Comunicações sem fio para condução autónoma
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11144/5397 |
Resumo: | Nesta dissertação apresenta-se conceitos relacionados com a evolução de novos sistemas tecnológicos, neste caso, estudo e análise de novos protocolos de comunicações sem fio para condução autónoma (V2X). A condução autónoma visa reduzir drasticamente o número de acidentes com veículos, gestão de tráfego, bem como a redução da poluição ambiental causada pelo tráfego rodoviário. Com os atuais protocolos de comunicação veículos para tudo (V2X) nomeadamente LTE V2X e 5G NR V2X houve um avanço fundamental para a segurança da condução autónoma. As aplicações para a área de condução autónoma precisam que a informação chegue ao destino mais rápido possível. Nesta senda, LTE V2X fornece múltiplas opções de largura de banda e os recursos de transmissão são atribuídos aos utilizadores que necessitam processar alta carga útil num regime de modulação e codificação escolhido o que significa que a largura de banda atribuída pode ser partilhada entre os utilizadores. 5G NR V2X complementa com eficiência o LTE V2X no suporte aos casos de uso da condução autónoma que não podem ser suportados pelo LTE V2X, mas também inclui bandas mmWave, espaçamento de subportadora escalável e MIMO massivo. Neste trabalho foram avaliados estes protocolos de comunicação nomeadamente LTE V2X e 5G NR V2X. A latência de transmissão e taxa de dados, bem como modulação foram consideradas como métricas para tal avaliação. Nesta senda o 5G NR V2X, obteve significativamente o melhor desempenho. |
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Nesta dissertação apresenta-se conceitos relacionados com a evolução de novos sistemas tecnológicos, neste caso, estudo e análise de novos protocolos de comunicações sem fio para condução autónoma (V2X). A condução autónoma visa reduzir drasticamente o número de acidentes com veículos, gestão de tráfego, bem como a redução da poluição ambiental causada pelo tráfego rodoviário. Com os atuais protocolos de comunicação veículos para tudo (V2X) nomeadamente LTE V2X e 5G NR V2X houve um avanço fundamental para a segurança da condução autónoma. As aplicações para a área de condução autónoma precisam que a informação chegue ao destino mais rápido possível. Nesta senda, LTE V2X fornece múltiplas opções de largura de banda e os recursos de transmissão são atribuídos aos utilizadores que necessitam processar alta carga útil num regime de modulação e codificação escolhido o que significa que a largura de banda atribuída pode ser partilhada entre os utilizadores. 5G NR V2X complementa com eficiência o LTE V2X no suporte aos casos de uso da condução autónoma que não podem ser suportados pelo LTE V2X, mas também inclui bandas mmWave, espaçamento de subportadora escalável e MIMO massivo. Neste trabalho foram avaliados estes protocolos de comunicação nomeadamente LTE V2X e 5G NR V2X. A latência de transmissão e taxa de dados, bem como modulação foram consideradas como métricas para tal avaliação. Nesta senda o 5G NR V2X, obteve significativamente o melhor desempenho. |
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