A metáfora na publicidade: uma viagem entre épocas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Sara Raquel Saraiva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/65932
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Linguagem
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spelling A metáfora na publicidade: uma viagem entre épocasMetáforaMetonímiaSignificado corporizadoPublicidadeMetaftonímiaMetaphorMetonymyEmbodied meaningAdvertisingMetaphtonymyHumanidades::Línguas e LiteraturasDissertação de mestrado em Ciências da LinguagemPartindo de uma ideia inicial, através da qual se acredita existir uma evolução na utilização da metáfora e/ou da metonímia em anúncios publicitários impressos dos anos 80 do século passado em comparação com anúncios dos anos 2000, foi realizado um estudo através da análise de um conjunto de anúncios analisados na ótica das teorias abordadas. Inicialmente apresentamos brevemente a história da metáfora, desde a teoria tradicional até à Teoria da Metáfora Conceptual de Lakoff e Johnson (1980), modificada pela Teoria dos Espaços Mentais e de Mesclagem de Fauconnier e Turner (1998), que por sua vez relacionamos com a teoria da metáfora pictórica proposta por Forceville (1996), teoria utilizada posteriormente para a análise dos anúncios. O mesmo procedimento foi realizado com a metonímia, uma vez que o seu estudo foi sempre transversal ao da metáfora. De seguida foi abordado o conceito de significado corporizado, essencial para o entendimento das novas teorias da metáfora e da metonímia. É também apresentada uma breve abordagem da importância da utilização destes recursos linguísticos e cognitivos no processo de compreensão de anúncios publicitários e motivação pela qual este estudo faz uso dos mesmos. Sob o olhar das teorias abordadas previamente, foi realizada uma análise individual e detalhada do conjunto dos anúncios entre épocas recolhidos, que permitem posteriormente obter algumas conclusões e possíveis respostas às questões iniciais. Verificamos que algumas das hipóteses iniciais se verificam, não existindo diferenças significativas nos tipos de metáforas e metonímias utilizados, mas sim ao nível dos temas-fonte. No entanto, verifica-se a contínua utilização de ambos os mecanismos, de forma contínua e contígua, o que nos direciona para o conceito de metaftoníma, que se apresenta como sendo fundamental para as estratégias publicitárias.Starting from the initial idea, through the belief of being an evolution in the use of metaphor and / or metonymy in 80s printed ads from the last century compared to the 2000s, a study was conducted by analysing a set of adds under the theories approached. Initially, we briefly present the history of metaphor, from traditional theory to Lakoff and Johnson's Theory of Conceptual Metaphor (1980), modified by Fauconnier and Turner's (1998) Theory of Mental and Blending Spaces, which we in turn relate to the theory of pictorial metaphor proposed by Forceville (1996), theory used for the analysis of the ads. The same procedure was performed with metonymy, since its study was always transversal to metaphor’s. Then there’s an approach to the concept of embodied meaning, essential for understanding the new theories of metaphor and metonymy. It is also presented a brief introduction of the importance of the use of these linguistic and cognitive resources in the process of understanding commercials and the motivation by which this study makes use of them. From the perspective of the theories previously approached, an individual and detailed analysis of the data collected between eras was carried out, which later allows us to obtain some conclusions and give possible answers to the initial questions. We verify that some of the initial hypotheses do not occur, and there are no significant differences in the use of metaphors and metonymies between times. However, there is a continuous use of both the mechanisms, continuously and contiguously, which directs us to the concept of metaphtonymy, which is finally presented as fundamental for advertising strategies.Teixeira, JoséUniversidade do MinhoAntunes, Sara Raquel Saraiva20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/65932por202490084info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:28:35Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/65932Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:23:25.818086Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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