O desenvolvimento da competência de escrita compositiva numa abordagem de trabalho colaborativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Ana
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/25522
Resumo: O projeto de investigação sobre “O desenvolvimento da escrita compositiva numa abordagem de trabalho colaborativo” permitiu analisar se o trabalho colaborativo melhorava a escrita compositiva com os objetivos específicos de (i) descrever e interpretar a intervenção pedagógica realizada para compreender se alunos sem hábitos de trabalho colaborativo conseguiam desenvolver estratégias de colaboração em contexto de escrita colaborativa, (ii) descrever tipos de mecanismos discursivos nas interações das crianças que evidenciavam trabalho colaborativo, (iii) descrever atividade metalinguística em curso nas interações dos alunos durante o processo de escrita e (iv) caracterizar o conhecimento sobre pontuação ativado pelos alunos durante o processo de escrita. O projeto foi implementado numa turma de 3.º ano de escolaridade do 1.º ciclo do Ensino Básico. Este projeto inseriu-se numa abordagem de investigação sobre a prática, integrando-se num paradigma metodológico qualitativo/interpretativo. A intervenção educativa foi desenvolvida através de uma sequência didática que permitiu refletir sobre o papel do trabalho colaborativo no desenvolvimento de competências de escrita compositiva.
id RCAP_31253adb022c0b1b5c5563b4cf45f5db
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/25522
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O desenvolvimento da competência de escrita compositiva numa abordagem de trabalho colaborativoEscrita colaborativaAtividade metalinguísticaPontuaçãoEscrita compositivaTrabalho colaborativoCollaborative writingMetalinguistic activityPunctuationCompositional writingCollaborative workO projeto de investigação sobre “O desenvolvimento da escrita compositiva numa abordagem de trabalho colaborativo” permitiu analisar se o trabalho colaborativo melhorava a escrita compositiva com os objetivos específicos de (i) descrever e interpretar a intervenção pedagógica realizada para compreender se alunos sem hábitos de trabalho colaborativo conseguiam desenvolver estratégias de colaboração em contexto de escrita colaborativa, (ii) descrever tipos de mecanismos discursivos nas interações das crianças que evidenciavam trabalho colaborativo, (iii) descrever atividade metalinguística em curso nas interações dos alunos durante o processo de escrita e (iv) caracterizar o conhecimento sobre pontuação ativado pelos alunos durante o processo de escrita. O projeto foi implementado numa turma de 3.º ano de escolaridade do 1.º ciclo do Ensino Básico. Este projeto inseriu-se numa abordagem de investigação sobre a prática, integrando-se num paradigma metodológico qualitativo/interpretativo. A intervenção educativa foi desenvolvida através de uma sequência didática que permitiu refletir sobre o papel do trabalho colaborativo no desenvolvimento de competências de escrita compositiva.The research project on "The development of compositional writing in a collaborative work approach" allowed to analyze if the collaborative work improved compositional writing with the specific objectives of (i) describe and interpret the pedagogical intervention performed to understand if students without collaborative work habits were able to develop collaborative strategies in the context of collaborative writing, (ii) describe types of discursive mechanisms in the interactions of children that showed collaborative work, (iii) describe ongoing metalinguistic activity in the students' interactions during the writing process and (iv) characterize the punctuation knowledge activated by students during the writing process. The project was implemented in a group from the 3rd grade of the 1st cycle of Basic Education. This project was inserted in a research approach about the practice, integrating itself in a qualitative / interpretative methodological paradigm. The educational intervention was developed through a didactic sequence that allowed to reflect on the role of collaborative work in the development of compositional writing skills.Costa, Ana LuísaRepositório ComumMota, Ana2019-01-04T14:30:23Z2018-122019-012018-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/25522TID:202153762porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:54:42Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/25522Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:10:30.057196Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento da competência de escrita compositiva numa abordagem de trabalho colaborativo
title O desenvolvimento da competência de escrita compositiva numa abordagem de trabalho colaborativo
spellingShingle O desenvolvimento da competência de escrita compositiva numa abordagem de trabalho colaborativo
Mota, Ana
Escrita colaborativa
Atividade metalinguística
Pontuação
Escrita compositiva
Trabalho colaborativo
Collaborative writing
Metalinguistic activity
Punctuation
Compositional writing
Collaborative work
title_short O desenvolvimento da competência de escrita compositiva numa abordagem de trabalho colaborativo
title_full O desenvolvimento da competência de escrita compositiva numa abordagem de trabalho colaborativo
title_fullStr O desenvolvimento da competência de escrita compositiva numa abordagem de trabalho colaborativo
title_full_unstemmed O desenvolvimento da competência de escrita compositiva numa abordagem de trabalho colaborativo
title_sort O desenvolvimento da competência de escrita compositiva numa abordagem de trabalho colaborativo
author Mota, Ana
author_facet Mota, Ana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Ana Luísa
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Mota, Ana
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita colaborativa
Atividade metalinguística
Pontuação
Escrita compositiva
Trabalho colaborativo
Collaborative writing
Metalinguistic activity
Punctuation
Compositional writing
Collaborative work
topic Escrita colaborativa
Atividade metalinguística
Pontuação
Escrita compositiva
Trabalho colaborativo
Collaborative writing
Metalinguistic activity
Punctuation
Compositional writing
Collaborative work
description O projeto de investigação sobre “O desenvolvimento da escrita compositiva numa abordagem de trabalho colaborativo” permitiu analisar se o trabalho colaborativo melhorava a escrita compositiva com os objetivos específicos de (i) descrever e interpretar a intervenção pedagógica realizada para compreender se alunos sem hábitos de trabalho colaborativo conseguiam desenvolver estratégias de colaboração em contexto de escrita colaborativa, (ii) descrever tipos de mecanismos discursivos nas interações das crianças que evidenciavam trabalho colaborativo, (iii) descrever atividade metalinguística em curso nas interações dos alunos durante o processo de escrita e (iv) caracterizar o conhecimento sobre pontuação ativado pelos alunos durante o processo de escrita. O projeto foi implementado numa turma de 3.º ano de escolaridade do 1.º ciclo do Ensino Básico. Este projeto inseriu-se numa abordagem de investigação sobre a prática, integrando-se num paradigma metodológico qualitativo/interpretativo. A intervenção educativa foi desenvolvida através de uma sequência didática que permitiu refletir sobre o papel do trabalho colaborativo no desenvolvimento de competências de escrita compositiva.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12
2018-12-01T00:00:00Z
2019-01-04T14:30:23Z
2019-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/25522
TID:202153762
url http://hdl.handle.net/10400.26/25522
identifier_str_mv TID:202153762
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135370544152576