O papel dos cuidadores de crianças e jovens em risco, em contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gaspar, João Pedro Marceneiro
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Alcoforado, Joaquim Luís Medeiros, Pereira, Daniela Teixeira, Santos, Eduardo João Ribeiro dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/101222
https://doi.org/10.25112/rco.v1i0.2389
Resumo: A literatura especializada e a legislação portuguesa tendem a confirmar que a Escola, através de ações concertadas, assentes em modelos de cooperação com entidades do sistema social de proteção, deve considerar a avaliação de todas as alegações de eventuais abusos/negligência e pela promoção de estratégias/metodologias de intervenção que visem fomentar o bem-estar e a segurança das crianças e jovens. Espaço de excelência para o desenvolvimento de crianças e jovens, a Escola é o local onde os diferentes profissionais têm uma responsabilidade acrescida, em matéria de proteção, pois as crianças desenvolvem com eles laços de confiança. Deste entendimento, nasceu uma ação de formação para Professores, com o objetivo de entender melhor o papel da Escola como contexto de promoção e proteção de crianças e jovens em risco. Neste artigo, após caraterizar a realidade portuguesa e debater esta problemática, mobilizando contributos teóricos pertinentes, apresentam-se as reflexões dos intervenientes, a partir da análise de conteúdo proveniente de um grupo focal de participantes. Pretende-se equacionar o papel da Escola como entidade competente em matéria de infância e juventude, ao nível das considerações teóricas e jurídicolegais, e as faces da interação com o sistema de proteção. Procura-se, ainda, reunir evidências que ajudem a sublinhar a importância do papel dos diferentes agentes, em contexto escolar, na problemática de crianças e jovens em risco e na prevenção/denúncia de maus tratos infantis.
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