Análise de viabilidade de implementação de um warehouse management system num centro de distribuição: caso de estudo ALDI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, Carlos Eduardo Almeida
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/39531
Resumo: A evolução tecnológica é uma realidade incontornável nas nossas vidas e cada vez mais sentimos a necessidade de nos mantermos atualizados com os novos desenvolvimentos para não ficarmos para trás. O mesmo acontece com as empresas, sobretudo em setores competitivos e exigentes como no comércio a retalho onde os métodos tradicionais das mercearias de bairro parecem ser coisa do passado. Este projeto olha para uma empresa que teve as suas origens precisamente numa mercearia de bairro e que cresceu até se tornar uma multinacional de relevo, mantendo, no entanto, os seus valores e princípios de gestão firmemente assentes nas suas origens. Contudo, existe um momento em que é necessário quebrar com os paradigmas do passado e abraçar uma nova realidade com as ferramentas tecnológicas e sistemas informacionais que permitem atingir uma escala e eficiência que de outro modo seriam impensáveis. Este caso de estudo focou-se nas operações no centro de distribuição do Aldi em Portugal e como a implementação de um Warehouse Management System (WMS) poderá contribuir para resolver várias ineficiências e ineficácias nos processos atuais baseados em papel, trazendo consigo uma modernização das operações que será essencial para cumprir os ambiciosos planos de expansão que o Aldi traçou para os próximos 4 anos. Identificou-se quais os processos chave onde é possível, com um WMS, reduzir custos (como na gestão de mercadorias perecíveis), aumentar significativamente a produtividade (em operações críticas do armazém como o picking, arrumação e reabastecimento) e melhorar o nível de serviço aos clientes internos (através da redução de erros e ruturas), que atualmente, são as mais de 100 lojas em funcionamento em Portugal (com o objetivo de serem 200 em 2025) que todos os dias dependem do abastecimento regular e sem falhas proveniente do Centro de Distribuição. Contudo, os custos associados à implementação destes sistemas de informação são significativos e é necessário ponderar a viabilidade financeira do investimento. Este projeto procurou quantificar os custos e as poupanças resultantes da implementação de um WMS através de uma projeção dos custos operacionais baseados nos planos de expansão do Aldi nos próximos anos e avaliar a rentabilidade do investimento através do cálculo do ROI (retorno sobre o investimento) e tempo de payback (tempo de recuperação do investimento). Deste modo, este projeto pretende dar uma resposta definitiva ao Aldi, à questão de que se deve ou não investir num WMS e o que se pode esperar no futuro resultante dessa decisão.
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Contudo, existe um momento em que é necessário quebrar com os paradigmas do passado e abraçar uma nova realidade com as ferramentas tecnológicas e sistemas informacionais que permitem atingir uma escala e eficiência que de outro modo seriam impensáveis. Este caso de estudo focou-se nas operações no centro de distribuição do Aldi em Portugal e como a implementação de um Warehouse Management System (WMS) poderá contribuir para resolver várias ineficiências e ineficácias nos processos atuais baseados em papel, trazendo consigo uma modernização das operações que será essencial para cumprir os ambiciosos planos de expansão que o Aldi traçou para os próximos 4 anos. Identificou-se quais os processos chave onde é possível, com um WMS, reduzir custos (como na gestão de mercadorias perecíveis), aumentar significativamente a produtividade (em operações críticas do armazém como o picking, arrumação e reabastecimento) e melhorar o nível de serviço aos clientes internos (através da redução de erros e ruturas), que atualmente, são as mais de 100 lojas em funcionamento em Portugal (com o objetivo de serem 200 em 2025) que todos os dias dependem do abastecimento regular e sem falhas proveniente do Centro de Distribuição. Contudo, os custos associados à implementação destes sistemas de informação são significativos e é necessário ponderar a viabilidade financeira do investimento. Este projeto procurou quantificar os custos e as poupanças resultantes da implementação de um WMS através de uma projeção dos custos operacionais baseados nos planos de expansão do Aldi nos próximos anos e avaliar a rentabilidade do investimento através do cálculo do ROI (retorno sobre o investimento) e tempo de payback (tempo de recuperação do investimento). Deste modo, este projeto pretende dar uma resposta definitiva ao Aldi, à questão de que se deve ou não investir num WMS e o que se pode esperar no futuro resultante dessa decisão.Technological evolution is all around us in our daily lives and we often feel the need of keeping up to date with what’s going on, just so we won’t be left behind. The same is true for businesses, especially ones trying to survive in highly competitive industries like the retail sector, where things like the local grocery store seem like a thing of the past. This project looks at a company that started out precisely as a local grocery store and has grown to become a very relevant multinational company, whilst maintaining its values and management principles firmly rooted in its humble origins. However, there comes a time when it becomes necessary to break with the past and embrace the future, by adopting new technological tools and informational systems that can allow us to attain all new levels of scale and efficiency that would otherwise be unthinkable. The case study focuses on Aldi’s warehouse operations in Portugal and how implementing a Warehouse Management System (WMS) can help to deal with considerable efficiency and effectiveness issues with its current paper-based operational processes and bring about a much-needed modernization that will be essential in achieving Aldi’s ambitious expansion goals for the next 4 years. It also identifies key areas were a WMS can lower costs (such as with perishable goods management), increase productivity (in critical warehouse activities like picking, put away and replenishment) and improve internal client service levels (through error reduction and less stock-outs), who in this case are the over 100 stores in Portugal (with plans to become 200 by 2025) who depend on regular, error-free deliveries every day to satisfy their customers. However, costs associated with a WMS are quite significant and it is wise to ponder and evaluate the investment carefully. So, this project looks to calculate what Aldi stands to gain from the implementation and exactly how much it will cost, by making a forecast of operational costs for the next few years, based on Aldi’s strategic expansion plans and measure the ROI (return on investment) and payback time to determine if the investment is financially viable. In sum, this project looks a give a definitive answer to the question of whether Aldi should invest in a WMS and what it can expect in the future if it does.Batista, CarlosRepositório ComumValente, Carlos Eduardo Almeida2022-022027-03-01T00:00:00Z2022-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/39531TID:202959490pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:56:37Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/39531Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:12:07.924697Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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