A dinamização do Learning Management System na escola : o contributo da Teoria de Jogos Evolutiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Luciana
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/19114
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação Matemática)
id RCAP_312e140e656f7783966dadb533df36fc
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19114
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A dinamização do Learning Management System na escola : o contributo da Teoria de Jogos Evolutiva371.68681.324Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação Matemática)A literatura da Tecnologia Educativa sublinha os benefícios do uso dos Learning Management Systems (LMS) como o Moodle; paralelamente, e apesar de inúmeras escolas portuguesas adotarem esta ferramenta, vários estudos sugerem que o seu uso é ainda limitado, quer no número de utilizadores, quer na qualidade da utilização. Concebendo a escola como uma rede social de interações, e tendo como referência a Teoria de Jogos Evolutiva – uma ferramenta teórica da Matemática com aplicações às ciências sociais – , pretendeu-se com este estudo identificar práticas de liderança escolar e supervisão pedagógica eficazes na promoção e disseminação do uso do Moodle numa população escolar. Através de uma metodologia de investigação-ação, os participantes desta investigação foram submetidos durante 7 meses a um conjunto de práticas, que emergiram da literatura e do contexto onde se encontravam. Observada a evolução favorável do uso do Moodle, os dados resultantes refletem o sucesso das medidas implementadas, e parecem apontar o caminho para uma adoção mais efetiva e generalizada deste LMS.The Educational Technology's literature points out the benefits of using Learning Management Systems (LMS) like Moodle; simultaneously, and despite the adoption of this tool by numerous portuguese schools, several studies suggest that its use is still limited, both in the number of users and in the quality of use. Conceiving school as a social network of interactions, and grounded in the Evolutionary Game Theory – a theoretical tool of Mathematics with applications to social sciences – it was intented with this study to identify practices of pedagogical supervision and school leadership effective in the promotion and dissemination of Moodle's use in a school population. Through an action research metodology, the participants in this investigation were submitted during 7 months to a set of practices that emerged from the literature and the context. Observing the favorable evolution of the use of Moodle, the resulting data reflect the success of implemented actions, and seem to point the way to a more effective and widespread adoption of this LMS.Martinho, Maria HelenaUniversidade do MinhoBrito, Luciana20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/19114porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-23T01:36:21Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19114Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:47:07.476520Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A dinamização do Learning Management System na escola : o contributo da Teoria de Jogos Evolutiva
title A dinamização do Learning Management System na escola : o contributo da Teoria de Jogos Evolutiva
spellingShingle A dinamização do Learning Management System na escola : o contributo da Teoria de Jogos Evolutiva
Brito, Luciana
371.68
681.324
title_short A dinamização do Learning Management System na escola : o contributo da Teoria de Jogos Evolutiva
title_full A dinamização do Learning Management System na escola : o contributo da Teoria de Jogos Evolutiva
title_fullStr A dinamização do Learning Management System na escola : o contributo da Teoria de Jogos Evolutiva
title_full_unstemmed A dinamização do Learning Management System na escola : o contributo da Teoria de Jogos Evolutiva
title_sort A dinamização do Learning Management System na escola : o contributo da Teoria de Jogos Evolutiva
author Brito, Luciana
author_facet Brito, Luciana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martinho, Maria Helena
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Luciana
dc.subject.por.fl_str_mv 371.68
681.324
topic 371.68
681.324
description Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação Matemática)
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/19114
url https://hdl.handle.net/1822/19114
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133043417415680