Análise de dados de agitação num ponto da costa marítima portuguesa. Implicações para o dimensionamento de quebra-mares verticais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Rodrigo Manuel Cabral de Melo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/18505
Resumo: A recolha de informação sobre a agitação marítima na costa portuguesa tem sido feita de forma contínua por parte do Instituto Hidrográfico desde o ano 1979. Esta informação tem sido adquirida por meio de várias bóias instaladas em alto mar, de forma a abranger a zona marítima em toda a extensão da costa de Portugal continental e também nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. Este processo de aquisição e armazenamento resulta em grandes quantidades de dados que necessitam de tratamento e análise. Este trabalho tem como objetivo estudar os parâmetros que caracterizam a agitação marítima ao largo de Sines em condições de temporal e que são relevantes para o dimensionamento de estruturas marítimas. Para tal, desenvolveu-se uma metodologia que possibilita fazer uma seleção dos dados de temporais registados entre os anos 2001 e 2010, e analisar as suas características, entre as quais se incluem as alturas de onda (significativa e máxima), o período médio e a direção da agitação. Estudou-se a relação entre alturas de onda máxima, , e alturas de onda significativa, , durante condições de tempestade e compararam-se as relações encontradas com as propostas na literatura e usualmente aplicadas no dimensionamento de estruturas marítimas. Verificou-se que, para a maior parte dos registos analisados, os máximos do parâmetro apresentam valores superiores àqueles que se obtêm pela aplicação da aproximação teórica proposta por Goda (1974), =1,8. Esta análise permitiu concluir que os máximos registados de resultam em menores valores dos coeficientes de segurança do que os que foram calculados com o parâmetro teórico, =1,8, e como tal, são os mais condicionantes para o dimensionamento de quebra--mares verticais. Estudou-se também de que forma a verificação da segurança do quebra-mar pode ser influenciada pela alteração da sua configuração inicial. Entre os vários fatores analisados, concluíu-se que aumentar a largura do caixotão é o método mais eficiente de se alcançar maior estabilidade estrutural.
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