Conteúdos virais no Facebook: estudo de caso na pré-campanha das eleições presidenciais brasileiras de 2018

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canavilhas, João
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Bittencourt, Maíra, Andrade, Marco Antônio Augusto de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/8193
Resumo: Neste trabalho coletamos e analisamos conteúdos manipulados com o objetivo de se tornarem virais no Facebook e, dessa forma, influenciarem a opinião pública durante o período pré-eleitoral no Brasil. Ao longo de 2017, foram recolhidos os posts de 10 páginas do Facebook de organizações brasileiras conotadas com a produção de notícias falsas ou manipuladas, tendo sido selecionadas 50 publicações que correspondem às mais partilhadas em cada uma das páginas. Os resultados permitem verificar que os posts com mais compartilhamento têm algumas características comuns em três quesitos: formato de conteúdo, estratégia de linguagem e fonte de informação. Foram também identificados em textos, vídeos e fotografias, formatos habitualmente usados com esta finalidade de propagação, o recurso às frases de impacto, a utilização descontextualizada de figuras públicas comentando fatos políticos e a abordagem sensacionalista.
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spelling Conteúdos virais no Facebook: estudo de caso na pré-campanha das eleições presidenciais brasileiras de 2018Viral content on Facebook: a case study on the run-up to the Brazilian 2018 presidential electionsNotícias falsasJornalismoConteúdosRedes sociaisNeste trabalho coletamos e analisamos conteúdos manipulados com o objetivo de se tornarem virais no Facebook e, dessa forma, influenciarem a opinião pública durante o período pré-eleitoral no Brasil. Ao longo de 2017, foram recolhidos os posts de 10 páginas do Facebook de organizações brasileiras conotadas com a produção de notícias falsas ou manipuladas, tendo sido selecionadas 50 publicações que correspondem às mais partilhadas em cada uma das páginas. Os resultados permitem verificar que os posts com mais compartilhamento têm algumas características comuns em três quesitos: formato de conteúdo, estratégia de linguagem e fonte de informação. Foram também identificados em textos, vídeos e fotografias, formatos habitualmente usados com esta finalidade de propagação, o recurso às frases de impacto, a utilização descontextualizada de figuras públicas comentando fatos políticos e a abordagem sensacionalista.For this paper we collected and analyzed manipulated content intended to go viral on Facebook and thus influence public opinion during the pre-election period in Brazil. Posts from 10 Facebook pages were collected over the course of 2017 from Brazilian organizations known to have produced false or manipulated news; we selected a total of 50 of the most-shared posts from those pages. The results showed that the posts receiving the most shares have three characteristics in common: content format, language strategy and information source. Impact phrases, public figures commenting on political facts out of context, and the sensationalist approach were all resources identified in texts, videos and photographs; formats which are commonly used for propagation purposes.En este documento recopilamos y analizamos contenido manipulado para volverse viral en Facebook y así influir en la opinión pública durante el período preelectoral en Brasil. A lo largo de 2017, se recogieron 10 publicaciones de páginas de Facebook de organizaciones brasileñas relacionadas con la producción de noticias falsas o manipuladas, y se seleccionaron 50 publicaciones que corresponden a la mayor cantidad de publicaciones compartidas en cada página. Los resultados permiten verificar que las publicaciones que comparten más tienen algunas características comunes en tres aspectos: formato de contenido, estrategia de lenguaje y fuente de información. También se identificó en textos, videos y fotografías, formatos comúnmente utilizados para este propósito de propagación, el uso de oraciones de impacto, el uso descontextualizado de figuras públicas que comentan hechos políticos y el enfoque sensacionalista.uBibliorumCanavilhas, JoãoBittencourt, MaíraAndrade, Marco Antônio Augusto de2020-01-10T10:33:22Z2019-12-302019-12-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/8193porCanavilhas, J.; Bittencourt, M.; Andrade, M.A.A.; (2019). Conteúdos virais no Facebook: estudo de caso na pré-campanha das eleições presidenciais brasileiras de 2018. Brazilian Journalism Research, Vol. 15 - N. 3, pp. 598-6251981-985410.25200/BJR.v15n3.2019.1171info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:48:00Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/8193Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:48:34.937229Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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