O desenvolvimento da competência de escrita compositiva numa abordagem de trabalho colaborativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/25522 |
Resumo: | O projeto de investigação sobre “O desenvolvimento da escrita compositiva numa abordagem de trabalho colaborativo” permitiu analisar se o trabalho colaborativo melhorava a escrita compositiva com os objetivos específicos de (i) descrever e interpretar a intervenção pedagógica realizada para compreender se alunos sem hábitos de trabalho colaborativo conseguiam desenvolver estratégias de colaboração em contexto de escrita colaborativa, (ii) descrever tipos de mecanismos discursivos nas interações das crianças que evidenciavam trabalho colaborativo, (iii) descrever atividade metalinguística em curso nas interações dos alunos durante o processo de escrita e (iv) caracterizar o conhecimento sobre pontuação ativado pelos alunos durante o processo de escrita. O projeto foi implementado numa turma de 3.º ano de escolaridade do 1.º ciclo do Ensino Básico. Este projeto inseriu-se numa abordagem de investigação sobre a prática, integrando-se num paradigma metodológico qualitativo/interpretativo. A intervenção educativa foi desenvolvida através de uma sequência didática que permitiu refletir sobre o papel do trabalho colaborativo no desenvolvimento de competências de escrita compositiva. |
id |
RCAP_31253adb022c0b1b5c5563b4cf45f5db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/25522 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O desenvolvimento da competência de escrita compositiva numa abordagem de trabalho colaborativoEscrita colaborativaAtividade metalinguísticaPontuaçãoEscrita compositivaTrabalho colaborativoCollaborative writingMetalinguistic activityPunctuationCompositional writingCollaborative workO projeto de investigação sobre “O desenvolvimento da escrita compositiva numa abordagem de trabalho colaborativo” permitiu analisar se o trabalho colaborativo melhorava a escrita compositiva com os objetivos específicos de (i) descrever e interpretar a intervenção pedagógica realizada para compreender se alunos sem hábitos de trabalho colaborativo conseguiam desenvolver estratégias de colaboração em contexto de escrita colaborativa, (ii) descrever tipos de mecanismos discursivos nas interações das crianças que evidenciavam trabalho colaborativo, (iii) descrever atividade metalinguística em curso nas interações dos alunos durante o processo de escrita e (iv) caracterizar o conhecimento sobre pontuação ativado pelos alunos durante o processo de escrita. O projeto foi implementado numa turma de 3.º ano de escolaridade do 1.º ciclo do Ensino Básico. Este projeto inseriu-se numa abordagem de investigação sobre a prática, integrando-se num paradigma metodológico qualitativo/interpretativo. A intervenção educativa foi desenvolvida através de uma sequência didática que permitiu refletir sobre o papel do trabalho colaborativo no desenvolvimento de competências de escrita compositiva.The research project on "The development of compositional writing in a collaborative work approach" allowed to analyze if the collaborative work improved compositional writing with the specific objectives of (i) describe and interpret the pedagogical intervention performed to understand if students without collaborative work habits were able to develop collaborative strategies in the context of collaborative writing, (ii) describe types of discursive mechanisms in the interactions of children that showed collaborative work, (iii) describe ongoing metalinguistic activity in the students' interactions during the writing process and (iv) characterize the punctuation knowledge activated by students during the writing process. The project was implemented in a group from the 3rd grade of the 1st cycle of Basic Education. This project was inserted in a research approach about the practice, integrating itself in a qualitative / interpretative methodological paradigm. The educational intervention was developed through a didactic sequence that allowed to reflect on the role of collaborative work in the development of compositional writing skills.Costa, Ana LuísaRepositório ComumMota, Ana2019-01-04T14:30:23Z2018-122019-012018-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/25522TID:202153762porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:54:42Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/25522Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:10:30.057196Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O desenvolvimento da competência de escrita compositiva numa abordagem de trabalho colaborativo |
title |
O desenvolvimento da competência de escrita compositiva numa abordagem de trabalho colaborativo |
spellingShingle |
O desenvolvimento da competência de escrita compositiva numa abordagem de trabalho colaborativo Mota, Ana Escrita colaborativa Atividade metalinguística Pontuação Escrita compositiva Trabalho colaborativo Collaborative writing Metalinguistic activity Punctuation Compositional writing Collaborative work |
title_short |
O desenvolvimento da competência de escrita compositiva numa abordagem de trabalho colaborativo |
title_full |
O desenvolvimento da competência de escrita compositiva numa abordagem de trabalho colaborativo |
title_fullStr |
O desenvolvimento da competência de escrita compositiva numa abordagem de trabalho colaborativo |
title_full_unstemmed |
O desenvolvimento da competência de escrita compositiva numa abordagem de trabalho colaborativo |
title_sort |
O desenvolvimento da competência de escrita compositiva numa abordagem de trabalho colaborativo |
author |
Mota, Ana |
author_facet |
Mota, Ana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, Ana Luísa Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mota, Ana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escrita colaborativa Atividade metalinguística Pontuação Escrita compositiva Trabalho colaborativo Collaborative writing Metalinguistic activity Punctuation Compositional writing Collaborative work |
topic |
Escrita colaborativa Atividade metalinguística Pontuação Escrita compositiva Trabalho colaborativo Collaborative writing Metalinguistic activity Punctuation Compositional writing Collaborative work |
description |
O projeto de investigação sobre “O desenvolvimento da escrita compositiva numa abordagem de trabalho colaborativo” permitiu analisar se o trabalho colaborativo melhorava a escrita compositiva com os objetivos específicos de (i) descrever e interpretar a intervenção pedagógica realizada para compreender se alunos sem hábitos de trabalho colaborativo conseguiam desenvolver estratégias de colaboração em contexto de escrita colaborativa, (ii) descrever tipos de mecanismos discursivos nas interações das crianças que evidenciavam trabalho colaborativo, (iii) descrever atividade metalinguística em curso nas interações dos alunos durante o processo de escrita e (iv) caracterizar o conhecimento sobre pontuação ativado pelos alunos durante o processo de escrita. O projeto foi implementado numa turma de 3.º ano de escolaridade do 1.º ciclo do Ensino Básico. Este projeto inseriu-se numa abordagem de investigação sobre a prática, integrando-se num paradigma metodológico qualitativo/interpretativo. A intervenção educativa foi desenvolvida através de uma sequência didática que permitiu refletir sobre o papel do trabalho colaborativo no desenvolvimento de competências de escrita compositiva. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12 2018-12-01T00:00:00Z 2019-01-04T14:30:23Z 2019-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/25522 TID:202153762 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/25522 |
identifier_str_mv |
TID:202153762 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135370544152576 |