Da tela à página e da página à tela: percurso com Paula Rego

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barata, Filipa Gouveia da Costa
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/16588
Resumo: Leo Spitzer define a Ekphrasis como a descrição poética de uma obra de arte. Segundo este autor, o que interessa é o objeto da experiência e não tanto a experiência que o sujeito tem do objeto, em que Aguiar e Silva centra a sua definição, quando afirma que mais do que descrever, o poeta «recria, uma obra de arte». Os dois caminhos percorridos neste trabalho, ancorados na obra de Paula Rego, são demonstrativos da definição de Aguiar e Silva. O objeto inspirador é apenas o elemento impulsionador para a criação artística. Os textos literários. Objetos de estudo da primeira parte, ainda que em muitos aspetos evoquem as narrativas da pintora, distanciam-se delas, assumindo caminhos distintos, muitas vezes opostos. Das mais variadas páginas dos autores em que Paula Rego se inspira nascem, igualmente, telas que, mais do que ilustrarem os textos em que se inspiram, criam novas historias. Os dois caminhos percorridos sublinham, assim, que a obra de arte, verbal ou pictórica, convoca o espirito criador de quem a faz nascer. From the canvas to the page and from the page to the canvas: paths with Paula Rego/ABSTRACT - Leo Spitzer defines the Ekphrasis as the poetical description of a work of art. According to this author what matters more is the object of the experience not the experience the subject has of the object, as Aguiar e Silva focus on his definition when he states that more than describing, the poet «re-creates a work of art». The two paths of this work, anchored on Paula Rego's work, are demonstrative of Aguiar e Silva definition. The inspirer object is just the booster element for the artistic creation. Literary texts, object of study in the first part, evoke the narrative of the painter in many aspects but get apart them assuming distinct ways, many times opposite ways. From the most different pages of the authors that inspire Paula Rego come out Iikewise canvas that more than illustrate the texts, they create new stories. The two paths followed underline, therefore, that the work of art, either verbal or picton`al, calls the creative mind of the one who makes it born.
id RCAP_30ffd095717ac168a7af5f39127cde46
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/16588
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Da tela à página e da página à tela: percurso com Paula RegoLiteratura portuguesaPaula RegoLeo Spitzer define a Ekphrasis como a descrição poética de uma obra de arte. Segundo este autor, o que interessa é o objeto da experiência e não tanto a experiência que o sujeito tem do objeto, em que Aguiar e Silva centra a sua definição, quando afirma que mais do que descrever, o poeta «recria, uma obra de arte». Os dois caminhos percorridos neste trabalho, ancorados na obra de Paula Rego, são demonstrativos da definição de Aguiar e Silva. O objeto inspirador é apenas o elemento impulsionador para a criação artística. Os textos literários. Objetos de estudo da primeira parte, ainda que em muitos aspetos evoquem as narrativas da pintora, distanciam-se delas, assumindo caminhos distintos, muitas vezes opostos. Das mais variadas páginas dos autores em que Paula Rego se inspira nascem, igualmente, telas que, mais do que ilustrarem os textos em que se inspiram, criam novas historias. Os dois caminhos percorridos sublinham, assim, que a obra de arte, verbal ou pictórica, convoca o espirito criador de quem a faz nascer. From the canvas to the page and from the page to the canvas: paths with Paula Rego/ABSTRACT - Leo Spitzer defines the Ekphrasis as the poetical description of a work of art. According to this author what matters more is the object of the experience not the experience the subject has of the object, as Aguiar e Silva focus on his definition when he states that more than describing, the poet «re-creates a work of art». The two paths of this work, anchored on Paula Rego's work, are demonstrative of Aguiar e Silva definition. The inspirer object is just the booster element for the artistic creation. Literary texts, object of study in the first part, evoke the narrative of the painter in many aspects but get apart them assuming distinct ways, many times opposite ways. From the most different pages of the authors that inspire Paula Rego come out Iikewise canvas that more than illustrate the texts, they create new stories. The two paths followed underline, therefore, that the work of art, either verbal or picton`al, calls the creative mind of the one who makes it born.Universidade de Évora2016-01-11T17:25:44Z2016-01-112007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/16588http://hdl.handle.net/10174/16588pordep. C.S.nd296Barata, Filipa Gouveia da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-08T04:16:44ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Da tela à página e da página à tela: percurso com Paula Rego
title Da tela à página e da página à tela: percurso com Paula Rego
spellingShingle Da tela à página e da página à tela: percurso com Paula Rego
Barata, Filipa Gouveia da Costa
Literatura portuguesa
Paula Rego
title_short Da tela à página e da página à tela: percurso com Paula Rego
title_full Da tela à página e da página à tela: percurso com Paula Rego
title_fullStr Da tela à página e da página à tela: percurso com Paula Rego
title_full_unstemmed Da tela à página e da página à tela: percurso com Paula Rego
title_sort Da tela à página e da página à tela: percurso com Paula Rego
author Barata, Filipa Gouveia da Costa
author_facet Barata, Filipa Gouveia da Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barata, Filipa Gouveia da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura portuguesa
Paula Rego
topic Literatura portuguesa
Paula Rego
description Leo Spitzer define a Ekphrasis como a descrição poética de uma obra de arte. Segundo este autor, o que interessa é o objeto da experiência e não tanto a experiência que o sujeito tem do objeto, em que Aguiar e Silva centra a sua definição, quando afirma que mais do que descrever, o poeta «recria, uma obra de arte». Os dois caminhos percorridos neste trabalho, ancorados na obra de Paula Rego, são demonstrativos da definição de Aguiar e Silva. O objeto inspirador é apenas o elemento impulsionador para a criação artística. Os textos literários. Objetos de estudo da primeira parte, ainda que em muitos aspetos evoquem as narrativas da pintora, distanciam-se delas, assumindo caminhos distintos, muitas vezes opostos. Das mais variadas páginas dos autores em que Paula Rego se inspira nascem, igualmente, telas que, mais do que ilustrarem os textos em que se inspiram, criam novas historias. Os dois caminhos percorridos sublinham, assim, que a obra de arte, verbal ou pictórica, convoca o espirito criador de quem a faz nascer. From the canvas to the page and from the page to the canvas: paths with Paula Rego/ABSTRACT - Leo Spitzer defines the Ekphrasis as the poetical description of a work of art. According to this author what matters more is the object of the experience not the experience the subject has of the object, as Aguiar e Silva focus on his definition when he states that more than describing, the poet «re-creates a work of art». The two paths of this work, anchored on Paula Rego's work, are demonstrative of Aguiar e Silva definition. The inspirer object is just the booster element for the artistic creation. Literary texts, object of study in the first part, evoke the narrative of the painter in many aspects but get apart them assuming distinct ways, many times opposite ways. From the most different pages of the authors that inspire Paula Rego come out Iikewise canvas that more than illustrate the texts, they create new stories. The two paths followed underline, therefore, that the work of art, either verbal or picton`al, calls the creative mind of the one who makes it born.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-01T00:00:00Z
2016-01-11T17:25:44Z
2016-01-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/16588
http://hdl.handle.net/10174/16588
url http://hdl.handle.net/10174/16588
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv dep. C.S.
nd
296
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777304614615384064