A Inclusão de Crianças e Jovens em Situação de Vulnerabilidade
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25749/sis.28110 |
Resumo: | A investigação revela uma estreita relação entre a condição de vulnerabilidade das crianças e jovens e uma maior probabilidade de ocorrência de situações de insucesso escolar, de estigma e/ou de exclusão social e escolar. Entende-se por vulnerabilidade o facto de as crianças estarem ou terem estado envolvidas em ocorrências de violência na família ou na escola, quer como vítimas de maus tratos perpetrados pela família, quer no papel de vítimas e/ou de agressores em situações de violência entre pares. Assim, esta contribuição visa debater o tema da inclusão social e escolar de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade , apresentando, numa primeira parte, dados de vários relatórios, nacionais e internacionais, e de investigação que associam a vulnerabilidade das crianças à exclusão escolar; na segunda parte, debatem-se os aspetos da organização escolar e das práticas pedagógicas dos professores que poderão ser facilitadoras da sua inclusão e promotoras da resiliência necessária à superação das adversidades. |
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A Inclusão de Crianças e Jovens em Situação de VulnerabilidadeLa inclusión de Niños y Jóvenes en Situación de VulnerabilidadA Inclusão de Crianças e Jovens em Situação de VulnerabilidadeArticlesA investigação revela uma estreita relação entre a condição de vulnerabilidade das crianças e jovens e uma maior probabilidade de ocorrência de situações de insucesso escolar, de estigma e/ou de exclusão social e escolar. Entende-se por vulnerabilidade o facto de as crianças estarem ou terem estado envolvidas em ocorrências de violência na família ou na escola, quer como vítimas de maus tratos perpetrados pela família, quer no papel de vítimas e/ou de agressores em situações de violência entre pares. Assim, esta contribuição visa debater o tema da inclusão social e escolar de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade , apresentando, numa primeira parte, dados de vários relatórios, nacionais e internacionais, e de investigação que associam a vulnerabilidade das crianças à exclusão escolar; na segunda parte, debatem-se os aspetos da organização escolar e das práticas pedagógicas dos professores que poderão ser facilitadoras da sua inclusão e promotoras da resiliência necessária à superação das adversidades.Research reveals a close relationship between the condition of vulnerability of children/adolescents and a great probability of occurrence of situations of school failure, stigma, and social and school exclusion. Vulnerability is understood here as the fact that children are either involved in violence in the family or at school, as victims of abuse by the family or in the role of victims and/or aggressors in violence between peers. Thus, this article aims first to debate the social inclusion of vulnerable children presenting data from national and international reports as well as from research. In the second part it aims to debate aspects of school policy and teachers’ practices that can facilitate inclusion and promote resilience in these children to face adversities.Las investigaciones revelan una estrecha relación entre la condición de vulnerabilidad de los niños y jóvenes y una mayor probabilidad de ocurrencias de fracaso escolar, estigma y/o exclusión social y escolar. Se entiende por vulnerabilidad el hecho de que los niños estén involucrados en hechos de violencia en la familia o en la escuela, ya sea como víctimas de abuso por parte de la familia, o en el papel de víctimas y/o agresores en situaciones de violencia entre pares. Así, esta contribución tiene como objetivo problematizar, en primero lugar, el tema de la inclusión social de niños en situación de vulnerabilidad, presentando datos de varios informes nacionales y de investigaciones que asocian la vulnerabilidad a la exclusión escolar y, en segundo lugar, discutir aspectos de la organización escolar y prácticas pedagógicas del profesorado que podrían facilitar su inclusión, así como la resiliencia necesaria para superar las adversidades.Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)2023-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25749/sis.28110por2182-96402182-8474Martins, Maria José D.Oliveira , TeresaMarchão, Améliainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-07T08:15:24Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/28110Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:02:42.962129Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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