Impacto do contexto de trabalho e do capital psicológico na percepção da criatividade organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Branco, Ana
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/14222
Resumo: A criatividade tem vindo a assumir-se como um dos factores-chave no contexto actual, permitindo às organizações garantir o desenvolvimento de produtos inovadores que assegurem a competitividade e o sucesso organizacional. Para tal as organizações devem garantir estratégias que potenciem o desenvolvimento e aprendizagem constantes dos seus recursos humanos. Participaram no estudo 131 colaboradores de diversas organizações, aos quais pedimos para avaliarem diferentes características do seu contexto de trabalho e do capital psicológico positivo, de modo a analisar o impacto do contexto de trabalho e do capital psicológico na percepção da criatividade organizacional. Avaliada do ponto de vista da percepção dos colaboradores, os resultados indicamnos que os factores contextuais sobrepõem-se às dimensões do capital psicológico enquanto preditores de criatividade organizacional. Tal permite-nos concluir que as organizações actuais devem estabelecer condições que permitam potenciar e rentabilizar a criatividade dos seus colaboradores; Work Environment and Psychological Capital Impact on Perceived Organizational Creativity Abstract: Creativity represents a key factor in the current globalized context, allowing organizations to ensure the development of innovative products, competitiveness and success. For this, organizations must develop strategies to enable constant learning of their employees. In present study were participated 131 employees of several organizations, which asked to assess different features of their work environment and positive psychological capital in order to analyze the environment work’s impact and psychological capital on perceived organizational creativity. Assessed from the standpoint of employees’ perception and not according to the creative product, the results suggest that contextual factors overlap with dimensions of psychological capital as predictors of organizational creativity. This allows us to conclude that organizations should improve conditions to increase employees’ creativity
id RCAP_310d71e0bcccaf0266864b516c3cae00
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/14222
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Impacto do contexto de trabalho e do capital psicológico na percepção da criatividade organizacionalCriatividadeContexto de trabalhoCapital psicológico positivoPercepção da criatividade organizacionalCreativityWork environmentPositive psychological capitalPerceived organizational creativityA criatividade tem vindo a assumir-se como um dos factores-chave no contexto actual, permitindo às organizações garantir o desenvolvimento de produtos inovadores que assegurem a competitividade e o sucesso organizacional. Para tal as organizações devem garantir estratégias que potenciem o desenvolvimento e aprendizagem constantes dos seus recursos humanos. Participaram no estudo 131 colaboradores de diversas organizações, aos quais pedimos para avaliarem diferentes características do seu contexto de trabalho e do capital psicológico positivo, de modo a analisar o impacto do contexto de trabalho e do capital psicológico na percepção da criatividade organizacional. Avaliada do ponto de vista da percepção dos colaboradores, os resultados indicamnos que os factores contextuais sobrepõem-se às dimensões do capital psicológico enquanto preditores de criatividade organizacional. Tal permite-nos concluir que as organizações actuais devem estabelecer condições que permitam potenciar e rentabilizar a criatividade dos seus colaboradores; Work Environment and Psychological Capital Impact on Perceived Organizational Creativity Abstract: Creativity represents a key factor in the current globalized context, allowing organizations to ensure the development of innovative products, competitiveness and success. For this, organizations must develop strategies to enable constant learning of their employees. In present study were participated 131 employees of several organizations, which asked to assess different features of their work environment and positive psychological capital in order to analyze the environment work’s impact and psychological capital on perceived organizational creativity. Assessed from the standpoint of employees’ perception and not according to the creative product, the results suggest that contextual factors overlap with dimensions of psychological capital as predictors of organizational creativity. This allows us to conclude that organizations should improve conditions to increase employees’ creativityUniversidade de Évora2015-04-28T11:37:18Z2015-04-282012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/14222http://hdl.handle.net/10174/14222porDepartamento de Psicologiaana_branco89@hotmail.com680Branco, Anainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:00:20Zoai:dspace.uevora.pt:10174/14222Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:30.797520Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Impacto do contexto de trabalho e do capital psicológico na percepção da criatividade organizacional
title Impacto do contexto de trabalho e do capital psicológico na percepção da criatividade organizacional
spellingShingle Impacto do contexto de trabalho e do capital psicológico na percepção da criatividade organizacional
Branco, Ana
Criatividade
Contexto de trabalho
Capital psicológico positivo
Percepção da criatividade organizacional
Creativity
Work environment
Positive psychological capital
Perceived organizational creativity
title_short Impacto do contexto de trabalho e do capital psicológico na percepção da criatividade organizacional
title_full Impacto do contexto de trabalho e do capital psicológico na percepção da criatividade organizacional
title_fullStr Impacto do contexto de trabalho e do capital psicológico na percepção da criatividade organizacional
title_full_unstemmed Impacto do contexto de trabalho e do capital psicológico na percepção da criatividade organizacional
title_sort Impacto do contexto de trabalho e do capital psicológico na percepção da criatividade organizacional
author Branco, Ana
author_facet Branco, Ana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Branco, Ana
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade
Contexto de trabalho
Capital psicológico positivo
Percepção da criatividade organizacional
Creativity
Work environment
Positive psychological capital
Perceived organizational creativity
topic Criatividade
Contexto de trabalho
Capital psicológico positivo
Percepção da criatividade organizacional
Creativity
Work environment
Positive psychological capital
Perceived organizational creativity
description A criatividade tem vindo a assumir-se como um dos factores-chave no contexto actual, permitindo às organizações garantir o desenvolvimento de produtos inovadores que assegurem a competitividade e o sucesso organizacional. Para tal as organizações devem garantir estratégias que potenciem o desenvolvimento e aprendizagem constantes dos seus recursos humanos. Participaram no estudo 131 colaboradores de diversas organizações, aos quais pedimos para avaliarem diferentes características do seu contexto de trabalho e do capital psicológico positivo, de modo a analisar o impacto do contexto de trabalho e do capital psicológico na percepção da criatividade organizacional. Avaliada do ponto de vista da percepção dos colaboradores, os resultados indicamnos que os factores contextuais sobrepõem-se às dimensões do capital psicológico enquanto preditores de criatividade organizacional. Tal permite-nos concluir que as organizações actuais devem estabelecer condições que permitam potenciar e rentabilizar a criatividade dos seus colaboradores; Work Environment and Psychological Capital Impact on Perceived Organizational Creativity Abstract: Creativity represents a key factor in the current globalized context, allowing organizations to ensure the development of innovative products, competitiveness and success. For this, organizations must develop strategies to enable constant learning of their employees. In present study were participated 131 employees of several organizations, which asked to assess different features of their work environment and positive psychological capital in order to analyze the environment work’s impact and psychological capital on perceived organizational creativity. Assessed from the standpoint of employees’ perception and not according to the creative product, the results suggest that contextual factors overlap with dimensions of psychological capital as predictors of organizational creativity. This allows us to conclude that organizations should improve conditions to increase employees’ creativity
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2015-04-28T11:37:18Z
2015-04-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/14222
http://hdl.handle.net/10174/14222
url http://hdl.handle.net/10174/14222
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Psicologia
ana_branco89@hotmail.com
680
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136559618850816