PISA, política e conhecimento em educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Luís Miguel
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/27621
Resumo: Este artigo, de cariz introdutório, apresenta o Dossiê “PISA, política e conhecimento”, coordenado pelo autor. O dossiê é constituído por um conjunto variado de releituras desse autodenominado “instrumento de monitorização da qualidade”. Partilhando um desiderato crítico e analítico, os artigos distinguem-se pela variedade dos seus temas e focos e pela diversidade dos seus pontos de partida disciplinares e dos seus referenciais teóricos, reunindo contribuições da sociologia política da educação, dos estudos sobre a ciência, a tecnologia e a inovação, da história da educação, entres outras. Assim, o dossiê dá expressão à multiplicidade das abordagens que, ao longo da última década, vêm sendo activadas por numerosos investigadores e redes de investigadores em torno de temas e problemáticas diversas, mas que convergem no questionamento dos modos como o PISA coloca problemas e oferece soluções para o funcionamento dos sistemas educativos, justifica agendas para a política educativa e para as relações entre conhecimento e política nas sociedades contemporâneas.
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