Intervenção pela Arte em Contexto Prisional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Cíntia Filipa Antunes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/6963
Resumo: A reinserção social de jovens reclusos representa um grande desafio, uma vez que a delinquência juvenil é um fenómeno muitas vezes associado a fatores como, a desigualdade social, o desemprego, exclusão, abandono e absentismo escolar, fraco apoio familiar. O período de reclusão, embora permita ao indivíduo uma reflexão e aprendizagem, cujos indivíduos têm a oportunidade de construir um novo eu, uma nova história, não apaga as problemáticas que já existiam antes da condenação. Para os profissionais da área social, são necessárias, cada vez mais, ferramentas inovadoras que ajudem a chegar ao outro e a promover a mudança. Desta forma, a intervenção pelas artes surge, em contexto prisional, numa vertente inclusiva e que oferece a estes indivíduos ferramentas necessárias e imprescindíveis no seu percurso interior e exterior ao estabelecimento prisional. O projeto “Ópera na Prisão”, surge para, através da música, do teatro e da dança, incutir nos reclusos valores necessários à sua reinserção social, assim como incluí-los numa sociedade que é de todos e para todos. Este projeto, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, teve lugar no Estabelecimento Prisional de Leiria (jovens), tendo sido dinamizado pela Sociedade Artística Musical dos Pousos (SAMP). Desde o início de 2014, participaram neste projeto um grupo de 50 reclusos. Partindo do trabalho de avaliação externa deste projeto, este estudo tem como objetivo perceber de que forma a ópera, e as suas áreas envolventes, se constituem numa ferramenta de mediação para chegar ao recluso. Com este propósito, pretende-se compreender o impacto deste projeto no processo de reinserção social de jovens reclusos. A presente dissertação insere-se numa metodologia qualitativa, uma abordagem interpretativa-compreensiva. O processo de investigação é entendido, neste estudo, como um paradigma de descoberta essencial para o processo de ensino/aprendizagem. Para a recolha de dados, foram utilizadas diversas técnicas que complementaram a heterogeneidade dos dados. Numa primeira fase, foi realizada uma pesquisa documental, analisando três notícias e três documentários sobre o desenvolvimento do projeto. Seguiu-se um focus group com três profissionais dinamizadores do projeto, bem como quatro entrevistas semiestruturadas com um ex-recluso e três familiares. vi Os resultados deste estudo de avaliação do projeto revelam que as atividades desenvolvidas tiveram um impacto positivo, configurando-se motivador face à irreverência e criatividade das expressões artísticas utilizadas no contexto prisional. Paralelamente, constata-se a criação de laços entre os participantes do projeto e pessoas de referência do meio artístico. Os dinamizadores do projeto conseguiram criar uma relação de confiança com os reclusos e com as suas famílias, permitindo criar bases de suporte importantes para o processo de reinserção social dentro e fora do estabelecimento prisional. Os resultados apresentados evidenciaram o papel que as linguagens artísticas assumiram na vida dos jovens reclusos e seus familiares e a forma como contribuíram para uma reinserção social mais efetiva. A recolha de dados permitiu-me concluir que neste projeto há práticas de mediação intercultural, capazes de empoderar e autonomizar os reclusos, na definição de estratégias para uma efetiva reinserção social.
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