A seleção de notícias da TVI na era da abundância informativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, Maria Inês Nunes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/9767
Resumo: Longe vai o tempo em que o consumo informativo só era possível através dos tradicionais meios de comunicação (imprensa escrita, rádio e televisão). Com o aparecimento da internet, e consequente migração do jornalismo para o meio digital, e a introdução dos canais de televisão por subscrição, os conteúdos noticiosos dispararam a um ritmo nunca antes visto. O público é hoje bombardeado por uma quantidade imensa de informação, proveniente tanto dos canais de televisão generalistas, como dos temáticos, dos jornais, das rádios e plataformas digitais de cada órgão de informação. Conhecer os critérios de noticiabilidade pelos quais os responsáveis editoriais se guiam no momento de selecionar os acontecimentos a noticiar e/ou aqueles que, pelo contrário, ficam sem direito de existir em termos jornalísticos é, por isso, fundamental. Esta importância acresce no que concerne aos programas noticiosos de uma estação de televisão generalista, na medida em que ainda continuam a agregar uma parte considerável da população. Os média em geral, e a televisão em particular, são os principais impulsionares da opinião pública. Os assuntos por estes destacados são, quase sempre, os que adquirem maior importância junto dos cidadãos, o que evidencia uma relação direta entre a agenda noticiosa dos média e a agenda do público. Com esta dissertação pretende-se, assim, apurar quais são os critérios de noticiabilidade que definem o agendamento do noticiário com maior número de audiências da Televisão Independente (TVI), o Jornal das 8. A escolha da estação de televisão para objeto de estudo da nossa investigação resulta da realização do nosso estágio na redação informativa do canal no Porto, por um período de três meses. Os dados empíricos resultantes da observação etnográfica permitiram-nos conhecer a organização e dinâmica da redação e parte das discussões editoriais relativamente aos acontecimentos a cobrir e a alinhar para o Jornal das 8. Através da análise de conteúdo realizada ao bloco informativo, descobrimos as temáticas e os assuntos dominantes deste, a sua tendência, os agentes noticiosos em destaque e o número de exclusivos emitidos pelo canal. Por sua vez, as entrevistas aos profissionais “da casa” permitiram-nos confirmar alguns dos dados recolhidos na observação e conhecer os valores-notícia mais relevantes para a estação televisiva. Os três métodos de observação, atuados de forma conjunta, permitiram-nos, assim, identificar a estratégia editorial da TVI na era da abundância informativa e perceber quais são os critérios de noticiabilidade que definem o agendamento do noticiário com maior número de audiências do canal generalista, o Jornal das 8.
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Conhecer os critérios de noticiabilidade pelos quais os responsáveis editoriais se guiam no momento de selecionar os acontecimentos a noticiar e/ou aqueles que, pelo contrário, ficam sem direito de existir em termos jornalísticos é, por isso, fundamental. Esta importância acresce no que concerne aos programas noticiosos de uma estação de televisão generalista, na medida em que ainda continuam a agregar uma parte considerável da população. Os média em geral, e a televisão em particular, são os principais impulsionares da opinião pública. Os assuntos por estes destacados são, quase sempre, os que adquirem maior importância junto dos cidadãos, o que evidencia uma relação direta entre a agenda noticiosa dos média e a agenda do público. Com esta dissertação pretende-se, assim, apurar quais são os critérios de noticiabilidade que definem o agendamento do noticiário com maior número de audiências da Televisão Independente (TVI), o Jornal das 8. A escolha da estação de televisão para objeto de estudo da nossa investigação resulta da realização do nosso estágio na redação informativa do canal no Porto, por um período de três meses. Os dados empíricos resultantes da observação etnográfica permitiram-nos conhecer a organização e dinâmica da redação e parte das discussões editoriais relativamente aos acontecimentos a cobrir e a alinhar para o Jornal das 8. Através da análise de conteúdo realizada ao bloco informativo, descobrimos as temáticas e os assuntos dominantes deste, a sua tendência, os agentes noticiosos em destaque e o número de exclusivos emitidos pelo canal. Por sua vez, as entrevistas aos profissionais “da casa” permitiram-nos confirmar alguns dos dados recolhidos na observação e conhecer os valores-notícia mais relevantes para a estação televisiva. Os três métodos de observação, atuados de forma conjunta, permitiram-nos, assim, identificar a estratégia editorial da TVI na era da abundância informativa e perceber quais são os critérios de noticiabilidade que definem o agendamento do noticiário com maior número de audiências do canal generalista, o Jornal das 8.Gone are the days when informative consumption was only possible through traditional means of communication (press, radio and television). With the rise of the internet, and the consequent migration from journalism to the digital medium, and the introduction of pay-TV channels, news content has increased at a pace never seen before. The public has now access to an immense amount of information, coming from television, both generalist channels and the thematic ones, the newspapers, the radios and digital platforms of each of these media. Knowing the criteria of newsworthiness by which editorial leaders are guided in selecting the events to be reported and/or those that, on the contrary, do not have the right to exist in journalistic terms is therefore fundamental. This importance increases in the news programmes of the generalist television channel because they continue to hold a considerable part of population. The media in general, and television in particular, are the main builder of the public opinion. The issues they highlight are, almost always, those that acquire a greater importance among citizens, which shows a direct relationship between the news media agenda and the public agenda. This dissertation intends to find out which are the criteria of newsworthiness that define the scheduling of the news programme with the largest audience on the portuguese channel, called TVI (independent television), with the news programme called Jornal das 8. The choice of the television station to do our investigation results from the accomplishment of our internship in the informative writing section of this channel in Oporto, for a period of three months. The empirical data resulting of the ethnographic observation allowed us to know the organization and the dynamics of the writing and part of the editorial discussions regarding the events to be covered and to be aligned to the news programme called Jornal das 8. Through the analysis of the content of the information block, we found out the themes and the dominant issues, its trends, the prominent news agents as well as the number of exclusive news issued by the channel. Futhermore, the interviews with the professionals “of the house” allowed us to confirm some of the data collected in the two analyzes and to know the news-values more relevant to that television station. The three methods of observation, together, allowed us to identify the editorial strategy of TVI in an era of information abundancy and to understand which are the newsworthiness criteria that define the scheduling of the news programme with the largest number of audience of the generalista channel, Jornal das 8.Sá, Sónia Manuela Martins deuBibliorumValente, Maria Inês Nunes2020-03-05T17:00:44Z2018-10-42018-11-092018-11-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/9767TID:202356744porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:51:01Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/9767Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:49:51.180464Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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