Avaliação, Ensino e Aprendizagem no Ensino Superior em Portugal e no Brasil : Realidades e Perspectivas (Vol. 1)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/17179 |
Resumo: | Neste livro, em dois volumes, organizaram-se 21 artigos de investigadores diretamente envolvidos no projeto AVENA (Avaliação, Ensino e Aprendizagem no Ensino Superior em Portugal e no Brasil: Realidades e Perspetivas – financiado por Fundos Nacionais através da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e desenvolveu-se entre Abril de 2011 e Outubro de 2014 (Projeto PTDC/CPE-CED/114318/2009)) que partilharam e discutiram resultados referentes a práticas curriculares de docentes e a percepções de estudantes e docentes relativamente a essas mesmas práticas. O leitor terá assim oportunidades para conhecer conclusões e reflexões que, num certo sentido, mostram que algo poderá estar a mudar, embora timidamente, na Pedagogia no/do Ensino Superior. Ainda que, em geral, as práticas e as percepções reveladas pelos participantes fossem consistentes com visões do ensino centradas nos docentes, também foram evidenciadas práticas e percepções em que os estudantes surgiram claramente no centro dos processos de ensino, de aprendizagem e de avaliação. Isto significa, por exemplo, que, em todos os domínios do conhecimento, foi possível identificar e caraterizar ambientes pedagógicos com uma diversidade de dinâmicas de sala de aula em que os estudantes participaram autónoma e ativamente no desenvolvimento das suas aprendizagens. Nesta e noutras questões há uma variedade de conclusões e reflexões que constituem desafios nos planos teórico, metodológico, epistemológico e prático, sugerindo a realização de investigações que possam consolidar e desenvolver o conhecimento já existente no domínio da Pedagogia do/no Ensino Superior. Os restantes cinco artigos são da autoria de investigadoras convidadas, todas com larga experiência na realização de investigações afins e em que, de certo modo, foram apresentadas e discutidas outras áreas ou temas de interesse e, naturalmente, visões que enriquecem a reflexão e a discussão que os artigos deste livro podem suscitar. |
id |
RCAP_307b36187749b20ef9c61eef157ca75a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/17179 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Avaliação, Ensino e Aprendizagem no Ensino Superior em Portugal e no Brasil : Realidades e Perspectivas (Vol. 1)Avaliação da AprendizagemAvaliação EducacionalEnsino SuperiorAprendizagemNeste livro, em dois volumes, organizaram-se 21 artigos de investigadores diretamente envolvidos no projeto AVENA (Avaliação, Ensino e Aprendizagem no Ensino Superior em Portugal e no Brasil: Realidades e Perspetivas – financiado por Fundos Nacionais através da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e desenvolveu-se entre Abril de 2011 e Outubro de 2014 (Projeto PTDC/CPE-CED/114318/2009)) que partilharam e discutiram resultados referentes a práticas curriculares de docentes e a percepções de estudantes e docentes relativamente a essas mesmas práticas. O leitor terá assim oportunidades para conhecer conclusões e reflexões que, num certo sentido, mostram que algo poderá estar a mudar, embora timidamente, na Pedagogia no/do Ensino Superior. Ainda que, em geral, as práticas e as percepções reveladas pelos participantes fossem consistentes com visões do ensino centradas nos docentes, também foram evidenciadas práticas e percepções em que os estudantes surgiram claramente no centro dos processos de ensino, de aprendizagem e de avaliação. Isto significa, por exemplo, que, em todos os domínios do conhecimento, foi possível identificar e caraterizar ambientes pedagógicos com uma diversidade de dinâmicas de sala de aula em que os estudantes participaram autónoma e ativamente no desenvolvimento das suas aprendizagens. Nesta e noutras questões há uma variedade de conclusões e reflexões que constituem desafios nos planos teórico, metodológico, epistemológico e prático, sugerindo a realização de investigações que possam consolidar e desenvolver o conhecimento já existente no domínio da Pedagogia do/no Ensino Superior. Os restantes cinco artigos são da autoria de investigadoras convidadas, todas com larga experiência na realização de investigações afins e em que, de certo modo, foram apresentadas e discutidas outras áreas ou temas de interesse e, naturalmente, visões que enriquecem a reflexão e a discussão que os artigos deste livro podem suscitar.FCTEDUCA2016-02-01T15:10:37Z2016-02-012014-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://hdl.handle.net/10174/17179http://hdl.handle.net/10174/17179porFernandes, D., Borralho, A., Barreira, A., Monteiro, A., Catani, D., Cunha, E. & Alves, M P. (Orgs) (2014). Avaliação, Ensino e Aprendizagem no Ensino Superior em Portugal e no Brasil : Realidades e Perspectivas (Vol. 1). Lisboa: EDUCA.Lisboa978-989-8272-21-8EDUCA1423naosimDPEdfernandes@ie.ul.ptamab@uevora.ptcabarreira@fpce.uc.ptalbenelis@uol.com.brdbcat@usp.br)emmanuelcunha@yahoo.com.brpalves@ie.uminho.ptFernandes, DomingosBorralho, AntónioBarreira, CarlosMonteiro, AlbêneCatani, DeniceCunha, EmmanuelAlves, Maria Palmirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:04:34Zoai:dspace.uevora.pt:10174/17179Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:09:25.999149Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação, Ensino e Aprendizagem no Ensino Superior em Portugal e no Brasil : Realidades e Perspectivas (Vol. 1) |
title |
Avaliação, Ensino e Aprendizagem no Ensino Superior em Portugal e no Brasil : Realidades e Perspectivas (Vol. 1) |
spellingShingle |
Avaliação, Ensino e Aprendizagem no Ensino Superior em Portugal e no Brasil : Realidades e Perspectivas (Vol. 1) Fernandes, Domingos Avaliação da Aprendizagem Avaliação Educacional Ensino Superior Aprendizagem |
title_short |
Avaliação, Ensino e Aprendizagem no Ensino Superior em Portugal e no Brasil : Realidades e Perspectivas (Vol. 1) |
title_full |
Avaliação, Ensino e Aprendizagem no Ensino Superior em Portugal e no Brasil : Realidades e Perspectivas (Vol. 1) |
title_fullStr |
Avaliação, Ensino e Aprendizagem no Ensino Superior em Portugal e no Brasil : Realidades e Perspectivas (Vol. 1) |
title_full_unstemmed |
Avaliação, Ensino e Aprendizagem no Ensino Superior em Portugal e no Brasil : Realidades e Perspectivas (Vol. 1) |
title_sort |
Avaliação, Ensino e Aprendizagem no Ensino Superior em Portugal e no Brasil : Realidades e Perspectivas (Vol. 1) |
author |
Fernandes, Domingos |
author_facet |
Fernandes, Domingos Borralho, António Barreira, Carlos Monteiro, Albêne Catani, Denice Cunha, Emmanuel Alves, Maria Palmira |
author_role |
author |
author2 |
Borralho, António Barreira, Carlos Monteiro, Albêne Catani, Denice Cunha, Emmanuel Alves, Maria Palmira |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Domingos Borralho, António Barreira, Carlos Monteiro, Albêne Catani, Denice Cunha, Emmanuel Alves, Maria Palmira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação da Aprendizagem Avaliação Educacional Ensino Superior Aprendizagem |
topic |
Avaliação da Aprendizagem Avaliação Educacional Ensino Superior Aprendizagem |
description |
Neste livro, em dois volumes, organizaram-se 21 artigos de investigadores diretamente envolvidos no projeto AVENA (Avaliação, Ensino e Aprendizagem no Ensino Superior em Portugal e no Brasil: Realidades e Perspetivas – financiado por Fundos Nacionais através da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e desenvolveu-se entre Abril de 2011 e Outubro de 2014 (Projeto PTDC/CPE-CED/114318/2009)) que partilharam e discutiram resultados referentes a práticas curriculares de docentes e a percepções de estudantes e docentes relativamente a essas mesmas práticas. O leitor terá assim oportunidades para conhecer conclusões e reflexões que, num certo sentido, mostram que algo poderá estar a mudar, embora timidamente, na Pedagogia no/do Ensino Superior. Ainda que, em geral, as práticas e as percepções reveladas pelos participantes fossem consistentes com visões do ensino centradas nos docentes, também foram evidenciadas práticas e percepções em que os estudantes surgiram claramente no centro dos processos de ensino, de aprendizagem e de avaliação. Isto significa, por exemplo, que, em todos os domínios do conhecimento, foi possível identificar e caraterizar ambientes pedagógicos com uma diversidade de dinâmicas de sala de aula em que os estudantes participaram autónoma e ativamente no desenvolvimento das suas aprendizagens. Nesta e noutras questões há uma variedade de conclusões e reflexões que constituem desafios nos planos teórico, metodológico, epistemológico e prático, sugerindo a realização de investigações que possam consolidar e desenvolver o conhecimento já existente no domínio da Pedagogia do/no Ensino Superior. Os restantes cinco artigos são da autoria de investigadoras convidadas, todas com larga experiência na realização de investigações afins e em que, de certo modo, foram apresentadas e discutidas outras áreas ou temas de interesse e, naturalmente, visões que enriquecem a reflexão e a discussão que os artigos deste livro podem suscitar. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10-01T00:00:00Z 2016-02-01T15:10:37Z 2016-02-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/17179 http://hdl.handle.net/10174/17179 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/17179 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Fernandes, D., Borralho, A., Barreira, A., Monteiro, A., Catani, D., Cunha, E. & Alves, M P. (Orgs) (2014). Avaliação, Ensino e Aprendizagem no Ensino Superior em Portugal e no Brasil : Realidades e Perspectivas (Vol. 1). Lisboa: EDUCA. Lisboa 978-989-8272-21-8 EDUCA 1 423 nao sim DPE dfernandes@ie.ul.pt amab@uevora.pt cabarreira@fpce.uc.pt albenelis@uol.com.br dbcat@usp.br) emmanuelcunha@yahoo.com.br palves@ie.uminho.pt |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUCA |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUCA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136576512458752 |