Conhecimentos dos professores do ensino regular sobre a Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Carla Sofia
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25754/pjp.2013.2929
Resumo: Introdução: A Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA) é uma perturbação neurocomportamental que se caracteriza pela hiperatividade, impulsividade e défice de atenção, e que afeta principalmente crianças em idade escolar. O objetivo deste estudo é aferir se os professores do ensino regular estão dotados de estratégias de intervenção adequadas para lidarem com os comportamentos disruptivos dos alunos com PHDA. Métodos: O estudo decorreu em duas escolas secundárias da ilha da Madeira (Portugal), uma numa zona mais rural da ilha e outra localizada no centro da cidade do Funchal. A obtenção de dados foi feita pela aplicação de um questionário, a um total de 193 professores. Resultados: Verificou-se que os professores inquiridos aplicam medidas de intervenção adequadas para lidarem com os comportamentos dos alunos com PHDA em 78% das vezes, principalmente os que têm mais tempo de serviço. No entanto, consideram ser fundamental a formação de professores sobre PHDA. Conclusões: Na generalidade, os professores sabem como agir perante os comportamentos disruptivos dos alunos com PHDA, sendo a experiência de ensino um fator importante no momento de escolher as melhores estratégias de intervenção. A obtenção de formação foi considerada necessária como veículo para a melhoria da prática educativa junto de alunos com PHDA.
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spelling Conhecimentos dos professores do ensino regular sobre a Perturbação de Hiperatividade com Défice de AtençãoConhecimentos dos professores do ensino regular sobre a Perturbação de Hiperatividade com Défice de AtençãoOriginal articlesIntrodução: A Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA) é uma perturbação neurocomportamental que se caracteriza pela hiperatividade, impulsividade e défice de atenção, e que afeta principalmente crianças em idade escolar. O objetivo deste estudo é aferir se os professores do ensino regular estão dotados de estratégias de intervenção adequadas para lidarem com os comportamentos disruptivos dos alunos com PHDA. Métodos: O estudo decorreu em duas escolas secundárias da ilha da Madeira (Portugal), uma numa zona mais rural da ilha e outra localizada no centro da cidade do Funchal. A obtenção de dados foi feita pela aplicação de um questionário, a um total de 193 professores. Resultados: Verificou-se que os professores inquiridos aplicam medidas de intervenção adequadas para lidarem com os comportamentos dos alunos com PHDA em 78% das vezes, principalmente os que têm mais tempo de serviço. No entanto, consideram ser fundamental a formação de professores sobre PHDA. Conclusões: Na generalidade, os professores sabem como agir perante os comportamentos disruptivos dos alunos com PHDA, sendo a experiência de ensino um fator importante no momento de escolher as melhores estratégias de intervenção. A obtenção de formação foi considerada necessária como veículo para a melhoria da prática educativa junto de alunos com PHDA.Introdução: A Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA) é uma perturbação neurocomportamental que se caracteriza pela hiperatividade, impulsividade e défice de atenção, e que afeta principalmente crianças em idade escolar (1). O objetivo deste estudo é aferir se os professores do ensino regular estão dotados de estratégias de intervenção adequadas para lidarem com os comportamentos disruptivos dos alunos com PHDA. Métodos e Resultados: O estudo decorreu em duas escolas secundárias da ilha da Madeira (Portugal) - uma numa zona mais rural da ilha e outra localizada no centro da cidade do Funchal. A obtenção de dados foi feita pela aplicação de um questionário, a um total de 193 professores. Verificou-se que os professores inquiridos aplicam medidas de intervenção adequadas para lidarem com os comportamentos dos alunos com PHDA em 78% das vezes, principalmente os que têm mais tempo de serviço. 89,1% dos inquiridos considerou ser fundamental a formação de professores sobre PHDA. Conclusões: Concluiu-se que, na generalidade, os professores sabem como agir perante os comportamentos disruptivos dos alunos com PHDA, sendo a experiência de ensino um fator importante no momento de escolher as melhores estratégias de intervenção. A obtenção de formação foi considerada necessária como veículo para a melhoria da prática educativa junto de alunos com PHDA. Palavras-Chave: PHDA, comportamentos disruptivos, estratégias de intervenção, professores.Sociedade Portuguesa de Pediatria2013-11-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25754/pjp.2013.2929por2184-44532184-3333Rodrigues, Carla Sofiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T02:53:43Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/2929Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:24:02.354575Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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