Cálculo mental com números racionais e desenvolvimento do sentido de número
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.48489/quadrante.23017 |
Resumo: | O desenvolvimento do cálculo mental dos alunos está intimamente relacionado com o desenvolvimento do sentido de número. Neste artigo, procuramos perceber que componentes do sentido de número estão refletidos nas estratégias de cálculo mental com números racionais de alunos do 6.º ano, centrando esta análise no seu conhecimento e destreza acerca dos números e suas operações e no respetivo uso em situações de cálculo. A metodologia é qualitativa com uma abordagem de investigação baseada em design com a participação de 39 alunos do 6.º ano, duas professoras e uma investigadora. Os dados foram recolhidos através de gravações áudio e vídeo de aulas de cálculo mental e posteriormente transcritos para análise. Os resultados mostram que as estratégias dos alunos no cálculo mental com número racionais evidenciam que estes possuem sentido de número. Estas estratégias centram-se no uso de relações numéricas como a relação entre representações dos números racionais e operações, o que lhes permite comparar números e compreender a sua grandeza. A mudança de representação assume um papel importante na construção de estratégias de cálculo mental com números racionais evidenciando sentido de número por parte dos alunos. |
id |
RCAP_300bc1c6b2cf78764d9c49ea2e3c1f33 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/23017 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Cálculo mental com números racionais e desenvolvimento do sentido de númeroCálculo mental com números racionais e desenvolvimento do sentido de númeroArtigosO desenvolvimento do cálculo mental dos alunos está intimamente relacionado com o desenvolvimento do sentido de número. Neste artigo, procuramos perceber que componentes do sentido de número estão refletidos nas estratégias de cálculo mental com números racionais de alunos do 6.º ano, centrando esta análise no seu conhecimento e destreza acerca dos números e suas operações e no respetivo uso em situações de cálculo. A metodologia é qualitativa com uma abordagem de investigação baseada em design com a participação de 39 alunos do 6.º ano, duas professoras e uma investigadora. Os dados foram recolhidos através de gravações áudio e vídeo de aulas de cálculo mental e posteriormente transcritos para análise. Os resultados mostram que as estratégias dos alunos no cálculo mental com número racionais evidenciam que estes possuem sentido de número. Estas estratégias centram-se no uso de relações numéricas como a relação entre representações dos números racionais e operações, o que lhes permite comparar números e compreender a sua grandeza. A mudança de representação assume um papel importante na construção de estratégias de cálculo mental com números racionais evidenciando sentido de número por parte dos alunos.The development of students’ mental computation is closely related to the development of number sense. In this article, we aim to understand which number sense components are reflected in grade 6 students’ mental computation strategies with rational numbers. The analysis stands on the knowledge and skills that students show about numbers and their operations, and on its use in computational situations. The methodology is qualitative with a design-based research approach. The participants are 39 grade 6 students, two teachers and a researcher. The data were collected through audio and video recordings of mental computation lessons that were later transcribed for analysis. The results show that students’ mental computation strategies with rational numbers reflect number sense. These strategies focus on the use of a diversity of numerical relationships, among them the relation between different rational numbers representations and operations, which allows students to compare numbers and understand their magnitude. Changing representations has an important role in the construction of mental computation strategies with rational numbers showing students’ number sense.APM - Associação de Professores de Matemática2019-12-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.23017por2183-28380872-3915Carvalho, Renatada Ponte, João Pedroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:07:05Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/23017Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:31.069421Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cálculo mental com números racionais e desenvolvimento do sentido de número Cálculo mental com números racionais e desenvolvimento do sentido de número |
title |
Cálculo mental com números racionais e desenvolvimento do sentido de número |
spellingShingle |
Cálculo mental com números racionais e desenvolvimento do sentido de número Carvalho, Renata Artigos |
title_short |
Cálculo mental com números racionais e desenvolvimento do sentido de número |
title_full |
Cálculo mental com números racionais e desenvolvimento do sentido de número |
title_fullStr |
Cálculo mental com números racionais e desenvolvimento do sentido de número |
title_full_unstemmed |
Cálculo mental com números racionais e desenvolvimento do sentido de número |
title_sort |
Cálculo mental com números racionais e desenvolvimento do sentido de número |
author |
Carvalho, Renata |
author_facet |
Carvalho, Renata da Ponte, João Pedro |
author_role |
author |
author2 |
da Ponte, João Pedro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Renata da Ponte, João Pedro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
O desenvolvimento do cálculo mental dos alunos está intimamente relacionado com o desenvolvimento do sentido de número. Neste artigo, procuramos perceber que componentes do sentido de número estão refletidos nas estratégias de cálculo mental com números racionais de alunos do 6.º ano, centrando esta análise no seu conhecimento e destreza acerca dos números e suas operações e no respetivo uso em situações de cálculo. A metodologia é qualitativa com uma abordagem de investigação baseada em design com a participação de 39 alunos do 6.º ano, duas professoras e uma investigadora. Os dados foram recolhidos através de gravações áudio e vídeo de aulas de cálculo mental e posteriormente transcritos para análise. Os resultados mostram que as estratégias dos alunos no cálculo mental com número racionais evidenciam que estes possuem sentido de número. Estas estratégias centram-se no uso de relações numéricas como a relação entre representações dos números racionais e operações, o que lhes permite comparar números e compreender a sua grandeza. A mudança de representação assume um papel importante na construção de estratégias de cálculo mental com números racionais evidenciando sentido de número por parte dos alunos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-28T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.48489/quadrante.23017 |
url |
https://doi.org/10.48489/quadrante.23017 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-2838 0872-3915 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130480480616448 |