Employer branding na atração e retenção de talento : uma revisão da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Isabel Azevedo da Costa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/30453
Resumo: O mercado de trabalho está a tornar-se cada vez mais competitivo. Nos últimos anos, a atração e a retenção de talento, bem como, o Employer Branding (EB) têm emergido como prioridades para as organizações, verificando-se um crescente interesse e necessidade de realização de investigação neste âmbito. As questões de investigação deste estudo prendem-se com compreender a importância que o Employer Branding pode ter para potenciar a atração e retenção de talento nas organizações e quais as práticas utilizadas pelas empresas. A metodologia utilizada foi a revisão narrativa da literatura. A partir da investigação anteriormente realizada, de exemplos e de casos práticos pretendeu-se compreender os conhecimentos existentes, interpretar e analisar criticamente os mesmos. A literatura revista indica que o Employer Branding desempenha um papel importante na atração e na permanência dos indivíduos. Além disso, apesar do EB e as suas práticas variarem, devendo ser adaptadas ao contexto das organizações, existem algumas estratégias que se destacam como a promoção do relacionamento entre as empresas e as Universidades, bem como, a oferta de oportunidades de formação e desenvolvimento profissional. O trabalho desenvolvido fornece aos profissionais envolvidos na gestão de pessoas e às empresas uma perspetiva holística e teórica que pode orientar a implementação do EB, assim como, a seleção das práticas de atração e retenção de talento mais adequadas. Por último, são referidas as limitações e sugeridas investigações adicionais relativas às temáticas, práticas e resultados concretos obtidos para as empresas. Este estudo sistematizou a investigação existente e acrescenta para literatura disponível, contribuindo para uma compreensão dos temas. .
id RCAP_319ee0923c3d162e8c2f9053726c5beb
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/30453
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Employer branding na atração e retenção de talento : uma revisão da literaturaTalentoAtraçãoRetenção e employer brandingTalentAttractionRetention and employer brandingDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoO mercado de trabalho está a tornar-se cada vez mais competitivo. Nos últimos anos, a atração e a retenção de talento, bem como, o Employer Branding (EB) têm emergido como prioridades para as organizações, verificando-se um crescente interesse e necessidade de realização de investigação neste âmbito. As questões de investigação deste estudo prendem-se com compreender a importância que o Employer Branding pode ter para potenciar a atração e retenção de talento nas organizações e quais as práticas utilizadas pelas empresas. A metodologia utilizada foi a revisão narrativa da literatura. A partir da investigação anteriormente realizada, de exemplos e de casos práticos pretendeu-se compreender os conhecimentos existentes, interpretar e analisar criticamente os mesmos. A literatura revista indica que o Employer Branding desempenha um papel importante na atração e na permanência dos indivíduos. Além disso, apesar do EB e as suas práticas variarem, devendo ser adaptadas ao contexto das organizações, existem algumas estratégias que se destacam como a promoção do relacionamento entre as empresas e as Universidades, bem como, a oferta de oportunidades de formação e desenvolvimento profissional. O trabalho desenvolvido fornece aos profissionais envolvidos na gestão de pessoas e às empresas uma perspetiva holística e teórica que pode orientar a implementação do EB, assim como, a seleção das práticas de atração e retenção de talento mais adequadas. Por último, são referidas as limitações e sugeridas investigações adicionais relativas às temáticas, práticas e resultados concretos obtidos para as empresas. Este estudo sistematizou a investigação existente e acrescenta para literatura disponível, contribuindo para uma compreensão dos temas. .The labor market is becoming increasingly competitive. In recent years, the attraction and retention of talent, as well as, Employer Branding (EB) have emerged as priorities for organizations, with growing interest and need for research in this area. The research questions of this study aim to understand the importance that Employer Branding can have to enhance the attraction and retention of talent in organizations and the practices used by companies. The methodology used was the narrative literature review. From the previous research, examples and practical cases, it was intended to understand the existing knowledge, interpret and critically analyze it. The revised literature indicates that Employer Branding plays an important role in attracting and retaining individuals. In addition, although EB and its practices vary and should be adapted to the context of organizations, there are some strategies that stand out, such as promoting the relationship between companies and universities, as well as, offering opportunities for professional training and development. The developed work provides professionals involved in managing people and companies with a holistic and theoretical perspective that can guide the implementation of EB, as well as, the selection of the most appropriate talent attraction and retention practices. Finally, the limitations are mentioned and further research on the themes, practical and concrete results obtained for the companies is suggested. This study systematized the existing research and adds to the available literature, contributing to an understanding of the developed themes.Tavares, Marisa Fernanda FigueiredoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaPereira, Isabel Azevedo da Costa2020-04-29T11:32:57Z2019-12-1120192019-12-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/30453TID:202468194porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:35:56Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/30453Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:24:28.357484Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Employer branding na atração e retenção de talento : uma revisão da literatura
title Employer branding na atração e retenção de talento : uma revisão da literatura
spellingShingle Employer branding na atração e retenção de talento : uma revisão da literatura
Pereira, Isabel Azevedo da Costa
Talento
Atração
Retenção e employer branding
Talent
Attraction
Retention and employer branding
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Employer branding na atração e retenção de talento : uma revisão da literatura
title_full Employer branding na atração e retenção de talento : uma revisão da literatura
title_fullStr Employer branding na atração e retenção de talento : uma revisão da literatura
title_full_unstemmed Employer branding na atração e retenção de talento : uma revisão da literatura
title_sort Employer branding na atração e retenção de talento : uma revisão da literatura
author Pereira, Isabel Azevedo da Costa
author_facet Pereira, Isabel Azevedo da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tavares, Marisa Fernanda Figueiredo
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Isabel Azevedo da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Talento
Atração
Retenção e employer branding
Talent
Attraction
Retention and employer branding
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Talento
Atração
Retenção e employer branding
Talent
Attraction
Retention and employer branding
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description O mercado de trabalho está a tornar-se cada vez mais competitivo. Nos últimos anos, a atração e a retenção de talento, bem como, o Employer Branding (EB) têm emergido como prioridades para as organizações, verificando-se um crescente interesse e necessidade de realização de investigação neste âmbito. As questões de investigação deste estudo prendem-se com compreender a importância que o Employer Branding pode ter para potenciar a atração e retenção de talento nas organizações e quais as práticas utilizadas pelas empresas. A metodologia utilizada foi a revisão narrativa da literatura. A partir da investigação anteriormente realizada, de exemplos e de casos práticos pretendeu-se compreender os conhecimentos existentes, interpretar e analisar criticamente os mesmos. A literatura revista indica que o Employer Branding desempenha um papel importante na atração e na permanência dos indivíduos. Além disso, apesar do EB e as suas práticas variarem, devendo ser adaptadas ao contexto das organizações, existem algumas estratégias que se destacam como a promoção do relacionamento entre as empresas e as Universidades, bem como, a oferta de oportunidades de formação e desenvolvimento profissional. O trabalho desenvolvido fornece aos profissionais envolvidos na gestão de pessoas e às empresas uma perspetiva holística e teórica que pode orientar a implementação do EB, assim como, a seleção das práticas de atração e retenção de talento mais adequadas. Por último, são referidas as limitações e sugeridas investigações adicionais relativas às temáticas, práticas e resultados concretos obtidos para as empresas. Este estudo sistematizou a investigação existente e acrescenta para literatura disponível, contribuindo para uma compreensão dos temas. .
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-11
2019
2019-12-11T00:00:00Z
2020-04-29T11:32:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/30453
TID:202468194
url http://hdl.handle.net/10400.14/30453
identifier_str_mv TID:202468194
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131955682344960