Porque são tão pouco altruístas as crianças pré-escolares? Considerações teóricas, dados empíricos, implicações educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço, Orlando
Data de Publicação: 1991
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/2701
Resumo: Este estudo fornece dados empíricos que fortalecem a perspectiva teórica que procura explicar o desenvolvimento do altruísmo com a idade e, portanto, o diminuto altruísmo das jovens crianças, pela integração de dois modelos utilizados sucessivamente por Piaget na descrição da passagem do pensamento prk-operatório ao pensamento operatório. Trinta crianças de 5-6 anos foram confrontadas com quatro dilemas pró-sociais envolvendo modalidades fundamentais da conduta altruísta (repartir, dar, ajudar, confortar), avaliadas na sua competência para interpretar esses dilemas em termos de percepção de custoskonstrução de ganhos, e colocadas finalmente numa situação de dádiva anónima. Consistentes com a conceptualização proposta, os resultados mostram a) que nessa idade a percepção de custos é dominante em relação a construção de ganhos, b) que a competência para construir ganhos em actos pró-sociais se associa moderadamente ao nível de altruísmo das crianças, por um lado, e ao conteúdo do seu raciocínio pró- -social, por outro.
id RCAP_30ff3ba35f8c71af1fd0c9d757934b7f
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/2701
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Porque são tão pouco altruístas as crianças pré-escolares? Considerações teóricas, dados empíricos, implicações educacionaisEste estudo fornece dados empíricos que fortalecem a perspectiva teórica que procura explicar o desenvolvimento do altruísmo com a idade e, portanto, o diminuto altruísmo das jovens crianças, pela integração de dois modelos utilizados sucessivamente por Piaget na descrição da passagem do pensamento prk-operatório ao pensamento operatório. Trinta crianças de 5-6 anos foram confrontadas com quatro dilemas pró-sociais envolvendo modalidades fundamentais da conduta altruísta (repartir, dar, ajudar, confortar), avaliadas na sua competência para interpretar esses dilemas em termos de percepção de custoskonstrução de ganhos, e colocadas finalmente numa situação de dádiva anónima. Consistentes com a conceptualização proposta, os resultados mostram a) que nessa idade a percepção de custos é dominante em relação a construção de ganhos, b) que a competência para construir ganhos em actos pró-sociais se associa moderadamente ao nível de altruísmo das crianças, por um lado, e ao conteúdo do seu raciocínio pró- -social, por outro.ABSTRACT: In this study we claim that young children’s little altruism may be explained via the integration of the two micromodels Piaget used in succession to account for the child’s transition from preoperational to operational thought: a cost-gain evaluation (Piaget, 1957), and the equilibration theory (Piaget, 1974). Thirty children of five-to-six years of age were first presented with four prosocial dilemmas, then assessed in their cost-perceptiodgain-construction competence within those prosocial dilemmas, and finally put in a contrived situation in which they have an opportunity to donate some of the goods they have received for their participation in the study. Results showed (1) that young children are more likely to interpret altruistic acts in terms of cost rather than gain, and (2) that young children’s altruistic behaviour in the contrived situation was positively associated with their gain-construction competence. These results strengthen the theoretical perspective mentioned above, and seem to be heuristic in promoting children’s prosocial development in the schools.Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPALourenço, Orlando2014-03-15T13:36:08Z1991-01-01T00:00:00Z1991-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/2701porAnálise Psicológica, 9, 89-970870-8231info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:38:37Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/2701Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:20:39.457392Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Porque são tão pouco altruístas as crianças pré-escolares? Considerações teóricas, dados empíricos, implicações educacionais
title Porque são tão pouco altruístas as crianças pré-escolares? Considerações teóricas, dados empíricos, implicações educacionais
spellingShingle Porque são tão pouco altruístas as crianças pré-escolares? Considerações teóricas, dados empíricos, implicações educacionais
Lourenço, Orlando
title_short Porque são tão pouco altruístas as crianças pré-escolares? Considerações teóricas, dados empíricos, implicações educacionais
title_full Porque são tão pouco altruístas as crianças pré-escolares? Considerações teóricas, dados empíricos, implicações educacionais
title_fullStr Porque são tão pouco altruístas as crianças pré-escolares? Considerações teóricas, dados empíricos, implicações educacionais
title_full_unstemmed Porque são tão pouco altruístas as crianças pré-escolares? Considerações teóricas, dados empíricos, implicações educacionais
title_sort Porque são tão pouco altruístas as crianças pré-escolares? Considerações teóricas, dados empíricos, implicações educacionais
author Lourenço, Orlando
author_facet Lourenço, Orlando
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Lourenço, Orlando
description Este estudo fornece dados empíricos que fortalecem a perspectiva teórica que procura explicar o desenvolvimento do altruísmo com a idade e, portanto, o diminuto altruísmo das jovens crianças, pela integração de dois modelos utilizados sucessivamente por Piaget na descrição da passagem do pensamento prk-operatório ao pensamento operatório. Trinta crianças de 5-6 anos foram confrontadas com quatro dilemas pró-sociais envolvendo modalidades fundamentais da conduta altruísta (repartir, dar, ajudar, confortar), avaliadas na sua competência para interpretar esses dilemas em termos de percepção de custoskonstrução de ganhos, e colocadas finalmente numa situação de dádiva anónima. Consistentes com a conceptualização proposta, os resultados mostram a) que nessa idade a percepção de custos é dominante em relação a construção de ganhos, b) que a competência para construir ganhos em actos pró-sociais se associa moderadamente ao nível de altruísmo das crianças, por um lado, e ao conteúdo do seu raciocínio pró- -social, por outro.
publishDate 1991
dc.date.none.fl_str_mv 1991-01-01T00:00:00Z
1991-01-01T00:00:00Z
2014-03-15T13:36:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/2701
url http://hdl.handle.net/10400.12/2701
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Análise Psicológica, 9, 89-97
0870-8231
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130067593330688