A imagem estética na contemporaneidade - de Walter Benjamin ao Instagram

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Francisco Barahona Simões Amado
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/82085
Resumo: Esta dissertação, no âmbito académico do mestrado em Ciências da Comunicação – especialização em Comunicação e Artes, desenvolve um pouco do que é a imagem na sociedade contemporânea. Tendo o seu apogeu no Instagram, o tratamento da imagem nesta dissertação percorre um caminho construtivo e enfático que vai da conceção das imagens estéticas em Walter Benjamin, passando pela ocorrência da imagem técnica (integrada no surgimento da fotografia), seguindo para incisões paradigmáticas que remetem para o capitalismo na época moderna, prosseguindo um traço contínuo para dissecar a emergência de novos meios de comunicação (internet) através da perspetiva crítica de artistas e autores como Lev Manovich e Hito Steyerl. Ao finalmente chegar à esfera da social media, a abordagem é feita utilizando o caso prático de Amalia Ulman, uma artista contemporânea que realizou uma performance ao longo de cinco meses exclusivamente no Instagram.
id RCAP_31d67494ff579985dd84535c19b7346d
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/82085
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A imagem estética na contemporaneidade - de Walter Benjamin ao InstagramImagemTécnicaEstéticaReprodutibilidadeContemporâneoInternetSocial mediaImageTechnicalAestheticReproducibilityContemporaryDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoEsta dissertação, no âmbito académico do mestrado em Ciências da Comunicação – especialização em Comunicação e Artes, desenvolve um pouco do que é a imagem na sociedade contemporânea. Tendo o seu apogeu no Instagram, o tratamento da imagem nesta dissertação percorre um caminho construtivo e enfático que vai da conceção das imagens estéticas em Walter Benjamin, passando pela ocorrência da imagem técnica (integrada no surgimento da fotografia), seguindo para incisões paradigmáticas que remetem para o capitalismo na época moderna, prosseguindo um traço contínuo para dissecar a emergência de novos meios de comunicação (internet) através da perspetiva crítica de artistas e autores como Lev Manovich e Hito Steyerl. Ao finalmente chegar à esfera da social media, a abordagem é feita utilizando o caso prático de Amalia Ulman, uma artista contemporânea que realizou uma performance ao longo de cinco meses exclusivamente no Instagram.This Master Thesis, within the academic ambit of a Master’s degree in Sciences of Communication – specialization in Communication and Arts, develops a bit of what image means in the contemporary society. With its peak at Instagram, the treatment of image in this thesis runs a constructive and emphatic path, which goes from Walter Benjamin’s conception of aesthetic images, through technical image (emergence of photography), followed by paradigmatic incisions referring to capitalism in modern times and proceeds to dissect the increase of new communication means (media, internet) through the critical perspective of artists and authors such as Lev Manovich and Hito Steyerl. Reaching the sphere of social media, the approach is made using the practical case of Amalia Ulman, a contemporary artist who conducted a five-month long performance on Instagram.Miranda, José Bragança deRUNFranco, Francisco Barahona Simões Amado2022-07-24T00:30:38Z2019-07-242019-09-152019-07-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/82085TID:202283976porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:36:29Zoai:run.unl.pt:10362/82085Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:36:09.586631Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A imagem estética na contemporaneidade - de Walter Benjamin ao Instagram
title A imagem estética na contemporaneidade - de Walter Benjamin ao Instagram
spellingShingle A imagem estética na contemporaneidade - de Walter Benjamin ao Instagram
Franco, Francisco Barahona Simões Amado
Imagem
Técnica
Estética
Reprodutibilidade
Contemporâneo
Internet
Social media
Image
Technical
Aesthetic
Reproducibility
Contemporary
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short A imagem estética na contemporaneidade - de Walter Benjamin ao Instagram
title_full A imagem estética na contemporaneidade - de Walter Benjamin ao Instagram
title_fullStr A imagem estética na contemporaneidade - de Walter Benjamin ao Instagram
title_full_unstemmed A imagem estética na contemporaneidade - de Walter Benjamin ao Instagram
title_sort A imagem estética na contemporaneidade - de Walter Benjamin ao Instagram
author Franco, Francisco Barahona Simões Amado
author_facet Franco, Francisco Barahona Simões Amado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miranda, José Bragança de
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco, Francisco Barahona Simões Amado
dc.subject.por.fl_str_mv Imagem
Técnica
Estética
Reprodutibilidade
Contemporâneo
Internet
Social media
Image
Technical
Aesthetic
Reproducibility
Contemporary
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Imagem
Técnica
Estética
Reprodutibilidade
Contemporâneo
Internet
Social media
Image
Technical
Aesthetic
Reproducibility
Contemporary
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description Esta dissertação, no âmbito académico do mestrado em Ciências da Comunicação – especialização em Comunicação e Artes, desenvolve um pouco do que é a imagem na sociedade contemporânea. Tendo o seu apogeu no Instagram, o tratamento da imagem nesta dissertação percorre um caminho construtivo e enfático que vai da conceção das imagens estéticas em Walter Benjamin, passando pela ocorrência da imagem técnica (integrada no surgimento da fotografia), seguindo para incisões paradigmáticas que remetem para o capitalismo na época moderna, prosseguindo um traço contínuo para dissecar a emergência de novos meios de comunicação (internet) através da perspetiva crítica de artistas e autores como Lev Manovich e Hito Steyerl. Ao finalmente chegar à esfera da social media, a abordagem é feita utilizando o caso prático de Amalia Ulman, uma artista contemporânea que realizou uma performance ao longo de cinco meses exclusivamente no Instagram.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-24
2019-09-15
2019-07-24T00:00:00Z
2022-07-24T00:30:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/82085
TID:202283976
url http://hdl.handle.net/10362/82085
identifier_str_mv TID:202283976
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137981175431168