Túnel 4 (Porto) : análise tridimensional por elementos finitos
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Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/4497 |
Resumo: | Neste trabalho apresenta-se os principais resultados da aplicação de modelos de elementos finitos a um túnel superficial escavado em solos residuais graníticos, no Porto. Os cálculos foram efectuados através de análises tridimensionais, nas quais se tentou reproduzir a sequência completa da construção (fase de escavação e aplicação do suporte). O comportamento mecânico dos solos foi reproduzido usando um modelo elástico perfeitamente plástico, tendo os respectivos parâmetros definidores sido estimados com base em resultados de ensaios de campo realizados durante a prospecção e de ensaios laboratoriais. O comportamento observado é comparado com os resultados decorrentes dos cálculos numéricos, tendo-se obtido uma boa concordância. |
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Túnel 4 (Porto) : análise tridimensional por elementos finitosTunnel 4 (Porto) : three-dimensional finite element analysisTúneisElementos finitosAnálise 3DNeste trabalho apresenta-se os principais resultados da aplicação de modelos de elementos finitos a um túnel superficial escavado em solos residuais graníticos, no Porto. Os cálculos foram efectuados através de análises tridimensionais, nas quais se tentou reproduzir a sequência completa da construção (fase de escavação e aplicação do suporte). O comportamento mecânico dos solos foi reproduzido usando um modelo elástico perfeitamente plástico, tendo os respectivos parâmetros definidores sido estimados com base em resultados de ensaios de campo realizados durante a prospecção e de ensaios laboratoriais. O comportamento observado é comparado com os resultados decorrentes dos cálculos numéricos, tendo-se obtido uma boa concordância.Fundação para a Ciência e a Tecnologia - Programa POCTI/ECM/2521/95 - Concepção, Projecto e Reabilitação de Túneis em Obras Viárias.Sociedade Portuguesa de GeotecniaUniversidade do MinhoMartins, Francisco F.Costa, Alexandra Ferreira daSousa, Jorge Almeida e2003-112003-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/4497por"Geotecnia". ISSN 0379-9522. 99 (Nov. 2003) 65-80.0379-9522info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:27:01Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/4497Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:21:34.408677Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Neste trabalho apresenta-se os principais resultados da aplicação de modelos de elementos finitos a um túnel superficial escavado em solos residuais graníticos, no Porto. Os cálculos foram efectuados através de análises tridimensionais, nas quais se tentou reproduzir a sequência completa da construção (fase de escavação e aplicação do suporte). O comportamento mecânico dos solos foi reproduzido usando um modelo elástico perfeitamente plástico, tendo os respectivos parâmetros definidores sido estimados com base em resultados de ensaios de campo realizados durante a prospecção e de ensaios laboratoriais. O comportamento observado é comparado com os resultados decorrentes dos cálculos numéricos, tendo-se obtido uma boa concordância. |
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