Do Estudo da Dose Efetiva em PET/CT à Proposta de DRL com Base em Cartas de Controlo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Russo, Sara Filipa Marques
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/33788
Resumo: Os exames de Tomografia por emissão de positrões/Tomografia computorizada (PET/CT) resultam da fusão de imagens anatómicas que permitem a localização da patologia e imagens funcionais que traduzem a dinâmica de moléculas marcadas, quando são metabolizadas pelos diferentes órgãos. As doses de radiação decorrentes da realização destes exames requerem otimização, dadas as consequências resultantes da interação da radiação com os tecidos biológicos. Organizações como a Comissão Internacional de Proteção Radiológica e a Comissão Europeia (Diretiva 2013/59/Euratom) recomendam a otimização da proteção enunciando que a exposição a radiação ionizante, em contexto clínico, deve ser mantida tão baixa quanto razoavelmente possível, ao mesmo tempo que sugerem a definição de níveis de referência. Pretende-se com este trabalho estimar a dose efetiva referente a exames de PET/CT, obter níveis de referência de diagnóstico e propor uma monitorização periódica desses níveis. Este estudo teve por base exames realizados entre Junho de 2015 e Dezembro de 2016, num centro oncológico de Lisboa. Monitorizaram-se retrospetivamente os valores de rácio (MBq/kg), DLP e dose efectiva mediante a aplicação de ferramentas estatísticas: as cartas de controlo Short Run e cartas-Z para monitorização da atividade injetada e da ferramenta boxplot para estudo dos valores de produto comprimento-dose (DLP) e dose efetiva. A aplicação das cartas de controlo foi também essencial para a estimação da média e desvio padrão, permitindo determinar que o nível de referência para o radiofármaco 18F-FDG corresponde a 347 MBq para exames de corpo inteiro. Com base neste estudo e na comparação com os valores de atividade injetada de outros países foi apresentada uma proposta de níveis de referência de diagnóstico local.
id RCAP_311626881223346873757475d3b19a29
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/33788
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Do Estudo da Dose Efetiva em PET/CT à Proposta de DRL com Base em Cartas de ControloTomografia por Emissão de PositrõesTomografia ComputorizadaOtimização da ProteçãoCartas de ControloNíveis de Referência de DiagnósticoDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasOs exames de Tomografia por emissão de positrões/Tomografia computorizada (PET/CT) resultam da fusão de imagens anatómicas que permitem a localização da patologia e imagens funcionais que traduzem a dinâmica de moléculas marcadas, quando são metabolizadas pelos diferentes órgãos. As doses de radiação decorrentes da realização destes exames requerem otimização, dadas as consequências resultantes da interação da radiação com os tecidos biológicos. Organizações como a Comissão Internacional de Proteção Radiológica e a Comissão Europeia (Diretiva 2013/59/Euratom) recomendam a otimização da proteção enunciando que a exposição a radiação ionizante, em contexto clínico, deve ser mantida tão baixa quanto razoavelmente possível, ao mesmo tempo que sugerem a definição de níveis de referência. Pretende-se com este trabalho estimar a dose efetiva referente a exames de PET/CT, obter níveis de referência de diagnóstico e propor uma monitorização periódica desses níveis. Este estudo teve por base exames realizados entre Junho de 2015 e Dezembro de 2016, num centro oncológico de Lisboa. Monitorizaram-se retrospetivamente os valores de rácio (MBq/kg), DLP e dose efectiva mediante a aplicação de ferramentas estatísticas: as cartas de controlo Short Run e cartas-Z para monitorização da atividade injetada e da ferramenta boxplot para estudo dos valores de produto comprimento-dose (DLP) e dose efetiva. A aplicação das cartas de controlo foi também essencial para a estimação da média e desvio padrão, permitindo determinar que o nível de referência para o radiofármaco 18F-FDG corresponde a 347 MBq para exames de corpo inteiro. Com base neste estudo e na comparação com os valores de atividade injetada de outros países foi apresentada uma proposta de níveis de referência de diagnóstico local.Almeida, PedroMatos, AnaRUNRusso, Sara Filipa Marques2018-04-04T14:32:02Z2017-1120172017-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/33788porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:18:32Zoai:run.unl.pt:10362/33788Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:30:04.537346Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Do Estudo da Dose Efetiva em PET/CT à Proposta de DRL com Base em Cartas de Controlo
title Do Estudo da Dose Efetiva em PET/CT à Proposta de DRL com Base em Cartas de Controlo
spellingShingle Do Estudo da Dose Efetiva em PET/CT à Proposta de DRL com Base em Cartas de Controlo
Russo, Sara Filipa Marques
Tomografia por Emissão de Positrões
Tomografia Computorizada
Otimização da Proteção
Cartas de Controlo
Níveis de Referência de Diagnóstico
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias
title_short Do Estudo da Dose Efetiva em PET/CT à Proposta de DRL com Base em Cartas de Controlo
title_full Do Estudo da Dose Efetiva em PET/CT à Proposta de DRL com Base em Cartas de Controlo
title_fullStr Do Estudo da Dose Efetiva em PET/CT à Proposta de DRL com Base em Cartas de Controlo
title_full_unstemmed Do Estudo da Dose Efetiva em PET/CT à Proposta de DRL com Base em Cartas de Controlo
title_sort Do Estudo da Dose Efetiva em PET/CT à Proposta de DRL com Base em Cartas de Controlo
author Russo, Sara Filipa Marques
author_facet Russo, Sara Filipa Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Pedro
Matos, Ana
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Russo, Sara Filipa Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Tomografia por Emissão de Positrões
Tomografia Computorizada
Otimização da Proteção
Cartas de Controlo
Níveis de Referência de Diagnóstico
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias
topic Tomografia por Emissão de Positrões
Tomografia Computorizada
Otimização da Proteção
Cartas de Controlo
Níveis de Referência de Diagnóstico
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias
description Os exames de Tomografia por emissão de positrões/Tomografia computorizada (PET/CT) resultam da fusão de imagens anatómicas que permitem a localização da patologia e imagens funcionais que traduzem a dinâmica de moléculas marcadas, quando são metabolizadas pelos diferentes órgãos. As doses de radiação decorrentes da realização destes exames requerem otimização, dadas as consequências resultantes da interação da radiação com os tecidos biológicos. Organizações como a Comissão Internacional de Proteção Radiológica e a Comissão Europeia (Diretiva 2013/59/Euratom) recomendam a otimização da proteção enunciando que a exposição a radiação ionizante, em contexto clínico, deve ser mantida tão baixa quanto razoavelmente possível, ao mesmo tempo que sugerem a definição de níveis de referência. Pretende-se com este trabalho estimar a dose efetiva referente a exames de PET/CT, obter níveis de referência de diagnóstico e propor uma monitorização periódica desses níveis. Este estudo teve por base exames realizados entre Junho de 2015 e Dezembro de 2016, num centro oncológico de Lisboa. Monitorizaram-se retrospetivamente os valores de rácio (MBq/kg), DLP e dose efectiva mediante a aplicação de ferramentas estatísticas: as cartas de controlo Short Run e cartas-Z para monitorização da atividade injetada e da ferramenta boxplot para estudo dos valores de produto comprimento-dose (DLP) e dose efetiva. A aplicação das cartas de controlo foi também essencial para a estimação da média e desvio padrão, permitindo determinar que o nível de referência para o radiofármaco 18F-FDG corresponde a 347 MBq para exames de corpo inteiro. Com base neste estudo e na comparação com os valores de atividade injetada de outros países foi apresentada uma proposta de níveis de referência de diagnóstico local.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11
2017
2017-11-01T00:00:00Z
2018-04-04T14:32:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/33788
url http://hdl.handle.net/10362/33788
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137925195104256