Employer branding na atração e retenção de talento : uma revisão da literatura
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/30453 |
Resumo: | O mercado de trabalho está a tornar-se cada vez mais competitivo. Nos últimos anos, a atração e a retenção de talento, bem como, o Employer Branding (EB) têm emergido como prioridades para as organizações, verificando-se um crescente interesse e necessidade de realização de investigação neste âmbito. As questões de investigação deste estudo prendem-se com compreender a importância que o Employer Branding pode ter para potenciar a atração e retenção de talento nas organizações e quais as práticas utilizadas pelas empresas. A metodologia utilizada foi a revisão narrativa da literatura. A partir da investigação anteriormente realizada, de exemplos e de casos práticos pretendeu-se compreender os conhecimentos existentes, interpretar e analisar criticamente os mesmos. A literatura revista indica que o Employer Branding desempenha um papel importante na atração e na permanência dos indivíduos. Além disso, apesar do EB e as suas práticas variarem, devendo ser adaptadas ao contexto das organizações, existem algumas estratégias que se destacam como a promoção do relacionamento entre as empresas e as Universidades, bem como, a oferta de oportunidades de formação e desenvolvimento profissional. O trabalho desenvolvido fornece aos profissionais envolvidos na gestão de pessoas e às empresas uma perspetiva holística e teórica que pode orientar a implementação do EB, assim como, a seleção das práticas de atração e retenção de talento mais adequadas. Por último, são referidas as limitações e sugeridas investigações adicionais relativas às temáticas, práticas e resultados concretos obtidos para as empresas. Este estudo sistematizou a investigação existente e acrescenta para literatura disponível, contribuindo para uma compreensão dos temas. . |
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Employer branding na atração e retenção de talento : uma revisão da literaturaTalentoAtraçãoRetenção e employer brandingTalentAttractionRetention and employer brandingDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoO mercado de trabalho está a tornar-se cada vez mais competitivo. Nos últimos anos, a atração e a retenção de talento, bem como, o Employer Branding (EB) têm emergido como prioridades para as organizações, verificando-se um crescente interesse e necessidade de realização de investigação neste âmbito. As questões de investigação deste estudo prendem-se com compreender a importância que o Employer Branding pode ter para potenciar a atração e retenção de talento nas organizações e quais as práticas utilizadas pelas empresas. A metodologia utilizada foi a revisão narrativa da literatura. A partir da investigação anteriormente realizada, de exemplos e de casos práticos pretendeu-se compreender os conhecimentos existentes, interpretar e analisar criticamente os mesmos. A literatura revista indica que o Employer Branding desempenha um papel importante na atração e na permanência dos indivíduos. Além disso, apesar do EB e as suas práticas variarem, devendo ser adaptadas ao contexto das organizações, existem algumas estratégias que se destacam como a promoção do relacionamento entre as empresas e as Universidades, bem como, a oferta de oportunidades de formação e desenvolvimento profissional. O trabalho desenvolvido fornece aos profissionais envolvidos na gestão de pessoas e às empresas uma perspetiva holística e teórica que pode orientar a implementação do EB, assim como, a seleção das práticas de atração e retenção de talento mais adequadas. Por último, são referidas as limitações e sugeridas investigações adicionais relativas às temáticas, práticas e resultados concretos obtidos para as empresas. Este estudo sistematizou a investigação existente e acrescenta para literatura disponível, contribuindo para uma compreensão dos temas. .The labor market is becoming increasingly competitive. In recent years, the attraction and retention of talent, as well as, Employer Branding (EB) have emerged as priorities for organizations, with growing interest and need for research in this area. The research questions of this study aim to understand the importance that Employer Branding can have to enhance the attraction and retention of talent in organizations and the practices used by companies. The methodology used was the narrative literature review. From the previous research, examples and practical cases, it was intended to understand the existing knowledge, interpret and critically analyze it. The revised literature indicates that Employer Branding plays an important role in attracting and retaining individuals. In addition, although EB and its practices vary and should be adapted to the context of organizations, there are some strategies that stand out, such as promoting the relationship between companies and universities, as well as, offering opportunities for professional training and development. The developed work provides professionals involved in managing people and companies with a holistic and theoretical perspective that can guide the implementation of EB, as well as, the selection of the most appropriate talent attraction and retention practices. Finally, the limitations are mentioned and further research on the themes, practical and concrete results obtained for the companies is suggested. This study systematized the existing research and adds to the available literature, contributing to an understanding of the developed themes.Tavares, Marisa Fernanda FigueiredoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaPereira, Isabel Azevedo da Costa2020-04-29T11:32:57Z2019-12-1120192019-12-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/30453TID:202468194porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:35:56Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/30453Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:24:28.357484Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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