Impacto do contexto de trabalho e do capital psicológico na percepção da criatividade organizacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/14222 |
Resumo: | A criatividade tem vindo a assumir-se como um dos factores-chave no contexto actual, permitindo às organizações garantir o desenvolvimento de produtos inovadores que assegurem a competitividade e o sucesso organizacional. Para tal as organizações devem garantir estratégias que potenciem o desenvolvimento e aprendizagem constantes dos seus recursos humanos. Participaram no estudo 131 colaboradores de diversas organizações, aos quais pedimos para avaliarem diferentes características do seu contexto de trabalho e do capital psicológico positivo, de modo a analisar o impacto do contexto de trabalho e do capital psicológico na percepção da criatividade organizacional. Avaliada do ponto de vista da percepção dos colaboradores, os resultados indicamnos que os factores contextuais sobrepõem-se às dimensões do capital psicológico enquanto preditores de criatividade organizacional. Tal permite-nos concluir que as organizações actuais devem estabelecer condições que permitam potenciar e rentabilizar a criatividade dos seus colaboradores; Work Environment and Psychological Capital Impact on Perceived Organizational Creativity Abstract: Creativity represents a key factor in the current globalized context, allowing organizations to ensure the development of innovative products, competitiveness and success. For this, organizations must develop strategies to enable constant learning of their employees. In present study were participated 131 employees of several organizations, which asked to assess different features of their work environment and positive psychological capital in order to analyze the environment work’s impact and psychological capital on perceived organizational creativity. Assessed from the standpoint of employees’ perception and not according to the creative product, the results suggest that contextual factors overlap with dimensions of psychological capital as predictors of organizational creativity. This allows us to conclude that organizations should improve conditions to increase employees’ creativity |
id |
RCAP_310d71e0bcccaf0266864b516c3cae00 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/14222 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Impacto do contexto de trabalho e do capital psicológico na percepção da criatividade organizacionalCriatividadeContexto de trabalhoCapital psicológico positivoPercepção da criatividade organizacionalCreativityWork environmentPositive psychological capitalPerceived organizational creativityA criatividade tem vindo a assumir-se como um dos factores-chave no contexto actual, permitindo às organizações garantir o desenvolvimento de produtos inovadores que assegurem a competitividade e o sucesso organizacional. Para tal as organizações devem garantir estratégias que potenciem o desenvolvimento e aprendizagem constantes dos seus recursos humanos. Participaram no estudo 131 colaboradores de diversas organizações, aos quais pedimos para avaliarem diferentes características do seu contexto de trabalho e do capital psicológico positivo, de modo a analisar o impacto do contexto de trabalho e do capital psicológico na percepção da criatividade organizacional. Avaliada do ponto de vista da percepção dos colaboradores, os resultados indicamnos que os factores contextuais sobrepõem-se às dimensões do capital psicológico enquanto preditores de criatividade organizacional. Tal permite-nos concluir que as organizações actuais devem estabelecer condições que permitam potenciar e rentabilizar a criatividade dos seus colaboradores; Work Environment and Psychological Capital Impact on Perceived Organizational Creativity Abstract: Creativity represents a key factor in the current globalized context, allowing organizations to ensure the development of innovative products, competitiveness and success. For this, organizations must develop strategies to enable constant learning of their employees. In present study were participated 131 employees of several organizations, which asked to assess different features of their work environment and positive psychological capital in order to analyze the environment work’s impact and psychological capital on perceived organizational creativity. Assessed from the standpoint of employees’ perception and not according to the creative product, the results suggest that contextual factors overlap with dimensions of psychological capital as predictors of organizational creativity. This allows us to conclude that organizations should improve conditions to increase employees’ creativityUniversidade de Évora2015-04-28T11:37:18Z2015-04-282012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/14222http://hdl.handle.net/10174/14222porDepartamento de Psicologiaana_branco89@hotmail.com680Branco, Anainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:00:20Zoai:dspace.uevora.pt:10174/14222Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:30.797520Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Impacto do contexto de trabalho e do capital psicológico na percepção da criatividade organizacional |
title |
Impacto do contexto de trabalho e do capital psicológico na percepção da criatividade organizacional |
spellingShingle |
Impacto do contexto de trabalho e do capital psicológico na percepção da criatividade organizacional Branco, Ana Criatividade Contexto de trabalho Capital psicológico positivo Percepção da criatividade organizacional Creativity Work environment Positive psychological capital Perceived organizational creativity |
title_short |
Impacto do contexto de trabalho e do capital psicológico na percepção da criatividade organizacional |
title_full |
Impacto do contexto de trabalho e do capital psicológico na percepção da criatividade organizacional |
title_fullStr |
Impacto do contexto de trabalho e do capital psicológico na percepção da criatividade organizacional |
title_full_unstemmed |
Impacto do contexto de trabalho e do capital psicológico na percepção da criatividade organizacional |
title_sort |
Impacto do contexto de trabalho e do capital psicológico na percepção da criatividade organizacional |
author |
Branco, Ana |
author_facet |
Branco, Ana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Branco, Ana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criatividade Contexto de trabalho Capital psicológico positivo Percepção da criatividade organizacional Creativity Work environment Positive psychological capital Perceived organizational creativity |
topic |
Criatividade Contexto de trabalho Capital psicológico positivo Percepção da criatividade organizacional Creativity Work environment Positive psychological capital Perceived organizational creativity |
description |
A criatividade tem vindo a assumir-se como um dos factores-chave no contexto actual, permitindo às organizações garantir o desenvolvimento de produtos inovadores que assegurem a competitividade e o sucesso organizacional. Para tal as organizações devem garantir estratégias que potenciem o desenvolvimento e aprendizagem constantes dos seus recursos humanos. Participaram no estudo 131 colaboradores de diversas organizações, aos quais pedimos para avaliarem diferentes características do seu contexto de trabalho e do capital psicológico positivo, de modo a analisar o impacto do contexto de trabalho e do capital psicológico na percepção da criatividade organizacional. Avaliada do ponto de vista da percepção dos colaboradores, os resultados indicamnos que os factores contextuais sobrepõem-se às dimensões do capital psicológico enquanto preditores de criatividade organizacional. Tal permite-nos concluir que as organizações actuais devem estabelecer condições que permitam potenciar e rentabilizar a criatividade dos seus colaboradores; Work Environment and Psychological Capital Impact on Perceived Organizational Creativity Abstract: Creativity represents a key factor in the current globalized context, allowing organizations to ensure the development of innovative products, competitiveness and success. For this, organizations must develop strategies to enable constant learning of their employees. In present study were participated 131 employees of several organizations, which asked to assess different features of their work environment and positive psychological capital in order to analyze the environment work’s impact and psychological capital on perceived organizational creativity. Assessed from the standpoint of employees’ perception and not according to the creative product, the results suggest that contextual factors overlap with dimensions of psychological capital as predictors of organizational creativity. This allows us to conclude that organizations should improve conditions to increase employees’ creativity |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2015-04-28T11:37:18Z 2015-04-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/14222 http://hdl.handle.net/10174/14222 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/14222 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Psicologia ana_branco89@hotmail.com 680 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136559618850816 |