Estudo de viabilidade de implementação de upgrade de programa de gestão da aeronavegabilidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/13023 |
Resumo: | Inicialmente, esta dissertação teve como objetivo o estudo comparativo entre dois sistemas de gestão de aeronavegabilidade. O primeiro passo seria a introdução de aeronaves no novo sistema (incluindo a metodologia de implementação e dados necessários), SAM, e de seguida comparar-se-iam as funcionalidades e o funcionamento dos programas. Contudo, devido a constrangimentos que foram surgindo, o foco de estudo da dissertação passou a ser a viabilidade de upgrade de sistema de aeronavegabilidade. Tendo em conta uma check list elaborada pelo autor, procedeu-se à comparação entre o que era necessário para o bom funcionamento da empresa, o que o software CAMP Systems oferecia e de que forma é que o SAM correspondia às necessidades da empresa. Por fim, foi elaborada uma comparação direta entre os dois programas de acordo com os elementos da check list (custo, gestão de aeronavegabilidade (Parte M), gestão de atividades de manutenção (Part 145) e procurement). Nesta comparação destacaram-se os módulos dos programas e a forma como estes se relacionam e dêm respostas às necessidades impostas pela empresa no que toca à aeronavegabilidade e manutenção. |
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Estudo de viabilidade de implementação de upgrade de programa de gestão da aeronavegabilidadeAeronavegabilidadeCamp SystemsSamSoftwareDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia AeronáuticaInicialmente, esta dissertação teve como objetivo o estudo comparativo entre dois sistemas de gestão de aeronavegabilidade. O primeiro passo seria a introdução de aeronaves no novo sistema (incluindo a metodologia de implementação e dados necessários), SAM, e de seguida comparar-se-iam as funcionalidades e o funcionamento dos programas. Contudo, devido a constrangimentos que foram surgindo, o foco de estudo da dissertação passou a ser a viabilidade de upgrade de sistema de aeronavegabilidade. Tendo em conta uma check list elaborada pelo autor, procedeu-se à comparação entre o que era necessário para o bom funcionamento da empresa, o que o software CAMP Systems oferecia e de que forma é que o SAM correspondia às necessidades da empresa. Por fim, foi elaborada uma comparação direta entre os dois programas de acordo com os elementos da check list (custo, gestão de aeronavegabilidade (Parte M), gestão de atividades de manutenção (Part 145) e procurement). Nesta comparação destacaram-se os módulos dos programas e a forma como estes se relacionam e dêm respostas às necessidades impostas pela empresa no que toca à aeronavegabilidade e manutenção.Airworthiness is a very important part of aviation safety and regulations. Therefore, it has always had a lot of attention drawn into it. For those reasons, engineers have developed softwares with the purpose of helping and facilitating their jobs. Those softwares help to manage the fleet as well as tools, to register the number of hours, cycles, landing and take-offs of aircraft or a component, to create and manage work orders as well as airworthiness directives and service bulletins, etc. These types of softwares also incorporate inventory management and procurement. From time to time, it is necessary to substitute the current software for a newer, more compatible one that better fits the company’s needs. In this dissertation, a software study comparison is made with the intent of justifying the transition’s feasibility between the company’s old software, CAMP Systems, to the new one, SAM. An inventory lifting was made to organize the company’s consumables, parts, components... in order, to then reorganize them so that the items would be fit to be inserted in the system. Afterwards, those items were introduced onto templates to import an aircraft into the new system, SAM. Following this, the company’s manual Part M was analyzed to study the requirements that had to be met so that the software would be acceptable for the company. Using those requirements as a software check list, the feasibility was address by comparing both software’s modules to the requirements of said list. The result of this process led to conclude that new airworthiness management software SAM was adequate meaning that it would respond to the functions already provided by CAMP whilst providing additionally efficiency including better costs.Saúde, José Manuel Mota Lourenço daMatos, António Maria DurãesuBibliorumLuís, Gonçalo de Morais2023-02-20T09:25:41Z2021-12-152021-10-122021-12-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/13023TID:203225511porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:56:27Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/13023Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:52:32.531761Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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