Relatório de mestrado: o papel do enfermeiro especialista na fase pré-analítica do exame microbiológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Tiago Filipe Santos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/6316
Resumo: Relatório de Trabalho de Projeto apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Enfermagem Médico- Cirúrgica
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spelling Relatório de mestrado: o papel do enfermeiro especialista na fase pré-analítica do exame microbiológicoEnfermagem Médico-cirúrgicaMetodologia de ProjetoPrevenção e Controlo de InfeçãoNormas de Orientação ClínicaTransporte de doentes CríticosMedical-Surgical NursingProject MethodologyHealthcare Associated InfectionsGuidelinesCritical Patients TransportRelatório de Trabalho de Projeto apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Enfermagem Médico- Cirúrgicapresente Relatório de Mestrado aborda a temática da Fase Pré-Analítica do Exame Microbiológico e o Papel do Enfermeiro Especialista em Enfermagem em Pessoa em Situação Crítica na mesma. Nele relata-se os dois projetos que suportam a aquisição das competências presentes nos perfis de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica e de Enfermeiro Especialista em Enfermagem em Pessoa em Situação Crítica. Na introdução é apresentada de forma sucinta a estrutura do relatório e realizada uma breve descrição da metodologia selecionada para a obtenção das competências necessárias para os perfis já referidos, no Enquadramento conceptual, é apresentado o Modelo Teórico de Enfermagem selecionado – Definição de Enfermagem de Virgínia Henderson – e o Modelo de Desenvolvimento de Competências de Patrícia Benner, utilizado em complementaridade com a Definição de Enfermagem de Virgínia Henderson. É feito o enquadramento dos Padrões de Qualidade dos Cuidados de Enfermagem da Ordem dos Enfermeiros, no que concerne à responsabilidade dos Enfermeiros na condução de práticas seguras e na elaboração de guias orientadores de boas práticas. É feita a descrição o Projeto de Intervenção em Serviço de acordo com as suas fases, nomeadamente o diagnóstico de situação, o planeamento e a avaliação do realizado. No decurso da realização deste projeto salientam-se como principais resultados: a elaboração de 6 Normas de Orientação Clínica relativas à colheita e envio de produtos para o Laboratório de Microbiologia; e o aumento do "Awareness" da equipa de Enfermagem relativamente à temática em estudo. As aprendizagens deste projeto inserem-se nas competências específicas K1 – Cuida da pessoa a vivenciar processos complexos de doença crítica e ou falência orgânica e K3 – Maximiza a intervenção na prevenção e controlo da infeção perante a pessoa em situação crítica e ou falência multiorgânica, face à complexidade da situação e à necessidade de repostas em tempo útil e adequadas, do perfil do Enfermeiro Especialista em Enfermagem em Pessoa em Situação Crítica. Seguidamente é feita a descrição do Projeto de Aprendizagem Clínica de acordo com as suas fases, nomeadamente o diagnóstico de situação, o planeamento e a avaliação do realizado. Durante a implementação deste projeto salienta-se como principal resultado a elaboração de um documento orientador para a formalização de uma mala de transporte de doentes críticos e a sua posterior criação, implementação e formação da equipa de enfermagem. As aprendizagens deste projeto inserem-se nas competências específica K2 – Dinamiza a resposta a situações de catástrofe ou emergência multi-vítima, da conceção à ação, do perfil do Enfermeiro Especialista em Enfermagem em Pessoa em Situação Crítica.No capítulo 4 é feita uma avalização do realizado à luz das competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem em Pessoa em Situação Crítica, abordando as aprendizagens relativas às competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista, segue-se a avaliação do realizado à luz das competências do Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Nas considerações finais é feita uma avaliação global dos dois projetos e da forma como foram atingidas todas as competências dos perfis de Enfermeiro Especialista em Enfermagem em Pessoa em Situação Crítica e de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica.Abstract: This Masters Degree report approaches the subject of the pre-analytical phase of the microbiological analysis, and the inherent role of the Specialist Nurse in Critical Care Situations. It describes the two projects that support the acquisition of the skills patent in the profiles of Master of Science in Medical-Surgical Nursing and Specialist Nurse in Critical Care Situations. The introduction is presented in a concise form, consisting in the structure of the report and a brief description of the selected methodology to the acquisition of the necessary skills of the previously mentioned profiles. In the Literature Review we have presented Virginia Henderson’s Definition of Nursing and Patricia Benner’s Model of Skill acquisition in Nursing which is used in complementarity with presented Virginia Henderson’s Definition of Nursing. An approach to the Quality Standards of the Portuguese Order of Nurses (equivalent to the American Nurses Association) is made regarding the nurses responsibility in conducing safe practices and in the creation of nursing practice guidelines. The description of the Service Intervention Project is made in accordance to three phases, namely, situational assessment, planning and performance evaluation. From this project stands out as primary outcomes: the creation of 6 Guidelines regarding the collection and forwarding of samples to the Microbiology Laboratory; and the increased awareness of the nursing staff about this subject. The lessons from this project insert themselves in the specific skills K1 – Taking care of the person going through complex critical illness situations and or organic failure, and K3 – Maximizes the intervention in the prevention and control of Health Care Associated Infections in person with critical illness or multi organic failure, in spite of the complexity of the situation and the need for timely and adequate responses, from the profile of the Specialist Nurse in Critical Care Situations. Then an approach was made to the Clinical Learning Project in accordance to three phases, namely situational assessment, planning and performance evaluation. Throughout the completion of this project stands out as its main outcome, the creation of a guideline to the formalization of a Critical Patients Transportation Case and its posterior concretization, divulgation and inherent nursing staff training. The lessons from this project insert themselves in the specific skills K2 – Streamlines the response in catastrophe or multi-victim emergencies, from the conception to action, from the profile of the Specialist Nurse in Critical Care Situations.In Chapter 4 a performance assessment is made in light of the Skills of the Specialist Nurse in Critical Care Situations profile, regarding the common and specific skill of the Specialist Nurse and afterwards in observance of the profile of the Master of Science in Medical-Surgical Nursing. The Conclusion and global assessment of both projects is made, and a specification of how all of the necessary skills were achieved, regarding the profiles of the Master of Science in Medical-Surgical Nursing and Specialist Nurse in Critical Care Situations.Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de SaúdeMartins, Maria de LurdesRepositório ComumCunha, Tiago Filipe Santos2014-05-19T08:53:28Z2013-072013-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/6316TID:201701340porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:50:43Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/6316Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:06:44.555926Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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