Rec(L)usa-te ao Silêncio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Patrícia Paulos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/84006
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_302ca429246d79ba599f42fd70ca908e
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/84006
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Rec(L)usa-te ao SilêncioRec(L)usa-te ao SilêncioEstabelecimento PrisionalReclusãoEducação e Formação de AdultosIntervenção MusicalExpressão CorporalPrison EstablishmentPrisonersAdults Education and TrainingMusic and Body Language WorkshopsRelatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoO presente relatório apresenta o trabalho desenvolvido em estágio curricular, realizado no segundo ano do Mestrado de Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, no domínio da Educação e Formação de Adultos, tendo decorrido no Estabelecimento Prisional de Coimbra.Após a ambientação e familiarização com os serviços e respetivos técnicos, bem como com os reclusos, foi-nos permitido definir qual o rumo a tomar consoante as necessidades sentidas pelo público-alvo e a satisfação das nossas espetativas. Assim, foi criado um Atelier de Música e Expressão Corporal com o objetivo de desenvolver uma abordagem da música como estratégia socioeducativa de desenvolvimento psicossocial em contexto prisional, planificando atividades e dinâmicas adaptadas a este público-alvo. Estimulou-se a participação ativa dos reclusos nas atividades solicitadas, criando uma rede sólida de apoio e confiança.Foram planeadas sessões de música onde os reclusos tiveram oportunidade de participar em dinâmicas grupais recorrendo à música e favorecendo aspetos sociorelacionais, identificando instrumentos e sons correspondentes, explorando novos ritmos musicais e movimentos ao ritmo da música, acabando por desenvolver uma melhor comunicação e relação com o grupo.Refletindo sobre o papel do técnico em Ciências da Educação, o nosso objetivo é perceber de que forma estas actividades de música promovem o desenvolvimento físico, mental, social e cognitivo nos reclusos do Estabelecimento Prisional de Coimbra.Para a obtenção de informações recorremos à aplicação de diferentes técnicas como a análise documental, avaliações diagnóstica e final e observação participante.Relativamente aos resultados obtidos, estes permitem-nos concluir que neste público alvo e mesmo a curto prazo, que a música desempenha um papel ativo, facilitador da construção de relações sociais.Conclui-se também que as respostas sociais devem, no cumprimento da sua missão, desenvolver projetos que criem oportunidades para que os reclusos adquiram novas aprendizagens, se enriqueçam culturalmente, e, principalmente mantem a curiosidade pelos aspetos da vida.The current report presents the work developed during the curricular internship in the second year of Master degree in Educational Sciences on the Department of Phycology and Educational Sciences of the University of Coimbra. The project occurred on the Prison Establishment in the same city in the context of Adults Education and Training.After the first approach with the staff, the technical services and the prisoners, we were allowed to define the goals and set expectations to satisfy the needs of the prison population, as well as our own expectations. We have created a Workshop of Music and Body Language as a strategy to enhance and to further develop psychosocial interaction in that kind of environment, stimulating the collaboration and the creation of a trust network between them, with our support.In those workshops the prisoners experienced group work dynamics planned and stimulated by us, such as contact with all kinds of musical instruments, as well as music rhythms as a base for better social relations and communication.Our major goal as Educational Sciences Technicians is to interpret all the signs given to us in those activities, which is why we have applied different techniques such as document analysis, diagnoses and final evaluations, subject observation.Last, but not least, this kind of projects show that it’s possible to develop plans that enable the cultural and social development of the community involved in them, mainly keeping in check their curiosity with all the regular aspects of life.2017-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/84006http://hdl.handle.net/10316/84006TID:202144666pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessCruz, Patrícia Paulosreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-01-29T10:25:50Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/84006Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:05:40.132969Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Rec(L)usa-te ao Silêncio
Rec(L)usa-te ao Silêncio
title Rec(L)usa-te ao Silêncio
spellingShingle Rec(L)usa-te ao Silêncio
Cruz, Patrícia Paulos
Estabelecimento Prisional
Reclusão
Educação e Formação de Adultos
Intervenção Musical
Expressão Corporal
Prison Establishment
Prisoners
Adults Education and Training
Music and Body Language Workshops
title_short Rec(L)usa-te ao Silêncio
title_full Rec(L)usa-te ao Silêncio
title_fullStr Rec(L)usa-te ao Silêncio
title_full_unstemmed Rec(L)usa-te ao Silêncio
title_sort Rec(L)usa-te ao Silêncio
author Cruz, Patrícia Paulos
author_facet Cruz, Patrícia Paulos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Patrícia Paulos
dc.subject.por.fl_str_mv Estabelecimento Prisional
Reclusão
Educação e Formação de Adultos
Intervenção Musical
Expressão Corporal
Prison Establishment
Prisoners
Adults Education and Training
Music and Body Language Workshops
topic Estabelecimento Prisional
Reclusão
Educação e Formação de Adultos
Intervenção Musical
Expressão Corporal
Prison Establishment
Prisoners
Adults Education and Training
Music and Body Language Workshops
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/84006
http://hdl.handle.net/10316/84006
TID:202144666
url http://hdl.handle.net/10316/84006
identifier_str_mv TID:202144666
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133947817361408