Cálculo mental com números racionais e desenvolvimento do sentido de número

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Renata
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: da Ponte, João Pedro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.48489/quadrante.23017
Resumo: O desenvolvimento do cálculo mental dos alunos está intimamente relacionado com o desenvolvimento do sentido de número. Neste artigo, procuramos perceber que componentes do sentido de número estão refletidos nas estratégias de cálculo mental com números racionais de alunos do 6.º ano, centrando esta análise no seu conhecimento e destreza acerca dos números e suas operações e no respetivo uso em situações de cálculo. A metodologia é qualitativa com uma abordagem de investigação baseada em design com a participação de 39 alunos do 6.º ano, duas professoras e uma investigadora. Os dados foram recolhidos através de gravações áudio e vídeo de aulas de cálculo mental e posteriormente transcritos para análise. Os resultados mostram que as estratégias dos alunos no cálculo mental com número racionais evidenciam que estes possuem sentido de número. Estas estratégias centram-se no uso de relações numéricas como a relação entre representações dos números racionais e operações, o que lhes permite comparar números e compreender a sua grandeza. A mudança de representação assume um papel importante na construção de estratégias de cálculo mental com números racionais evidenciando sentido de número por parte dos alunos.
id RCAP_300bc1c6b2cf78764d9c49ea2e3c1f33
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/23017
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Cálculo mental com números racionais e desenvolvimento do sentido de númeroCálculo mental com números racionais e desenvolvimento do sentido de númeroArtigosO desenvolvimento do cálculo mental dos alunos está intimamente relacionado com o desenvolvimento do sentido de número. Neste artigo, procuramos perceber que componentes do sentido de número estão refletidos nas estratégias de cálculo mental com números racionais de alunos do 6.º ano, centrando esta análise no seu conhecimento e destreza acerca dos números e suas operações e no respetivo uso em situações de cálculo. A metodologia é qualitativa com uma abordagem de investigação baseada em design com a participação de 39 alunos do 6.º ano, duas professoras e uma investigadora. Os dados foram recolhidos através de gravações áudio e vídeo de aulas de cálculo mental e posteriormente transcritos para análise. Os resultados mostram que as estratégias dos alunos no cálculo mental com número racionais evidenciam que estes possuem sentido de número. Estas estratégias centram-se no uso de relações numéricas como a relação entre representações dos números racionais e operações, o que lhes permite comparar números e compreender a sua grandeza. A mudança de representação assume um papel importante na construção de estratégias de cálculo mental com números racionais evidenciando sentido de número por parte dos alunos.The development of students’ mental computation is closely related to the development of number sense. In this article, we aim to understand which number sense components are reflected in grade 6 students’ mental computation strategies with rational numbers. The analysis stands on the knowledge and skills that students show about numbers and their operations, and on its use in computational situations. The methodology is qualitative with a design-based research approach. The participants are 39 grade 6 students, two teachers and a researcher. The data were collected through audio and video recordings of mental computation lessons that were later transcribed for analysis. The results show that students’ mental computation strategies with rational numbers reflect number sense. These strategies focus on the use of a diversity of numerical relationships, among them the relation between different rational numbers representations and operations, which allows students to compare numbers and understand their magnitude. Changing representations has an important role in the construction of mental computation strategies with rational numbers showing students’ number sense.APM - Associação de Professores de Matemática2019-12-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.23017por2183-28380872-3915Carvalho, Renatada Ponte, João Pedroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:07:05Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/23017Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:31.069421Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Cálculo mental com números racionais e desenvolvimento do sentido de número
Cálculo mental com números racionais e desenvolvimento do sentido de número
title Cálculo mental com números racionais e desenvolvimento do sentido de número
spellingShingle Cálculo mental com números racionais e desenvolvimento do sentido de número
Carvalho, Renata
Artigos
title_short Cálculo mental com números racionais e desenvolvimento do sentido de número
title_full Cálculo mental com números racionais e desenvolvimento do sentido de número
title_fullStr Cálculo mental com números racionais e desenvolvimento do sentido de número
title_full_unstemmed Cálculo mental com números racionais e desenvolvimento do sentido de número
title_sort Cálculo mental com números racionais e desenvolvimento do sentido de número
author Carvalho, Renata
author_facet Carvalho, Renata
da Ponte, João Pedro
author_role author
author2 da Ponte, João Pedro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Renata
da Ponte, João Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description O desenvolvimento do cálculo mental dos alunos está intimamente relacionado com o desenvolvimento do sentido de número. Neste artigo, procuramos perceber que componentes do sentido de número estão refletidos nas estratégias de cálculo mental com números racionais de alunos do 6.º ano, centrando esta análise no seu conhecimento e destreza acerca dos números e suas operações e no respetivo uso em situações de cálculo. A metodologia é qualitativa com uma abordagem de investigação baseada em design com a participação de 39 alunos do 6.º ano, duas professoras e uma investigadora. Os dados foram recolhidos através de gravações áudio e vídeo de aulas de cálculo mental e posteriormente transcritos para análise. Os resultados mostram que as estratégias dos alunos no cálculo mental com número racionais evidenciam que estes possuem sentido de número. Estas estratégias centram-se no uso de relações numéricas como a relação entre representações dos números racionais e operações, o que lhes permite comparar números e compreender a sua grandeza. A mudança de representação assume um papel importante na construção de estratégias de cálculo mental com números racionais evidenciando sentido de número por parte dos alunos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.48489/quadrante.23017
url https://doi.org/10.48489/quadrante.23017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-2838
0872-3915
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130480480616448