A didática de gestão linguística de erros no português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zona, William Carlos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/14225
Resumo: Esta pesquisa nasce da experiência do dia-a-dia na medida em que se objetiva na compreensão das causas do cometimento repetitivo dos mesmos erros protagonizados pelos falantes da língua portuguesa em Moçambique. Por esse facto, o leitmotiv desta pesquisa não é a compilação de erros cometidos, antes se alicerça na gestão e tratamento que se deve dar aos erros que de forma cíclica voltam a aparecer na vida do aprendente depois de, muitas vezes, ter havido um trabalho aturado por parte do mediador. Para a materialização da pesquisa, foi realizado um trabalho de campo envolvendo 195 inquiridos entre alunos dos níveis primário, secundário, universitário e 45 professores, sendo quinze para cada nível, com a intenção de verificar o(s) tipos(s) de gestão e tratamento pedagógico que dão aos erros dos aprendentes no ensino da língua. Os resultados dos corpora analisados demonstraram que não existe o privilégio de técnicas de gestão e tratamento de erros ligadas às novas abordagens de ensino. A correção dos trabalhos escritos não é, como deveria ser, um instrumento ou elo de comunicação, um espelho ou um feedback dos pontos fortes e fracos, pontos positivos e negativos da aprendizagem. A correção do professor não aponta para uma pesquisa individual ou para uma autocorreção do aprendente por meio de gramáticas, dicionários, internet, etc. para que o aprendente conheça os contornos que ditam determinados erros que comete. Assim, o trabalho chegou à conclusão de que uma das razões do aparecimento cíclico dos erros é a inobservância e inexistência de um feedback significativo e comunicativo que remeta para a autocorreção dos trabalhos, o que propicia o cometimento repetitivo de mesmos erros na vida dos aprendentes. Para além das estratégias de gestão e tratamento de erros no quarto capítulo, o proponente deixa, no último capítulo deste trabalho, as conclusões e sugestões de gestão e tratamento de erros dos aprendentes.
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