Avaliação, Ensino e Aprendizagem no Ensino Superior em Portugal e no Brasil : Realidades e Perspectivas (Vol. 1)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Domingos
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Borralho, António, Barreira, Carlos, Monteiro, Albêne, Catani, Denice, Cunha, Emmanuel, Alves, Maria Palmira
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/17179
Resumo: Neste livro, em dois volumes, organizaram-se 21 artigos de investigadores diretamente envolvidos no projeto AVENA (Avaliação, Ensino e Aprendizagem no Ensino Superior em Portugal e no Brasil: Realidades e Perspetivas – financiado por Fundos Nacionais através da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e desenvolveu-se entre Abril de 2011 e Outubro de 2014 (Projeto PTDC/CPE-CED/114318/2009)) que partilharam e discutiram resultados referentes a práticas curriculares de docentes e a percepções de estudantes e docentes relativamente a essas mesmas práticas. O leitor terá assim oportunidades para conhecer conclusões e reflexões que, num certo sentido, mostram que algo poderá estar a mudar, embora timidamente, na Pedagogia no/do Ensino Superior. Ainda que, em geral, as práticas e as percepções reveladas pelos participantes fossem consistentes com visões do ensino centradas nos docentes, também foram evidenciadas práticas e percepções em que os estudantes surgiram claramente no centro dos processos de ensino, de aprendizagem e de avaliação. Isto significa, por exemplo, que, em todos os domínios do conhecimento, foi possível identificar e caraterizar ambientes pedagógicos com uma diversidade de dinâmicas de sala de aula em que os estudantes participaram autónoma e ativamente no desenvolvimento das suas aprendizagens. Nesta e noutras questões há uma variedade de conclusões e reflexões que constituem desafios nos planos teórico, metodológico, epistemológico e prático, sugerindo a realização de investigações que possam consolidar e desenvolver o conhecimento já existente no domínio da Pedagogia do/no Ensino Superior. Os restantes cinco artigos são da autoria de investigadoras convidadas, todas com larga experiência na realização de investigações afins e em que, de certo modo, foram apresentadas e discutidas outras áreas ou temas de interesse e, naturalmente, visões que enriquecem a reflexão e a discussão que os artigos deste livro podem suscitar.
id RCAP_307b36187749b20ef9c61eef157ca75a
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/17179
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação, Ensino e Aprendizagem no Ensino Superior em Portugal e no Brasil : Realidades e Perspectivas (Vol. 1)Avaliação da AprendizagemAvaliação EducacionalEnsino SuperiorAprendizagemNeste livro, em dois volumes, organizaram-se 21 artigos de investigadores diretamente envolvidos no projeto AVENA (Avaliação, Ensino e Aprendizagem no Ensino Superior em Portugal e no Brasil: Realidades e Perspetivas – financiado por Fundos Nacionais através da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e desenvolveu-se entre Abril de 2011 e Outubro de 2014 (Projeto PTDC/CPE-CED/114318/2009)) que partilharam e discutiram resultados referentes a práticas curriculares de docentes e a percepções de estudantes e docentes relativamente a essas mesmas práticas. O leitor terá assim oportunidades para conhecer conclusões e reflexões que, num certo sentido, mostram que algo poderá estar a mudar, embora timidamente, na Pedagogia no/do Ensino Superior. Ainda que, em geral, as práticas e as percepções reveladas pelos participantes fossem consistentes com visões do ensino centradas nos docentes, também foram evidenciadas práticas e percepções em que os estudantes surgiram claramente no centro dos processos de ensino, de aprendizagem e de avaliação. Isto significa, por exemplo, que, em todos os domínios do conhecimento, foi possível identificar e caraterizar ambientes pedagógicos com uma diversidade de dinâmicas de sala de aula em que os estudantes participaram autónoma e ativamente no desenvolvimento das suas aprendizagens. Nesta e noutras questões há uma variedade de conclusões e reflexões que constituem desafios nos planos teórico, metodológico, epistemológico e prático, sugerindo a realização de investigações que possam consolidar e desenvolver o conhecimento já existente no domínio da Pedagogia do/no Ensino Superior. Os restantes cinco artigos são da autoria de investigadoras convidadas, todas com larga experiência na realização de investigações afins e em que, de certo modo, foram apresentadas e discutidas outras áreas ou temas de interesse e, naturalmente, visões que enriquecem a reflexão e a discussão que os artigos deste livro podem suscitar.FCTEDUCA2016-02-01T15:10:37Z2016-02-012014-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://hdl.handle.net/10174/17179http://hdl.handle.net/10174/17179porFernandes, D., Borralho, A., Barreira, A., Monteiro, A., Catani, D., Cunha, E. & Alves, M P. (Orgs) (2014). Avaliação, Ensino e Aprendizagem no Ensino Superior em Portugal e no Brasil : Realidades e Perspectivas (Vol. 1). Lisboa: EDUCA.Lisboa978-989-8272-21-8EDUCA1423naosimDPEdfernandes@ie.ul.ptamab@uevora.ptcabarreira@fpce.uc.ptalbenelis@uol.com.brdbcat@usp.br)emmanuelcunha@yahoo.com.brpalves@ie.uminho.ptFernandes, DomingosBorralho, AntónioBarreira, CarlosMonteiro, AlbêneCatani, DeniceCunha, EmmanuelAlves, Maria Palmirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:04:34Zoai:dspace.uevora.pt:10174/17179Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:09:25.999149Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação, Ensino e Aprendizagem no Ensino Superior em Portugal e no Brasil : Realidades e Perspectivas (Vol. 1)
title Avaliação, Ensino e Aprendizagem no Ensino Superior em Portugal e no Brasil : Realidades e Perspectivas (Vol. 1)
spellingShingle Avaliação, Ensino e Aprendizagem no Ensino Superior em Portugal e no Brasil : Realidades e Perspectivas (Vol. 1)
Fernandes, Domingos
Avaliação da Aprendizagem
Avaliação Educacional
Ensino Superior
Aprendizagem
title_short Avaliação, Ensino e Aprendizagem no Ensino Superior em Portugal e no Brasil : Realidades e Perspectivas (Vol. 1)
title_full Avaliação, Ensino e Aprendizagem no Ensino Superior em Portugal e no Brasil : Realidades e Perspectivas (Vol. 1)
title_fullStr Avaliação, Ensino e Aprendizagem no Ensino Superior em Portugal e no Brasil : Realidades e Perspectivas (Vol. 1)
title_full_unstemmed Avaliação, Ensino e Aprendizagem no Ensino Superior em Portugal e no Brasil : Realidades e Perspectivas (Vol. 1)
title_sort Avaliação, Ensino e Aprendizagem no Ensino Superior em Portugal e no Brasil : Realidades e Perspectivas (Vol. 1)
author Fernandes, Domingos
author_facet Fernandes, Domingos
Borralho, António
Barreira, Carlos
Monteiro, Albêne
Catani, Denice
Cunha, Emmanuel
Alves, Maria Palmira
author_role author
author2 Borralho, António
Barreira, Carlos
Monteiro, Albêne
Catani, Denice
Cunha, Emmanuel
Alves, Maria Palmira
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Domingos
Borralho, António
Barreira, Carlos
Monteiro, Albêne
Catani, Denice
Cunha, Emmanuel
Alves, Maria Palmira
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação da Aprendizagem
Avaliação Educacional
Ensino Superior
Aprendizagem
topic Avaliação da Aprendizagem
Avaliação Educacional
Ensino Superior
Aprendizagem
description Neste livro, em dois volumes, organizaram-se 21 artigos de investigadores diretamente envolvidos no projeto AVENA (Avaliação, Ensino e Aprendizagem no Ensino Superior em Portugal e no Brasil: Realidades e Perspetivas – financiado por Fundos Nacionais através da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e desenvolveu-se entre Abril de 2011 e Outubro de 2014 (Projeto PTDC/CPE-CED/114318/2009)) que partilharam e discutiram resultados referentes a práticas curriculares de docentes e a percepções de estudantes e docentes relativamente a essas mesmas práticas. O leitor terá assim oportunidades para conhecer conclusões e reflexões que, num certo sentido, mostram que algo poderá estar a mudar, embora timidamente, na Pedagogia no/do Ensino Superior. Ainda que, em geral, as práticas e as percepções reveladas pelos participantes fossem consistentes com visões do ensino centradas nos docentes, também foram evidenciadas práticas e percepções em que os estudantes surgiram claramente no centro dos processos de ensino, de aprendizagem e de avaliação. Isto significa, por exemplo, que, em todos os domínios do conhecimento, foi possível identificar e caraterizar ambientes pedagógicos com uma diversidade de dinâmicas de sala de aula em que os estudantes participaram autónoma e ativamente no desenvolvimento das suas aprendizagens. Nesta e noutras questões há uma variedade de conclusões e reflexões que constituem desafios nos planos teórico, metodológico, epistemológico e prático, sugerindo a realização de investigações que possam consolidar e desenvolver o conhecimento já existente no domínio da Pedagogia do/no Ensino Superior. Os restantes cinco artigos são da autoria de investigadoras convidadas, todas com larga experiência na realização de investigações afins e em que, de certo modo, foram apresentadas e discutidas outras áreas ou temas de interesse e, naturalmente, visões que enriquecem a reflexão e a discussão que os artigos deste livro podem suscitar.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-01T00:00:00Z
2016-02-01T15:10:37Z
2016-02-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/17179
http://hdl.handle.net/10174/17179
url http://hdl.handle.net/10174/17179
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Fernandes, D., Borralho, A., Barreira, A., Monteiro, A., Catani, D., Cunha, E. & Alves, M P. (Orgs) (2014). Avaliação, Ensino e Aprendizagem no Ensino Superior em Portugal e no Brasil : Realidades e Perspectivas (Vol. 1). Lisboa: EDUCA.
Lisboa
978-989-8272-21-8
EDUCA
1
423
nao
sim
DPE
dfernandes@ie.ul.pt
amab@uevora.pt
cabarreira@fpce.uc.pt
albenelis@uol.com.br
dbcat@usp.br)
emmanuelcunha@yahoo.com.br
palves@ie.uminho.pt
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUCA
publisher.none.fl_str_mv EDUCA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136576512458752