Conectividade dos fragmentos urbanos ao longo da A5

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, José Levi Pereira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/22884
Resumo: Dissertação de Mestrado em Arquitetura com a especialização em Urbanismo apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre.
id RCAP_2fd676bbbcabbc0122aab52f658e2d46
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10400.5/22884
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Conectividade dos fragmentos urbanos ao longo da A5Continuidade urbanaAutoestrada A5Espaço publicoInterface modalSão João do EstorilUrban continuityA5 highwayPublic SpaceModel interfaceDissertação de Mestrado em Arquitetura com a especialização em Urbanismo apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre.O território compreendido entre Lisboa, Oeiras e Cascais é marcado pelo atravessamento da autoestrada A5, construção que afeta o território de diversas formas desde o corte na estrutura urbana, provocando a descontinuidade e fragmentação de núcleos urbanos, à acentuação de sentimentos de desvalorização social. Tomou-se como ponto de partida reconectar o território que se estende ao longo da autoestrada, de forma a mitigar questões de descontinuidade e contiguidade que fragilizam a área em estudo. São apresentados exemplos de propostas e intervenções que procuram resolver questões similares às que nos são apresentadas em São João do Estoril (área de intervenção) e que valorizam temas considerados de extrema importância. É apresentado o enquadramento e caracterização da área de intervenção do ponto de vista urbanístico, geográfico, histórico e também dos instrumentos de gestão territorial. Segundo a informação documental e gráfica recolhida elaborou-se a proposta da linha de sutura, que estrutura a intervenção interligando e colmatando diversos espaços desta área e articulando-os com outros sistemas de grande valor para o concelho. É projetada uma plataforma sobre a autoestrada que aborda as questões que iniciaram esta proposta, nomeadamente a descontinuidade provocada pela A5 sobre a qual é desenvolvida a intenção de implementação de um B.R.T.ABSTRACT: The territory between Lisbon, Oeiras and Cascais marked by the crossing of the A5 motorway, construction that affects the territory in many ways from the cut on the urban structure, causing the discontinuity and fragmentation of urban centres, to the accentuation of social devaluation feelings. It was taken as a starting point reconnect the territory that extends along the motorway, to mitigate issues of discontinuity and contiguity weakens the area in study. Examples of proposals and interventions are presented that seek solve issues like those presented in São João do Estoril (Intervention area) and that value themes that we consider of extreme importance. The framework and characterization of the intervention area are presented from an urban, geographic, and historic point of view and of the territorial management instruments. According to the documental and graphic information collected the proposal of the suture line was made, that structures the intervention by interconnecting and bridging various spaces from this area and articulates them with other especially important systems for the municipality. Zooming in once again a platform over the motorway is designed addressing issues that started this proposal, namely the discontinuity caused by the A5 on which the intention of implementing a B.R.T. is developed.Universidade de Lisboa, Faculdade de ArquiteturaCarvalho, Luís Alberto Torres Sanchez MarquesSantos, João Rafael Marques, coorientadorRepositório da Universidade de LisboaDias, José Levi Pereira2022-01-04T12:41:00Z2021-012021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/22884porDIAS, José Levi Pereira - Conectividade dos fragmentos urbanos ao longo da A5. - Lisboa : FA, 2021. Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T18:52:50Zoai:repositorio.ul.pt:10400.5/22884Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T18:52:50Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Conectividade dos fragmentos urbanos ao longo da A5
title Conectividade dos fragmentos urbanos ao longo da A5
spellingShingle Conectividade dos fragmentos urbanos ao longo da A5
Dias, José Levi Pereira
Continuidade urbana
Autoestrada A5
Espaço publico
Interface modal
São João do Estoril
Urban continuity
A5 highway
Public Space
Model interface
title_short Conectividade dos fragmentos urbanos ao longo da A5
title_full Conectividade dos fragmentos urbanos ao longo da A5
title_fullStr Conectividade dos fragmentos urbanos ao longo da A5
title_full_unstemmed Conectividade dos fragmentos urbanos ao longo da A5
title_sort Conectividade dos fragmentos urbanos ao longo da A5
author Dias, José Levi Pereira
author_facet Dias, José Levi Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Luís Alberto Torres Sanchez Marques
Santos, João Rafael Marques, coorientador
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, José Levi Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Continuidade urbana
Autoestrada A5
Espaço publico
Interface modal
São João do Estoril
Urban continuity
A5 highway
Public Space
Model interface
topic Continuidade urbana
Autoestrada A5
Espaço publico
Interface modal
São João do Estoril
Urban continuity
A5 highway
Public Space
Model interface
description Dissertação de Mestrado em Arquitetura com a especialização em Urbanismo apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01
2021-01-01T00:00:00Z
2022-01-04T12:41:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/22884
url http://hdl.handle.net/10400.5/22884
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv DIAS, José Levi Pereira - Conectividade dos fragmentos urbanos ao longo da A5. - Lisboa : FA, 2021. Dissertação de Mestrado.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa, Faculdade de Arquitetura
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa, Faculdade de Arquitetura
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817549392989650944