Estrategias de los estudiantes de enfermería para evaluar y manejar el dolor en adultos mayores no comunicantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Hélder
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Ribeiro, Andreia Filipa leite, Cunha, Helena Filipa Carvalho, Febles, Jesus Manuel Quintero
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/27323
Resumo: A dor é uma experiência completamente holística e subjetiva. Em doentes que não possuem capacidade de comunicar, torna-se imprescindível identificar comportamentos e sinais notórios de dor. O objetivo geral deste estudo é conhecer as estratégias dos alunos de enfermagem para avaliar e controlar a dor em idosos não comunicantes. Este é um estudo de metodologia qualitativa, do tipo exploratório descritivo transversal. Nesta investigação participaram 13 alunos do curso de enfermagem do IPB, sendo 85% da amostra do sexo feminino e 15% da amostra do sexo masculino, com idade média de 22 anos. O método de amostragem utilizado neste estudo é amostragem não probabilística acidental. Os dados da investigação foram obtidos através de uma entrevista semiestruturada elaborada pelas investigadoras. Os resultados obtidos comprovaram que os alunos têm uma grande preocupação com a dor em idosos não comunicantes. No entanto, os alunos demonstraram não conhecer a maioria das estratégias para avaliar e controlar a dor descritas na literatura científica. Os alunos dos diferentes anos do curso de enfermagem têm em comum a sensibilidade para o tema da dor e sublinham a importância da formação neste âmbito para proceder da melhor maneira na atuação junto do idoso não comunicante com dor.
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