Entre miniatura e magnitude: um caminho percorrido através da ópera
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/141005 |
Resumo: | O presente relatório constitui o resultado do estágio curricular realizado no Teatro do Eléctrico, entre setembro de 2021 e fevereiro de 2022, enquadrado na componente não letiva do Mestrado em Artes Cénicas da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Para além de apresentar a entidade de estágio e as atividades desenvolvidas durante o mesmo, utiliza os espetáculos O Anel do Unicórnio, uma Ópera em miniatura e Cortes de Júpiter como exemplos para uma reflexão acerca da produção de ópera na contemporaneidade, tendo em conta os conceitos de paródia e adaptação descritos por Linda Hutcheon, bem como a “obra de arte total” de Richard Wagner. |
id |
RCAP_31aeaa1c37f07174ba7c3444e8aa65a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/141005 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Entre miniatura e magnitude: um caminho percorrido através da óperaProduçãoTeatroMúsicaÓperaAdaptaçãoParódiaObra de Arte TotalContemporaneidadeProductionTheatreMusicOperaAdaptationParodyTotal Work of ArtContemporaneityDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoO presente relatório constitui o resultado do estágio curricular realizado no Teatro do Eléctrico, entre setembro de 2021 e fevereiro de 2022, enquadrado na componente não letiva do Mestrado em Artes Cénicas da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Para além de apresentar a entidade de estágio e as atividades desenvolvidas durante o mesmo, utiliza os espetáculos O Anel do Unicórnio, uma Ópera em miniatura e Cortes de Júpiter como exemplos para uma reflexão acerca da produção de ópera na contemporaneidade, tendo em conta os conceitos de paródia e adaptação descritos por Linda Hutcheon, bem como a “obra de arte total” de Richard Wagner.This report is the outcome of the curricular internship held at Teatro do Eléctrico, between September 2021 and February 2022, included in the non-teaching component of the Masters in Performing Arts at NOVA School of Social Sciences and Humanities. In addition to introducing the internship's entity, as well as the activities developed during the same, it uses O Anel do Unicórnio, uma Ópera em miniatura and Cortes de Júpiter as examples for a reflection regarding the production of opera in contemporaneity, taking into account the concepts of parody and adaptation as described by Linda Hutcheon and Richard Wagner’s “total work of art”.Cachopo, João Pedro de Bastos GonçalvesRUNCaramalho, Eliana Raquel Lima2022-06-29T16:16:27Z2022-05-062022-03-242022-05-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/141005TID:203019334porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:18:18Zoai:run.unl.pt:10362/141005Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:49:53.412377Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entre miniatura e magnitude: um caminho percorrido através da ópera |
title |
Entre miniatura e magnitude: um caminho percorrido através da ópera |
spellingShingle |
Entre miniatura e magnitude: um caminho percorrido através da ópera Caramalho, Eliana Raquel Lima Produção Teatro Música Ópera Adaptação Paródia Obra de Arte Total Contemporaneidade Production Theatre Music Opera Adaptation Parody Total Work of Art Contemporaneity Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
title_short |
Entre miniatura e magnitude: um caminho percorrido através da ópera |
title_full |
Entre miniatura e magnitude: um caminho percorrido através da ópera |
title_fullStr |
Entre miniatura e magnitude: um caminho percorrido através da ópera |
title_full_unstemmed |
Entre miniatura e magnitude: um caminho percorrido através da ópera |
title_sort |
Entre miniatura e magnitude: um caminho percorrido através da ópera |
author |
Caramalho, Eliana Raquel Lima |
author_facet |
Caramalho, Eliana Raquel Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cachopo, João Pedro de Bastos Gonçalves RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caramalho, Eliana Raquel Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Produção Teatro Música Ópera Adaptação Paródia Obra de Arte Total Contemporaneidade Production Theatre Music Opera Adaptation Parody Total Work of Art Contemporaneity Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
topic |
Produção Teatro Música Ópera Adaptação Paródia Obra de Arte Total Contemporaneidade Production Theatre Music Opera Adaptation Parody Total Work of Art Contemporaneity Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
description |
O presente relatório constitui o resultado do estágio curricular realizado no Teatro do Eléctrico, entre setembro de 2021 e fevereiro de 2022, enquadrado na componente não letiva do Mestrado em Artes Cénicas da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Para além de apresentar a entidade de estágio e as atividades desenvolvidas durante o mesmo, utiliza os espetáculos O Anel do Unicórnio, uma Ópera em miniatura e Cortes de Júpiter como exemplos para uma reflexão acerca da produção de ópera na contemporaneidade, tendo em conta os conceitos de paródia e adaptação descritos por Linda Hutcheon, bem como a “obra de arte total” de Richard Wagner. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-29T16:16:27Z 2022-05-06 2022-03-24 2022-05-06T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/141005 TID:203019334 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/141005 |
identifier_str_mv |
TID:203019334 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799138096542908416 |