Desenvolver a aptidão musical : a influência da família

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Luís Miguel Henriques
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/2722
Resumo: Relatório de estágio profissional apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música.
id RCAP_31ee824fbacb48a3042b99dc67ad17a3
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2722
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolver a aptidão musical : a influência da famíliaMúsicaEnsino de músicaAptidão musicalPrática de ensino supervisionadaTestes de aptidãoRelatório de estágio profissional apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música.O presente relatório foi elaborado como parte integrante da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Ensino de Música. Organiza-se como um relato circunstanciado e crítico do estágio de natureza profissional, desenvolvido no decorrer do ano letivo de 2013/2014. Integra um estudo de investigação orientado e construído na unidade curricular de Projeto do Ensino Artístico, refletindo a integração e a aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso. O relatório divide-se em duas partes: na primeira apresentam-se matérias do dossiê de estágio, refletindo as experiências vivenciadas durante a prática de ensino supervisionada, tais como, planificações das aulas lecionadas, caracterizações das turmas, do meio escolar, atividades extracurriculares, comentários e considerações finais. Na segunda parte do relatório é apresentado um estudo de investigação que aborda um tema controverso, como é a questão da aptidão e do talento musical. O objetivo deste estudo é procurar causas que poderão ajudar a compreender a falta de musicalidade encontrada em alguns alunos da classe de conjunto da Academia de Música de Elvas, onde se realizou a investigação. A metodologia de trabalho, de índole qualitativa, passou pelo levantamento, recolha e cruzamento de dados sobre testes de aptidão musical, para os comparar com os resultados obtidos pelos alunos da turma alvo. No final deste estudo, consideramos que houve uma forte correspondência entre os testes de aptidão e os resultados obtidos pelos alunos, e que, o meio em que cada aluno se insere pode ser um fator determinante para a falta de condições ao desenvolvimento musical.Abstract: This report was prepared as part of the subject of Supervised Teaching Practice of the cycle of studies leading to the master's degree in Music Education and is organized as a detailed and critical account of the professional stage, developed throughout the academic year 2013/2014. It includes a research study oriented and built in the subject of Arts Teaching Project, reflecting the integration and application of knowledge acquired throughout the course. The report is divided into two parts. In the first there are materials from the Stage File reflecting the experiences lived during the supervised teaching practice, such as the lesson plans of all the classes, the characterizations of the classes and the school environment, extracurricular activities, comments and concluding remarks. In the second part of the report a research study is presented. It will address a very controversial topic, which is the issue of the musical ability and talent. The objective of this study is to investigate the causes that might explain the lack of musicality found in some students of the whole class ensemble of Elvas Academy of Music where the investigation will be conducted. The methodology, which was qualitative in nature went through the survey, collection and linking of data on musical aptitude tests to compare them with the results obtained by students in the target class. At the end of this study, we considered that there was a strong correlation between the aptitude tests and the results obtained by the students, and that the environment in which each student is inserted can be a determining factor for the lack of conditions to the musical development.Raimundo, José Filomeno MartinsPaixão, Maria de Fátima Carmona Simões daRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoFonseca, Luís Miguel Henriques2015-02-25T12:30:00Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/2722TID:201097605porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:40:47Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2722Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:33:58.485547Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolver a aptidão musical : a influência da família
title Desenvolver a aptidão musical : a influência da família
spellingShingle Desenvolver a aptidão musical : a influência da família
Fonseca, Luís Miguel Henriques
Música
Ensino de música
Aptidão musical
Prática de ensino supervisionada
Testes de aptidão
title_short Desenvolver a aptidão musical : a influência da família
title_full Desenvolver a aptidão musical : a influência da família
title_fullStr Desenvolver a aptidão musical : a influência da família
title_full_unstemmed Desenvolver a aptidão musical : a influência da família
title_sort Desenvolver a aptidão musical : a influência da família
author Fonseca, Luís Miguel Henriques
author_facet Fonseca, Luís Miguel Henriques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Raimundo, José Filomeno Martins
Paixão, Maria de Fátima Carmona Simões da
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Luís Miguel Henriques
dc.subject.por.fl_str_mv Música
Ensino de música
Aptidão musical
Prática de ensino supervisionada
Testes de aptidão
topic Música
Ensino de música
Aptidão musical
Prática de ensino supervisionada
Testes de aptidão
description Relatório de estágio profissional apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2015-02-25T12:30:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/2722
TID:201097605
url http://hdl.handle.net/10400.11/2722
identifier_str_mv TID:201097605
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130800604577792