Modelos de aprendizagem na construção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/2552 |
Resumo: | A importância da consideração do efeito de aprendizagem no planeamento das actividades produtivas industriais tem sido objecto de investigação abundante. Recentemente, com o reconhecimento das vantagens da consideração do fenómeno, a investigação estendeuse também ao sector da construção. No entanto, são conhecidas dificuldades de aplicação do produto dessa análise em especial no tocante ao modelo matemático a adoptar para a curva de aprendizagem. Neste trabalho, faz-se uma descrição dos modelos matemáticos mais utilizados para a modelação da aprendizagem e é apresentado um estudo que aponta para uma melhor correlação do modelo cúbico (logx, y) com a informação conhecida e para uma melhor previsão do modelo linear (logx, logy) de desempenhos futuros. |
id |
RCAP_31b86b01cad8cbf73870042f03d450c3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/2552 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Modelos de aprendizagem na construçãoA importância da consideração do efeito de aprendizagem no planeamento das actividades produtivas industriais tem sido objecto de investigação abundante. Recentemente, com o reconhecimento das vantagens da consideração do fenómeno, a investigação estendeuse também ao sector da construção. No entanto, são conhecidas dificuldades de aplicação do produto dessa análise em especial no tocante ao modelo matemático a adoptar para a curva de aprendizagem. Neste trabalho, faz-se uma descrição dos modelos matemáticos mais utilizados para a modelação da aprendizagem e é apresentado um estudo que aponta para uma melhor correlação do modelo cúbico (logx, y) com a informação conhecida e para uma melhor previsão do modelo linear (logx, logy) de desempenhos futuros.Universidade do Minho. Departamento de Engenharia Civil (DEC)Universidade do MinhoCouto, J. PedroTeixeira, José M. Cardoso2004-012004-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/2552por"Engenharia Civil". ISSN 0873-1152. 19 (Jan. 2004). p. 19-29.0873-1152info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:42:07Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/2552Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:39:17.212148Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelos de aprendizagem na construção |
title |
Modelos de aprendizagem na construção |
spellingShingle |
Modelos de aprendizagem na construção Couto, J. Pedro |
title_short |
Modelos de aprendizagem na construção |
title_full |
Modelos de aprendizagem na construção |
title_fullStr |
Modelos de aprendizagem na construção |
title_full_unstemmed |
Modelos de aprendizagem na construção |
title_sort |
Modelos de aprendizagem na construção |
author |
Couto, J. Pedro |
author_facet |
Couto, J. Pedro Teixeira, José M. Cardoso |
author_role |
author |
author2 |
Teixeira, José M. Cardoso |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Couto, J. Pedro Teixeira, José M. Cardoso |
description |
A importância da consideração do efeito de aprendizagem no planeamento das actividades produtivas industriais tem sido objecto de investigação abundante. Recentemente, com o reconhecimento das vantagens da consideração do fenómeno, a investigação estendeuse também ao sector da construção. No entanto, são conhecidas dificuldades de aplicação do produto dessa análise em especial no tocante ao modelo matemático a adoptar para a curva de aprendizagem. Neste trabalho, faz-se uma descrição dos modelos matemáticos mais utilizados para a modelação da aprendizagem e é apresentado um estudo que aponta para uma melhor correlação do modelo cúbico (logx, y) com a informação conhecida e para uma melhor previsão do modelo linear (logx, logy) de desempenhos futuros. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-01 2004-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/2552 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/2552 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
"Engenharia Civil". ISSN 0873-1152. 19 (Jan. 2004). p. 19-29. 0873-1152 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho. Departamento de Engenharia Civil (DEC) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho. Departamento de Engenharia Civil (DEC) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132933349441536 |