Análise de dados de agitação num ponto da costa marítima portuguesa. Implicações para o dimensionamento de quebra-mares verticais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/18505 |
Resumo: | A recolha de informação sobre a agitação marítima na costa portuguesa tem sido feita de forma contínua por parte do Instituto Hidrográfico desde o ano 1979. Esta informação tem sido adquirida por meio de várias bóias instaladas em alto mar, de forma a abranger a zona marítima em toda a extensão da costa de Portugal continental e também nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. Este processo de aquisição e armazenamento resulta em grandes quantidades de dados que necessitam de tratamento e análise. Este trabalho tem como objetivo estudar os parâmetros que caracterizam a agitação marítima ao largo de Sines em condições de temporal e que são relevantes para o dimensionamento de estruturas marítimas. Para tal, desenvolveu-se uma metodologia que possibilita fazer uma seleção dos dados de temporais registados entre os anos 2001 e 2010, e analisar as suas características, entre as quais se incluem as alturas de onda (significativa e máxima), o período médio e a direção da agitação. Estudou-se a relação entre alturas de onda máxima, , e alturas de onda significativa, , durante condições de tempestade e compararam-se as relações encontradas com as propostas na literatura e usualmente aplicadas no dimensionamento de estruturas marítimas. Verificou-se que, para a maior parte dos registos analisados, os máximos do parâmetro apresentam valores superiores àqueles que se obtêm pela aplicação da aproximação teórica proposta por Goda (1974), =1,8. Esta análise permitiu concluir que os máximos registados de resultam em menores valores dos coeficientes de segurança do que os que foram calculados com o parâmetro teórico, =1,8, e como tal, são os mais condicionantes para o dimensionamento de quebra--mares verticais. Estudou-se também de que forma a verificação da segurança do quebra-mar pode ser influenciada pela alteração da sua configuração inicial. Entre os vários fatores analisados, concluíu-se que aumentar a largura do caixotão é o método mais eficiente de se alcançar maior estabilidade estrutural. |
id |
RCAP_30eac07f5c5b7de1f4bf20508421b276 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/18505 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Análise de dados de agitação num ponto da costa marítima portuguesa. Implicações para o dimensionamento de quebra-mares verticaisAgitação marítimaAltura de ondaAnálise de dadosCosta marítima portuguesaTempestadeQuebra-mar verticalDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia CivilA recolha de informação sobre a agitação marítima na costa portuguesa tem sido feita de forma contínua por parte do Instituto Hidrográfico desde o ano 1979. Esta informação tem sido adquirida por meio de várias bóias instaladas em alto mar, de forma a abranger a zona marítima em toda a extensão da costa de Portugal continental e também nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. Este processo de aquisição e armazenamento resulta em grandes quantidades de dados que necessitam de tratamento e análise. Este trabalho tem como objetivo estudar os parâmetros que caracterizam a agitação marítima ao largo de Sines em condições de temporal e que são relevantes para o dimensionamento de estruturas marítimas. Para tal, desenvolveu-se uma metodologia que possibilita fazer uma seleção dos dados de temporais registados entre os anos 2001 e 2010, e analisar as suas características, entre as quais se incluem as alturas de onda (significativa e máxima), o período médio e a direção da agitação. Estudou-se a relação entre alturas de onda máxima, , e alturas de onda significativa, , durante condições de tempestade e compararam-se as relações encontradas com as propostas na literatura e usualmente aplicadas no dimensionamento de estruturas marítimas. Verificou-se que, para a maior parte dos registos analisados, os máximos do parâmetro apresentam valores superiores àqueles que se obtêm pela aplicação da aproximação teórica proposta por Goda (1974), =1,8. Esta análise permitiu concluir que os máximos registados de resultam em menores valores dos coeficientes de segurança do que os que foram calculados com o parâmetro teórico, =1,8, e como tal, são os mais condicionantes para o dimensionamento de quebra--mares verticais. Estudou-se também de que forma a verificação da segurança do quebra-mar pode ser influenciada pela alteração da sua configuração inicial. Entre os vários fatores analisados, concluíu-se que aumentar a largura do caixotão é o método mais eficiente de se alcançar maior estabilidade estrutural.Neves, Maria da GraçaOliveira, TiagoRUNFerreira, Rodrigo Manuel Cabral de Melo2016-07-19T10:19:00Z2016-032016-072016-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/18505porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:57:38Zoai:run.unl.pt:10362/18505Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:24:46.356504Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise de dados de agitação num ponto da costa marítima portuguesa. Implicações para o dimensionamento de quebra-mares verticais |
title |
Análise de dados de agitação num ponto da costa marítima portuguesa. Implicações para o dimensionamento de quebra-mares verticais |
spellingShingle |
Análise de dados de agitação num ponto da costa marítima portuguesa. Implicações para o dimensionamento de quebra-mares verticais Ferreira, Rodrigo Manuel Cabral de Melo Agitação marítima Altura de onda Análise de dados Costa marítima portuguesa Tempestade Quebra-mar vertical Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Civil |
title_short |
Análise de dados de agitação num ponto da costa marítima portuguesa. Implicações para o dimensionamento de quebra-mares verticais |
title_full |
Análise de dados de agitação num ponto da costa marítima portuguesa. Implicações para o dimensionamento de quebra-mares verticais |
title_fullStr |
Análise de dados de agitação num ponto da costa marítima portuguesa. Implicações para o dimensionamento de quebra-mares verticais |
title_full_unstemmed |
Análise de dados de agitação num ponto da costa marítima portuguesa. Implicações para o dimensionamento de quebra-mares verticais |
title_sort |
Análise de dados de agitação num ponto da costa marítima portuguesa. Implicações para o dimensionamento de quebra-mares verticais |
author |
Ferreira, Rodrigo Manuel Cabral de Melo |
author_facet |
Ferreira, Rodrigo Manuel Cabral de Melo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Neves, Maria da Graça Oliveira, Tiago RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Rodrigo Manuel Cabral de Melo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Agitação marítima Altura de onda Análise de dados Costa marítima portuguesa Tempestade Quebra-mar vertical Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Civil |
topic |
Agitação marítima Altura de onda Análise de dados Costa marítima portuguesa Tempestade Quebra-mar vertical Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Civil |
description |
A recolha de informação sobre a agitação marítima na costa portuguesa tem sido feita de forma contínua por parte do Instituto Hidrográfico desde o ano 1979. Esta informação tem sido adquirida por meio de várias bóias instaladas em alto mar, de forma a abranger a zona marítima em toda a extensão da costa de Portugal continental e também nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. Este processo de aquisição e armazenamento resulta em grandes quantidades de dados que necessitam de tratamento e análise. Este trabalho tem como objetivo estudar os parâmetros que caracterizam a agitação marítima ao largo de Sines em condições de temporal e que são relevantes para o dimensionamento de estruturas marítimas. Para tal, desenvolveu-se uma metodologia que possibilita fazer uma seleção dos dados de temporais registados entre os anos 2001 e 2010, e analisar as suas características, entre as quais se incluem as alturas de onda (significativa e máxima), o período médio e a direção da agitação. Estudou-se a relação entre alturas de onda máxima, , e alturas de onda significativa, , durante condições de tempestade e compararam-se as relações encontradas com as propostas na literatura e usualmente aplicadas no dimensionamento de estruturas marítimas. Verificou-se que, para a maior parte dos registos analisados, os máximos do parâmetro apresentam valores superiores àqueles que se obtêm pela aplicação da aproximação teórica proposta por Goda (1974), =1,8. Esta análise permitiu concluir que os máximos registados de resultam em menores valores dos coeficientes de segurança do que os que foram calculados com o parâmetro teórico, =1,8, e como tal, são os mais condicionantes para o dimensionamento de quebra--mares verticais. Estudou-se também de que forma a verificação da segurança do quebra-mar pode ser influenciada pela alteração da sua configuração inicial. Entre os vários fatores analisados, concluíu-se que aumentar a largura do caixotão é o método mais eficiente de se alcançar maior estabilidade estrutural. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-19T10:19:00Z 2016-03 2016-07 2016-03-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/18505 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/18505 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137881079414784 |