural Ocidental o seu ponto mais forte. |
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Ressignificação da memória social brasileira em Portugal : indícios e reflexões a partir da exposição [Co]Habitar na Casa da América Latina de LisboaMemória colectiva - BrasilIdentidade cultural - BrasilRepresentações sociais - BrasilExposição [Co]Habitar (2016; Lisboa, Portugal)Casa da América Latina (Lisboa (Portugal)Teses de mestrado - 2017Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoDesde fins do século XIX e ao longo do século XX, os caminhos para a construção da identidade nacional brasileira apontaram para vários sentidos, culminando na consolidação de um verdadeiro repositório de símbolos nacionais que pudessem representar aquela sociedade. Entendendo-se que a memória social é uma componente estratégica nesse processo, tanto em nível local quanto global, bem como os equipamentos culturais, que passam a ter um papel fundamental na construção de ideias. Utilizando-se da revisão de literatura científica, visitas ao objeto de estudo - uma delas guiada - e entrevista às curadoras e à uma das artistas que participam da exposição, buscou-se identificar como as obras de Lia Chaia e Andrea Brandão em [Co]Habitar refletem, reforçam ou ressignificam a memória social brasileira que tem sido moldada junto aos processos de construção da identidade nacional. A partir da identificação de diversos pontos de encontro entre os distintos momentos históricos que inflexionaram no processo de construção da identidade brasileira e seu reflexo na produções artísticas das artistas patentes na exposição em questão, foi possível concluir que não só uma ideia de Brasil de outrora se perpetua em um campo subjetivo que inspirou as artistas, mas também a emergência de novas narrativas que têm na problematização social e o questionamento da supremacia cultural Ocidental o seu ponto mais forte.Since the end of the 19th century and throughout the 20th century, the paths to the construction of the Brazilian national identity pointed to several social and cultural directions, culminating in the consolidation of a repository of national symbols that could represent that society, understanding that social memory is a strategic component in this process, both locally and globally, as well as cultural equipments such as museums and art galleries, which have a fundamental role in shaping a subjective field of ideas about societies. A review of the scientific literature, as well as visits to the exhibition [Co]Habitar - one of them guided - and an interview with the curators and one of the artists participating in the exhibition, sought to identify how the works of contemporary art of Lia Chaia and Andrea Brandão featured in the exhibition reflect, reinforce or resignify the Brazilian social memory that has been shaped along the processes of construction of the country's national identity. From the identification of several points of encounter between the different historical moments that influenced the process of construction of the Brazilian national identity and its reflection in the artistic productions of the artists exposed in the exhibition that is the focus of this study, it was possible to conclude that not only a past idea of Brazil perpetuates in the subjective field that inspired artists, but also the emergence of new narratives that have in the social problematization and the questioning of the Western cultural supremacy their strongest point.Malafaia, Maria Teresa Barbieri de AtaídeSantos, Myrian Sepúlveda dosRepositório da Universidade de LisboaPosch, Patricia Tany2018-02-24T17:37:05Z2017-12-042017-09-282017-12-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/31971TID:201809087porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-14T15:21:33ZPortal AgregadorONG |
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