Ética e complexidade na formação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/32675 |
Resumo: | No presente texto apresentamos uma reflexão sobre ética em geral e sobre ética na educação, tendo implícita a mobilização de uma visão complexa. Apresentamos ainda pesquisas efetuadas no domínio do pensamento ético e da formação ética de professores, realizadas no âmbito do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, nomeadamente os resultados de um projeto de investigação em que temos estado envolvidos no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, intitulado “Pensamento e Formação ético-deontológicos de professores” e de investigações que lhe deram continuidade ou que, de algum modo, com ele estão relacionados. Também aqui se faz uma articulação com as perspetivas da complexidade, nomeadamente na análise das mudanças identificadas pelos e nos professores e que estes associam à formação. O capítulo termina com uma reflexão final onde se questionam e se desconstroem algumas opções teóricas e metodológicas e tecem-se algumas linhas que desenham uma modelização da formação ética de professores, entendendo no entanto que este exercício é apenas uma aproximação a possíveis formas de trabalhar com os professores e educadores, nomeadamente em contextos de formação contínua. |
id |
RCAP_2fdc4d1758fbde93c6a0f8ffbac88cd9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/32675 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ética e complexidade na formação de professoresEthics and complexity in teacher's educationÉtica y complexidade en la formación de profesoresÉticaFormação de professoresComplexidadeNo presente texto apresentamos uma reflexão sobre ética em geral e sobre ética na educação, tendo implícita a mobilização de uma visão complexa. Apresentamos ainda pesquisas efetuadas no domínio do pensamento ético e da formação ética de professores, realizadas no âmbito do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, nomeadamente os resultados de um projeto de investigação em que temos estado envolvidos no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, intitulado “Pensamento e Formação ético-deontológicos de professores” e de investigações que lhe deram continuidade ou que, de algum modo, com ele estão relacionados. Também aqui se faz uma articulação com as perspetivas da complexidade, nomeadamente na análise das mudanças identificadas pelos e nos professores e que estes associam à formação. O capítulo termina com uma reflexão final onde se questionam e se desconstroem algumas opções teóricas e metodológicas e tecem-se algumas linhas que desenham uma modelização da formação ética de professores, entendendo no entanto que este exercício é apenas uma aproximação a possíveis formas de trabalhar com os professores e educadores, nomeadamente em contextos de formação contínua.Pontifícia Universidade Católica do ParanáRepositório da Universidade de LisboaCaetano, Ana2018-04-09T15:23:01Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/32675porCaetano, A. P. (2017). Ética e complexidade na formação de professores. Diálogo Educacional, 17(53), 797-821. doi: http://dx.doi.org/10.7213/1981-416X.17.053.AO051518-3483 (Print)http://dx.doi.org/10.7213/1981-416X.17.053.AO05info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:26:26Zoai:repositorio.ul.pt:10451/32675Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:47:36.831586Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ética e complexidade na formação de professores Ethics and complexity in teacher's education Ética y complexidade en la formación de profesores |
title |
Ética e complexidade na formação de professores |
spellingShingle |
Ética e complexidade na formação de professores Caetano, Ana Ética Formação de professores Complexidade |
title_short |
Ética e complexidade na formação de professores |
title_full |
Ética e complexidade na formação de professores |
title_fullStr |
Ética e complexidade na formação de professores |
title_full_unstemmed |
Ética e complexidade na formação de professores |
title_sort |
Ética e complexidade na formação de professores |
author |
Caetano, Ana |
author_facet |
Caetano, Ana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caetano, Ana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ética Formação de professores Complexidade |
topic |
Ética Formação de professores Complexidade |
description |
No presente texto apresentamos uma reflexão sobre ética em geral e sobre ética na educação, tendo implícita a mobilização de uma visão complexa. Apresentamos ainda pesquisas efetuadas no domínio do pensamento ético e da formação ética de professores, realizadas no âmbito do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, nomeadamente os resultados de um projeto de investigação em que temos estado envolvidos no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, intitulado “Pensamento e Formação ético-deontológicos de professores” e de investigações que lhe deram continuidade ou que, de algum modo, com ele estão relacionados. Também aqui se faz uma articulação com as perspetivas da complexidade, nomeadamente na análise das mudanças identificadas pelos e nos professores e que estes associam à formação. O capítulo termina com uma reflexão final onde se questionam e se desconstroem algumas opções teóricas e metodológicas e tecem-se algumas linhas que desenham uma modelização da formação ética de professores, entendendo no entanto que este exercício é apenas uma aproximação a possíveis formas de trabalhar com os professores e educadores, nomeadamente em contextos de formação contínua. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z 2018-04-09T15:23:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/32675 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/32675 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Caetano, A. P. (2017). Ética e complexidade na formação de professores. Diálogo Educacional, 17(53), 797-821. doi: http://dx.doi.org/10.7213/1981-416X.17.053.AO05 1518-3483 (Print) http://dx.doi.org/10.7213/1981-416X.17.053.AO05 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Paraná |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Paraná |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134402835382272 |