Mudanças na distribuição automóvel. Uma perspectiva de redes.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/18488 |
Resumo: | Mestrado em Marketing |
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Mudanças na distribuição automóvel. Uma perspectiva de redes.Distribuição automóvelRedes industriaisBERBlock exemptionRegulationRegulamento de isenção por categoriaAutomative distributionIndustrial networksMestrado em MarketingThe purpose of this thesis is to evaluate in which way the changes that have been triggered by the recent modifieations in the EC legislation on automotive distribution are able to influenee the relationships between aetors involved in the automotive distribution industry in Portugal. The automotive distribution has been regarded as comprising ossified ehannels, mainly due to the type of regulation that was in force. The change of the EC legislation on an industry which was, until recently, strongly regulated, was seen as an opportunity to make an approach to the modifieations on the industry's business practices. The industrial networks theory has been adopted as a general ffamework to support the research. This framework emphasises the interdependent relationship networks among firms. We aim to appraise how the relationships between dealers and distributors may develop into a transactional or collaborative trend. Generally, we conclude that the changes in relationships tend to be gradual and they tend to be seen differently by the dealers and the distributor. These aspects seem to reinforce the importance of firms adopting a strategic view over the relationships on the automotive distribution industry, as a stronger competition environment is to be expected.Nesta tese pretende-se avaliar de que forma as mudanças induzidas pelas alterações recentes na legislação comunitária sobre distribuição automóvel podem influenciar os relacionamentos entre actores envolvidos na distribuição automóvel em Portugal. A distribuição automóvel tem sido vista como envolvendo canais ossifícados devido, em grande medida, ao tipo de regulamentação que existia. A alteração da legislação comunitária sobre um sector até há pouco bastante regulado foi vista como uma oportunidade de efectuar uma primeira abordagem às mudanças nas práticas do sector. Como quadro geral para conduzir o estudo adoptou-se a abordagem das redes industriais, na qual se enfatiza as redes de relacionamentos interdependentes entre empresas. Pretende-se avaliar em que medida os relacionamentos entre distribuidores e concessionários tenderão a desenvolver-se num sentido relativamente mais transaccional ou colaborativo. Em geral, conclui-se que o sentido das mudanças em tennos de relacionamentos tendem a ser graduais e vistas diferentemente pelos concessionários e distribuidor. Estes aspectos parecem reforçar a importância da adopção pelas empresas, num contexto que se espera de concorrência acrescida, duma perspectiva estratégica sobre os relacionamentos no sector da distribuição automóvel.Instituto Superior de Economia e GestãoMota, JoãoRepositório da Universidade de LisboaCarvalho, João Manuel Madeira Varela de Carvalho2019-10-24T15:39:44Z20052005-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/18488porCarvalho, João Manuel Madeira Varela de (2005). "Mudanças na distribuição automóvel. Uma perspectiva de redes. Dissertação de mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-25T01:33:15Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/18488Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:03:31.516123Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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