Brincar e os processos de aculturação e adaptação das crianças migrantes em contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frade, Maria Rodrigues
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/27412
Resumo: As migrações, e o subsequente contacto entre culturas, marcam a era da globalização que atravessamos. Muitos dos intervenientes neste fenómeno são crianças, que veem os seus processos de desenvolvimento marcados por experiências migratórias. Neste sentido, importa conhecer os fatores envolvidos nos seus processos de adaptação e aculturação, de forma a desenvolver boas-práticas que os promovam. Uma vez que estes processos decorrem das relações recíprocas entre as crianças migrantes e os contextos em que se insere, dos mais proximais aos mais distais, utilizou-se o Modelo Integrativo de Risco e Resiliência de Suárez- Orozco et al. (2018), de base sistémica, para facilitar a sua conceptualização e análise. Considerando brincar como uma ferramenta-chave na compreensão dos mundos internos das crianças e um contexto no qual são agentes dos seus próprios processos de socialização, pretende-se, na presente investigação, explorar a associação entre brincar e os processos de adaptação e aculturação das crianças migrantes. Com este objetivo, adotou-se uma metodologia qualitativa mista, tendo sido realizadas entrevistas semi-estruturadas com técnicos educacionais e observação participante com crianças migrantes, em contexto de recreio. Através da análise temática dos dados, os principais resultados apontam para uma relação bi-direcional entre os conceitos de base desta investigação - brincar e aculturação. Seguindo uma linha sistémica, discutem-se os resultados à luz da literatura, de forma a identificar recursos e orientações para a promoção de processos de aculturação e adaptação positivos.
id RCAP_3182569ee4312e36265325c727da6dee
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/27412
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Brincar e os processos de aculturação e adaptação das crianças migrantes em contexto escolarAculturação -- AcculturationAdaptação -- AdaptationCrianças migrantesBrincarEducação -- EducationMigrant childrenPlayAs migrações, e o subsequente contacto entre culturas, marcam a era da globalização que atravessamos. Muitos dos intervenientes neste fenómeno são crianças, que veem os seus processos de desenvolvimento marcados por experiências migratórias. Neste sentido, importa conhecer os fatores envolvidos nos seus processos de adaptação e aculturação, de forma a desenvolver boas-práticas que os promovam. Uma vez que estes processos decorrem das relações recíprocas entre as crianças migrantes e os contextos em que se insere, dos mais proximais aos mais distais, utilizou-se o Modelo Integrativo de Risco e Resiliência de Suárez- Orozco et al. (2018), de base sistémica, para facilitar a sua conceptualização e análise. Considerando brincar como uma ferramenta-chave na compreensão dos mundos internos das crianças e um contexto no qual são agentes dos seus próprios processos de socialização, pretende-se, na presente investigação, explorar a associação entre brincar e os processos de adaptação e aculturação das crianças migrantes. Com este objetivo, adotou-se uma metodologia qualitativa mista, tendo sido realizadas entrevistas semi-estruturadas com técnicos educacionais e observação participante com crianças migrantes, em contexto de recreio. Através da análise temática dos dados, os principais resultados apontam para uma relação bi-direcional entre os conceitos de base desta investigação - brincar e aculturação. Seguindo uma linha sistémica, discutem-se os resultados à luz da literatura, de forma a identificar recursos e orientações para a promoção de processos de aculturação e adaptação positivos.Migrations, and the contact between different cultures, characterize the era of globalization we are living through. Many of the participants in this phenomenon are children, who see their development processes marked by migratory experiences. In this sense, it is important to know the factors involved in their adaptation and acculturation processes, in order to develop good practices that promote them. Since these processes stem from the reciprocal relationships between migrant children and their contexts, from the most proximal to the most distal, the systemic-based Integrative Model of Risk and Resilience by Suárez-Orozco et al. (2018) was used to facilitate its conceptualization and analysis. Considering play as a key tool in understanding children's internal worlds and a context in which they are agents of their own socialization processes, it is intended in the present research to explore the association between play and the adaptation and acculturation processes of migrant children. To this end, a mixed qualitative methodology was adopted. There were conducted semi-structured interviews with educational technicians and participant observations with migrant children in a playground context. Through thematic analysis of the data, the main results point to a bi-directional relationship between the basic concepts of this research - play and acculturation. Following a systemic line, the results are discussed in the light of the literature in order to identify resources and guidelines for the promotion of positive acculturation and adaptation processes.2023-01-24T15:18:13Z2022-12-19T00:00:00Z2022-12-192022-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/27412TID:203160690porFrade, Maria Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:25:04Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/27412Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:11:21.803969Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Brincar e os processos de aculturação e adaptação das crianças migrantes em contexto escolar
title Brincar e os processos de aculturação e adaptação das crianças migrantes em contexto escolar
spellingShingle Brincar e os processos de aculturação e adaptação das crianças migrantes em contexto escolar
Frade, Maria Rodrigues
Aculturação -- Acculturation
Adaptação -- Adaptation
Crianças migrantes
Brincar
Educação -- Education
Migrant children
Play
title_short Brincar e os processos de aculturação e adaptação das crianças migrantes em contexto escolar
title_full Brincar e os processos de aculturação e adaptação das crianças migrantes em contexto escolar
title_fullStr Brincar e os processos de aculturação e adaptação das crianças migrantes em contexto escolar
title_full_unstemmed Brincar e os processos de aculturação e adaptação das crianças migrantes em contexto escolar
title_sort Brincar e os processos de aculturação e adaptação das crianças migrantes em contexto escolar
author Frade, Maria Rodrigues
author_facet Frade, Maria Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Frade, Maria Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Aculturação -- Acculturation
Adaptação -- Adaptation
Crianças migrantes
Brincar
Educação -- Education
Migrant children
Play
topic Aculturação -- Acculturation
Adaptação -- Adaptation
Crianças migrantes
Brincar
Educação -- Education
Migrant children
Play
description As migrações, e o subsequente contacto entre culturas, marcam a era da globalização que atravessamos. Muitos dos intervenientes neste fenómeno são crianças, que veem os seus processos de desenvolvimento marcados por experiências migratórias. Neste sentido, importa conhecer os fatores envolvidos nos seus processos de adaptação e aculturação, de forma a desenvolver boas-práticas que os promovam. Uma vez que estes processos decorrem das relações recíprocas entre as crianças migrantes e os contextos em que se insere, dos mais proximais aos mais distais, utilizou-se o Modelo Integrativo de Risco e Resiliência de Suárez- Orozco et al. (2018), de base sistémica, para facilitar a sua conceptualização e análise. Considerando brincar como uma ferramenta-chave na compreensão dos mundos internos das crianças e um contexto no qual são agentes dos seus próprios processos de socialização, pretende-se, na presente investigação, explorar a associação entre brincar e os processos de adaptação e aculturação das crianças migrantes. Com este objetivo, adotou-se uma metodologia qualitativa mista, tendo sido realizadas entrevistas semi-estruturadas com técnicos educacionais e observação participante com crianças migrantes, em contexto de recreio. Através da análise temática dos dados, os principais resultados apontam para uma relação bi-direcional entre os conceitos de base desta investigação - brincar e aculturação. Seguindo uma linha sistémica, discutem-se os resultados à luz da literatura, de forma a identificar recursos e orientações para a promoção de processos de aculturação e adaptação positivos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-19T00:00:00Z
2022-12-19
2022-12
2023-01-24T15:18:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/27412
TID:203160690
url http://hdl.handle.net/10071/27412
identifier_str_mv TID:203160690
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134668115673088