Textos e contextos educativos que promovem aprendizagem: optimização de um modelo de prática pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais,Ana Maria
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Neves,Isabel Pestana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872009000100002
Resumo: Ao longo de vinte anos de investigação, temos procurado respostas para o problema de melhorar a aprendizagem dos alunos, particularmente dos desfavorecidos, sem diminuir o nível de exigência conceptual. A investigação tem-se focado em diversos contextos: contextos de aprendizagem na família e na escola, contextos de formação de professores e contextos de construção de programas e manuais escolares. De forma a dirigir a investigação e a analisar os resultados, temos construído modelos específicos. Aproximações sucessivas conduziram a um modelo que conceptualiza uma prática pedagógica que parece ter o potencial para levar os alunos ao sucesso na escola, diminuindo o fosso entre alunos socialmente diferenciados. Os estudos têm tido como enquadramento conceptual fundamental a teoria do discurso pedagógico de Bernstein. Neste artigo pretende-se apresentar o modelo e descrever as suas características, mostrar a forma como ele tem sido usado e discutir a sua optimização. Um novo modelo teórico, derivado dessa optimização, será testado em investigação futura.
id RCAP_3199de0600ec70aca8e26319a2352a4e
oai_identifier_str oai:scielo:S0871-91872009000100002
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Textos e contextos educativos que promovem aprendizagem: optimização de um modelo de prática pedagógicaPrática pedagógicaAprendizagem dos alunosContextos sociaisAo longo de vinte anos de investigação, temos procurado respostas para o problema de melhorar a aprendizagem dos alunos, particularmente dos desfavorecidos, sem diminuir o nível de exigência conceptual. A investigação tem-se focado em diversos contextos: contextos de aprendizagem na família e na escola, contextos de formação de professores e contextos de construção de programas e manuais escolares. De forma a dirigir a investigação e a analisar os resultados, temos construído modelos específicos. Aproximações sucessivas conduziram a um modelo que conceptualiza uma prática pedagógica que parece ter o potencial para levar os alunos ao sucesso na escola, diminuindo o fosso entre alunos socialmente diferenciados. Os estudos têm tido como enquadramento conceptual fundamental a teoria do discurso pedagógico de Bernstein. Neste artigo pretende-se apresentar o modelo e descrever as suas características, mostrar a forma como ele tem sido usado e discutir a sua optimização. Um novo modelo teórico, derivado dessa optimização, será testado em investigação futura.Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho2009-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872009000100002Revista Portuguesa de Educação v.22 n.1 2009reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872009000100002Morais,Ana MariaNeves,Isabel Pestanainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:03:44Zoai:scielo:S0871-91872009000100002Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:18:16.728718Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Textos e contextos educativos que promovem aprendizagem: optimização de um modelo de prática pedagógica
title Textos e contextos educativos que promovem aprendizagem: optimização de um modelo de prática pedagógica
spellingShingle Textos e contextos educativos que promovem aprendizagem: optimização de um modelo de prática pedagógica
Morais,Ana Maria
Prática pedagógica
Aprendizagem dos alunos
Contextos sociais
title_short Textos e contextos educativos que promovem aprendizagem: optimização de um modelo de prática pedagógica
title_full Textos e contextos educativos que promovem aprendizagem: optimização de um modelo de prática pedagógica
title_fullStr Textos e contextos educativos que promovem aprendizagem: optimização de um modelo de prática pedagógica
title_full_unstemmed Textos e contextos educativos que promovem aprendizagem: optimização de um modelo de prática pedagógica
title_sort Textos e contextos educativos que promovem aprendizagem: optimização de um modelo de prática pedagógica
author Morais,Ana Maria
author_facet Morais,Ana Maria
Neves,Isabel Pestana
author_role author
author2 Neves,Isabel Pestana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais,Ana Maria
Neves,Isabel Pestana
dc.subject.por.fl_str_mv Prática pedagógica
Aprendizagem dos alunos
Contextos sociais
topic Prática pedagógica
Aprendizagem dos alunos
Contextos sociais
description Ao longo de vinte anos de investigação, temos procurado respostas para o problema de melhorar a aprendizagem dos alunos, particularmente dos desfavorecidos, sem diminuir o nível de exigência conceptual. A investigação tem-se focado em diversos contextos: contextos de aprendizagem na família e na escola, contextos de formação de professores e contextos de construção de programas e manuais escolares. De forma a dirigir a investigação e a analisar os resultados, temos construído modelos específicos. Aproximações sucessivas conduziram a um modelo que conceptualiza uma prática pedagógica que parece ter o potencial para levar os alunos ao sucesso na escola, diminuindo o fosso entre alunos socialmente diferenciados. Os estudos têm tido como enquadramento conceptual fundamental a teoria do discurso pedagógico de Bernstein. Neste artigo pretende-se apresentar o modelo e descrever as suas características, mostrar a forma como ele tem sido usado e discutir a sua optimização. Um novo modelo teórico, derivado dessa optimização, será testado em investigação futura.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872009000100002
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872009000100002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872009000100002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv Revista Portuguesa de Educação v.22 n.1 2009
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137274416332800