Ferrovia do Algarve, a sua interação com o território e a indústria conserveira através do tempo: Foz do Arade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/23225 |
Resumo: | Passados 128 anos da chegada do primeiro comboio à região do Algarve (Faro), conscientes da tremenda influência que a linha férrea efetuou neste território, desde o planeamento de novas cidades ao desenvolvimento industria, acabou por gerar uma nova visão à pratica arquitetónica em Portugal. Pretende-se estudar toda esta linha desde Vila Real de Santo António a Lagos, principalmente os períodos de 1889 com o aparecimento da ferrovia, até 1960 inicio da crise conserveira e ferroviário, avaliando os fatores que influenciou e que lhe influenciaram como o caso da indústria conserveira, focando já neste último momento um ponto de vista mais aproximado, de forma a entendermos lodos estes parâmetros estudados ao longo da dissertação. A Foz do Arade, como elemento surge sendo o único local da região em que a ferrovia chega em duas épocas distintas, podendo assim criar uma relação/comparação a nível do crescimento industrial e urbano; ABSTRACT: 128 years since the arrival of the first train lo Algarve's region (Faro), regarding the tremendous influence that the railroad represented on this territory. like city planning and industrial development, it ended up creating a new perspective of architectural practice in Portugal. This thesis aims to study the entire length of the train line between Vila Real de Santo António and Lagos, specifically from 1889 (appearance of railway) to 1960 (time crisis among canning and railway industry) Assessing the factors that it influenced and influenced it, for example: canning industry. So by focusing at lets last moment w:th dose and attention one can understand all studied parameters presented along the dissertation. Including Foz do Arade, only place where railroad arrived in two distinct periods of time, allowing that way to do a better level comparison of industrial and urban development. |
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