Uma solução de mobilidade de escala intermédia, como elemento de reestruturação territorial em Agualva-Cacém

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lobo, Marco Rafael Lopes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/43854
Resumo: A integração entre transportes e uso do solo é, atualmente, uma das problemáticas centrais do ordenamento do território e urbanismo, sendo que, na Área Metropolitana de Lisboa, um dos maiores desafios passará por reforçar e articular as redes de mobilidade com o sistema de espaços públicos. Nesta dissertação, é elaborada uma sistematização geral das problemáticas da mobilidade e do ordenamento do território nas áreas metropolitanas. Carateriza-se o processo evolutivo da AML, com ênfase numa área de estudo, de acordo com as seguintes temáticas: ordenamento do território, políticas urbanísticas, uso do solo, infraestruturas, mobilidade e ambiente urbano. São identificados princípios para a estruturação de sistemas de mobilidade e requalificação do espaço público, em particular, aqueles que integram o transporte público. Por fim, é apresentado um cenário potenciador de uma intervenção integrada que articula transporte público e uso do solo, dirigida ao corredor urbano Lisboa-Sintra, mais concretamente, a uma área centrada em Agualva-Cacém e aglomerados urbanos envolventes. O cenário tem como fio condutor a introdução de um sistema de transporte público de capacidade intermédia, da tipologia BHLS, segundo o qual, 72% dos indivíduos residentes na área de estudo estarão, no máximo, a 300 metros de uma paragem. Promove o desenvolvimento de um sistema urbano polinucleado, criando conetividade entre todos os aglomerados urbanos em questão. Reforça a dinâmica e equidade territorial, ao interligar os principais equipamentos públicos, centralidades comerciais e zonas de atividades económicas. Paralelamente, promove a requalificação integrada do espaço público para que este funcione de forma transversal aos aglomerados urbanos. Integra, ainda, os grandes espaços livres no sistema de espaços públicos. Desta forma, potencia a emergência de uma centralidade alargada, que resulta da integração dos vários aglomerados e polaridades urbanas, reforçando o sentido de urbanidade deste território. A apresentação deste cenário coincide com um momento em que se discute a reorganização do sistema de transporte público na AML.
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São identificados princípios para a estruturação de sistemas de mobilidade e requalificação do espaço público, em particular, aqueles que integram o transporte público. Por fim, é apresentado um cenário potenciador de uma intervenção integrada que articula transporte público e uso do solo, dirigida ao corredor urbano Lisboa-Sintra, mais concretamente, a uma área centrada em Agualva-Cacém e aglomerados urbanos envolventes. O cenário tem como fio condutor a introdução de um sistema de transporte público de capacidade intermédia, da tipologia BHLS, segundo o qual, 72% dos indivíduos residentes na área de estudo estarão, no máximo, a 300 metros de uma paragem. Promove o desenvolvimento de um sistema urbano polinucleado, criando conetividade entre todos os aglomerados urbanos em questão. Reforça a dinâmica e equidade territorial, ao interligar os principais equipamentos públicos, centralidades comerciais e zonas de atividades económicas. 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It is described the evolutionary process of LMA, with an emphasis in a specific study area, according to the themes: spatial planning, urban policies, land use, infrastructure, mobility, and urban environment. key principles for restructuring mobility systems and requalifying public space are identified, especially those which integrate public transport. Finally, an enabling scenario for an integrated intervention is presented, which articulates public transport and land use, directed to the Lisbon-Sintra urban corridor, more specifically, to an area cantered in Agualva-Cacém and surrounding urban agglomerations. The scenario is guided by the introduction of an intermediate capacity public transport system, of the BHLS type, according to which, 72% of the individuals living in the study area will be, at most, 300 meters away from a stop. It also promotes the development of a polynucleated urban system, creating connectivity between all the urban agglomerations. It contributes to the dynamic and territorial equity, by connecting the main public facilities, commercial centralities, and employment areas. At the same time, it promotes an integrated public space requalification process, so that it works transversally to the urban agglomerations. It also integrates the large green spaces into the public spaces system. It enhances the emergence of an expanded centrality, which results from the integration of several urban agglomerations and polarities, reinforcing the sense of urbanity in this territory. The presentation of this scenario coincides with a moment when the reorganization of the public transport system in the LMA is being discussed.Santos, João RafaelVale, David SousaRepositório da Universidade de LisboaLobo, Marco Rafael Lopes2020-06-17T15:36:27Z2020-05-282020-05-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/43854TID:202486001porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:44:32Zoai:repositorio.ul.pt:10451/43854Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:56:35.608249Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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