O papel da identidade social na integração de imigrantes e de grupos minoritários em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rebelo, M.
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Pereira, A., Silva, D. S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1005255
Resumo: A reciprocidade e aceitação mútua entre grupos sociais em copresença são indispensáveis à integração social e à coesão social mais alargada. A identidade social (Tafjel, 1972) constitui um conceito incontornável no entendimento das relações intergrupais, dado que reflecte trajectórias individuais e sociais e fornece sinais sobre situações de (des)ajustamento social. Através de uma entrevista estruturada, o presente estudo procura compreender os processos identitários de imigrantes africanos e de ciganos e discute o papel destes processos na promoção da integração social. A partir da identificação de valorização de aspectos do grupo étnico/etno-nacional e do grupo maioritário em vários domínios construiu-se uma tipologia de identidade étnica (Hutnik, 1991). Os principais resultados indicam a existência de uma dicotomia entre aculturação (adesão simultânea a valores, normas e regras de ambos os grupos) e dissociação (expressão de forte identificação em relação ao próprio grupo e afastamento relativamente ao grupo maioritário). A baixa prevalência de indivíduos em processos de marginalização, ou seja, que veiculam representações negativas sobre ambos os grupos, é um bom indício de integração destas populações. No entanto, o peso razoável de pessoas em dissociação representa um risco social marcante dado que traduz um fechamento no próprio grupo e um afastamento da sociedade de acolhimento. Estes resultados salientam a promoção da proximidade social entre maioria-minoria, o que ajudaria os grupos a encararem a sua cultura de uma forma mais flexível, mais negociada e, sobretudo, mais ajustada aos valores actuais, reduzindo, desta forma, conflitos e tensões entre grupos étnicos e etno-nacionais e com a maioria.
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