Um fóssil numa rocha metamórfica! É possível, professora?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Marques, Carla Sofia
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Barata, Carlos, Abrantes, Isabel, Gomes, Elsa, Da Silva Lopes, Betina, M. Callapez, Pedro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.9/3841
Resumo: RERUMO: Partindo da problematização – Podemos encontrar fósseis em rochas metamórficas? – construiu-se uma aprendizagem baseada na resolução de problemas (ABRP) que pretende desafiar os alunos de “Ciências Naturais” (7.º ano) e de “Biologia e Geologia” (10.º/11.º anos) a utilizarem metodologias de trabalho similares às metodologias de investigação dos cientistas. Selecionaram-se os conteúdos temáticos fósseis e metamorfismo, desenhou-se o cenário geológico, planificaram-se e construíram-se, em formato digital, todos os recursos didático-pedagógicos necessários à implementação da ABRP, nomeadamente: guião do professor; PowerPoint e vídeo de apresentação da ABRP e cenário geológico, e a App “Fósseis em rochas metamórficas”. Os recursos didático-pedagógicos foram validados por especialistas de Geologia e de Educação e disponibilizados na plataforma Google Sites, com a designação “Rochas metamórficas”. Com esta ABRP pretende-se a corresponsabilização pessoal de participação/empenho, a valorização de processos e produtos do trabalho interpares, o desenvolvimento cognitivo, procedimental e afetivo e despertar o interesse dos alunos pelas ciências.
id RCAP_312b3a664dd831528ce4464b405443f9
oai_identifier_str oai:repositorio.lneg.pt:10400.9/3841
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Um fóssil numa rocha metamórfica! É possível, professora?A fossil in a metamorphic rock! Is it possible, teacher?AprendizagemResolução de problemasFóssilLiteraciaGeociênciasMetamorfismoLearningFossilLiteracyGeoscienceMetamorphismRERUMO: Partindo da problematização – Podemos encontrar fósseis em rochas metamórficas? – construiu-se uma aprendizagem baseada na resolução de problemas (ABRP) que pretende desafiar os alunos de “Ciências Naturais” (7.º ano) e de “Biologia e Geologia” (10.º/11.º anos) a utilizarem metodologias de trabalho similares às metodologias de investigação dos cientistas. Selecionaram-se os conteúdos temáticos fósseis e metamorfismo, desenhou-se o cenário geológico, planificaram-se e construíram-se, em formato digital, todos os recursos didático-pedagógicos necessários à implementação da ABRP, nomeadamente: guião do professor; PowerPoint e vídeo de apresentação da ABRP e cenário geológico, e a App “Fósseis em rochas metamórficas”. Os recursos didático-pedagógicos foram validados por especialistas de Geologia e de Educação e disponibilizados na plataforma Google Sites, com a designação “Rochas metamórficas”. Com esta ABRP pretende-se a corresponsabilização pessoal de participação/empenho, a valorização de processos e produtos do trabalho interpares, o desenvolvimento cognitivo, procedimental e afetivo e despertar o interesse dos alunos pelas ciências.ABSTRACT: From the question – Can we find fossils in metamorphic rocks? – problem-based learning (PBL) was implemented, aiming to challenge “Natural Sciences” (7th grade) and “Biology and Geology” (10th/11th grade) students to use methodologies similar to the scientific process. The thematic contents fossils and metamorphism were selected, the geological scenario was designed, and all the didactic and pedagogical resources needed for the implementation of the PBL were planned and constructed in digital format, namely: teacher's guide; PowerPoint and video presentation of the PBL and geological scenario, and the App "Fossils in metamorphic rocks" for the students. The didactic-pedagogical resources were validated by Geology and Education experts and made available on Google Sites platform, entitled "Metamorphic rocks". The purpose of this PBL is the personal co-responsibility of participation/performance, the valorisation of processes and products of peer work, the cognitive, procedural and affective development, and to awaken students' interest in science.LNEG - Laboratório Nacional de Energia e GeologiaRepositório do LNEGSilva Marques, Carla SofiaBarata, CarlosAbrantes, IsabelGomes, ElsaDa Silva Lopes, BetinaM. Callapez, Pedro2022-05-06T11:20:29Z2021-06-01T00:00:00Z2021-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.9/3841porSilva Marques, Carla Sofia... [et.al.] - Um fóssil numa rocha metamórfica! É possível, professora?. In: Comunicações Geológicas, Vol. 108 (2021) Fascículo Especial I, p. 109-1120873-948Xhttps://doi.org/10.34637/z9g5-0g311647-581Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T12:29:40Zoai:repositorio.lneg.pt:10400.9/3841Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:37:05.810136Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Um fóssil numa rocha metamórfica! É possível, professora?
A fossil in a metamorphic rock! Is it possible, teacher?
title Um fóssil numa rocha metamórfica! É possível, professora?
spellingShingle Um fóssil numa rocha metamórfica! É possível, professora?
Silva Marques, Carla Sofia
Aprendizagem
Resolução de problemas
Fóssil
Literacia
Geociências
Metamorfismo
Learning
Fossil
Literacy
Geoscience
Metamorphism
title_short Um fóssil numa rocha metamórfica! É possível, professora?
title_full Um fóssil numa rocha metamórfica! É possível, professora?
title_fullStr Um fóssil numa rocha metamórfica! É possível, professora?
title_full_unstemmed Um fóssil numa rocha metamórfica! É possível, professora?
title_sort Um fóssil numa rocha metamórfica! É possível, professora?
author Silva Marques, Carla Sofia
author_facet Silva Marques, Carla Sofia
Barata, Carlos
Abrantes, Isabel
Gomes, Elsa
Da Silva Lopes, Betina
M. Callapez, Pedro
author_role author
author2 Barata, Carlos
Abrantes, Isabel
Gomes, Elsa
Da Silva Lopes, Betina
M. Callapez, Pedro
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório do LNEG
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Marques, Carla Sofia
Barata, Carlos
Abrantes, Isabel
Gomes, Elsa
Da Silva Lopes, Betina
M. Callapez, Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Resolução de problemas
Fóssil
Literacia
Geociências
Metamorfismo
Learning
Fossil
Literacy
Geoscience
Metamorphism
topic Aprendizagem
Resolução de problemas
Fóssil
Literacia
Geociências
Metamorfismo
Learning
Fossil
Literacy
Geoscience
Metamorphism
description RERUMO: Partindo da problematização – Podemos encontrar fósseis em rochas metamórficas? – construiu-se uma aprendizagem baseada na resolução de problemas (ABRP) que pretende desafiar os alunos de “Ciências Naturais” (7.º ano) e de “Biologia e Geologia” (10.º/11.º anos) a utilizarem metodologias de trabalho similares às metodologias de investigação dos cientistas. Selecionaram-se os conteúdos temáticos fósseis e metamorfismo, desenhou-se o cenário geológico, planificaram-se e construíram-se, em formato digital, todos os recursos didático-pedagógicos necessários à implementação da ABRP, nomeadamente: guião do professor; PowerPoint e vídeo de apresentação da ABRP e cenário geológico, e a App “Fósseis em rochas metamórficas”. Os recursos didático-pedagógicos foram validados por especialistas de Geologia e de Educação e disponibilizados na plataforma Google Sites, com a designação “Rochas metamórficas”. Com esta ABRP pretende-se a corresponsabilização pessoal de participação/empenho, a valorização de processos e produtos do trabalho interpares, o desenvolvimento cognitivo, procedimental e afetivo e despertar o interesse dos alunos pelas ciências.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-01T00:00:00Z
2021-06-01T00:00:00Z
2022-05-06T11:20:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.9/3841
url http://hdl.handle.net/10400.9/3841
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Silva Marques, Carla Sofia... [et.al.] - Um fóssil numa rocha metamórfica! É possível, professora?. In: Comunicações Geológicas, Vol. 108 (2021) Fascículo Especial I, p. 109-112
0873-948X
https://doi.org/10.34637/z9g5-0g31
1647-581X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv LNEG - Laboratório Nacional de Energia e Geologia
publisher.none.fl_str_mv LNEG - Laboratório Nacional de Energia e Geologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130236914237440