Preferências dos Millenials na escolha de emprego : PME’s versus grandes empresas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Marta Inácio dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/22703
Resumo: Mestrado Bolonha em Ciências Empresariais
id RCAP_31c46dea5da8c34a75669a19b2620457
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/22703
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Preferências dos Millenials na escolha de emprego : PME’s versus grandes empresasGeraçõesMillenialsMercado de TrabalhoPreferênciasPME’sRecompensas FinanceirasCondições de TrabalhoAmbiente SocialGenerationsLabor MarketPreferencesSMEFinancial RewardsWorking ConditionsSocial EnvironmentMestrado Bolonha em Ciências EmpresariaisEste trabalho final de mestrado apresenta dois objetivos principais: perceber as motivações dos Millenials na escolha de emprego, entre recompensas financeiras, condições de trabalho e ambiente social; e compreender as perceções desta geração quanto à importância da dimensão das organizações presentes no mercado de trabalho português. Com suporte na literatura existente sobre as gerações presentes no mercado laboral, os atributos preferenciais na procura de emprego e o impacto da dimensão das organizações na escolha de emprego, procurou compreender-se quais os atributos prioritários na escolha do trabalho ideal pelos Millenials, e relacionar essas preferências com a dimensão das organizações e a sua capacidade para satisfazer as exigências planeadas. Foi utilizada uma amostra de 275 pessoas das diversas gerações presentes no mercado laboral português, com idades compreendidas entre os 19 e os 70 anos. Através do SPSS (Statistical Package for the Social Sciences), foram analisados os dados e testadas as hipóteses de investigação, fundamentadas na literatura existente, aproveitando também para comparar os resultados entre as diferentes gerações. Este estudo permitiu concluir que os Millenials dão maior importância às recompensas financeiras do emprego e que acreditam que estas serão mais facilmente correspondidas em grandes organizações; e percebeu-se que os Millenials consideram as grandes organizações como escolha ideal na procura de emprego. Foi também possível compreender que se está a viver uma inversão de tendências quanto à perceção do papel do trabalho na vida, e que o impacto do emprego e a exigência de condições se estão a alterar, verificando-se novas preferências e prioridades na escolha de emprego pelas gerações mais novas face às gerações mais velhas presentes no mercado de trabalho português.This master's final work has two main goals: to understand the Millennials motivations in job search, related to financial rewards, working conditions and social environment, and to understand the perceptions of this generation regarding the size of organizations in the Portuguese labor market. Based on the existing literature, the preferential attributes in job search and the impact of the size of organizations in the choice of employment, we sought to understand which are the priority attributes in the choice of the ideal job by Millenials and relate these preferences to the size of organizations and their ability to meet planned the requirements. It was used a sample of 275 people from different generations present in the Portuguese labor market, aged between 19 and 70 years, was used. Through SPSS (Statistical Package for the Social Sciences), the data were analyzed and the research hypotheses were tested, based on the existing literature, also taking opportunity to compare the results between generations. This study allowed us to conclude that Millennials attach greater importance to the financial rewards of employment and believe that these will be more easily matched in large organizations. It was also felt that the Millenials consider large organizations to be the ideal choice when looking for a job. It was also possible to understand that there is an inversion of trends and mentalities regarding the perception of the role of work in life, and that the impact of employment and the demand for conditions are changing, with new preferences and priorities in the choice of employment by the younger generations, compared to the older generations, present in the Portuguese labor market.Instituto Superior de Economia e GestãoGomes, JorgeRepositório da Universidade de LisboaReis, Marta Inácio dos2022-06-12T00:30:19Z2021-092021-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/22703porReis, Marta Inácio dos (2021). "Preferências dos Millenials na escolha de emprego : PME’s versus grandes empresas". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:52:15Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/22703Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:07:03.803010Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Preferências dos Millenials na escolha de emprego : PME’s versus grandes empresas
title Preferências dos Millenials na escolha de emprego : PME’s versus grandes empresas
spellingShingle Preferências dos Millenials na escolha de emprego : PME’s versus grandes empresas
Reis, Marta Inácio dos
Gerações
Millenials
Mercado de Trabalho
Preferências
PME’s
Recompensas Financeiras
Condições de Trabalho
Ambiente Social
Generations
Labor Market
Preferences
SME
Financial Rewards
Working Conditions
Social Environment
title_short Preferências dos Millenials na escolha de emprego : PME’s versus grandes empresas
title_full Preferências dos Millenials na escolha de emprego : PME’s versus grandes empresas
title_fullStr Preferências dos Millenials na escolha de emprego : PME’s versus grandes empresas
title_full_unstemmed Preferências dos Millenials na escolha de emprego : PME’s versus grandes empresas
title_sort Preferências dos Millenials na escolha de emprego : PME’s versus grandes empresas
author Reis, Marta Inácio dos
author_facet Reis, Marta Inácio dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, Jorge
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Marta Inácio dos
dc.subject.por.fl_str_mv Gerações
Millenials
Mercado de Trabalho
Preferências
PME’s
Recompensas Financeiras
Condições de Trabalho
Ambiente Social
Generations
Labor Market
Preferences
SME
Financial Rewards
Working Conditions
Social Environment
topic Gerações
Millenials
Mercado de Trabalho
Preferências
PME’s
Recompensas Financeiras
Condições de Trabalho
Ambiente Social
Generations
Labor Market
Preferences
SME
Financial Rewards
Working Conditions
Social Environment
description Mestrado Bolonha em Ciências Empresariais
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09
2021-09-01T00:00:00Z
2022-06-12T00:30:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/22703
url http://hdl.handle.net/10400.5/22703
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Reis, Marta Inácio dos (2021). "Preferências dos Millenials na escolha de emprego : PME’s versus grandes empresas". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131163813478400