Serviços Digitais: Qual a relação entre Sobrecarga de Trabalho, Desempenho Individual e Envolvimento no Trabalho?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Diogo Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.24/2318
Resumo: Este trabalho procura analisar qual a relação entre a “Sobrecarga”, “Desempenho Individual” e o “Envolvimento no trabalho” no setor dos Serviços Digitais. Foi desenvolvido um modelo conceptual com base nos conceitos revistos, incluindo a variável independente (Sobrecarga), as variáveis de controlo, a variável mediadora (Envolvimento) e a variável dependente (Desempenho Individual), a partir das quais foram formuladas as hipóteses de investigação. Participaram no estudo 223 profissionais do setor dos serviços digitais. Os dados foram recolhidos através de um questionário disponibilizado através do Google Forms. Os resultados permitiram constatar que das quatro hipóteses formuladas, apenas a primeira não foi empiricamente corroborada, ou seja, a “Sobrecarga” influencia negativamente o “Desempenho Individual” e o “Envolvimento”. Por outro lado, o “Envolvimento” influenciou positivamente o “Desempenho Individual” e mediou totalmente a relação entre a “Sobrecarga” e o “Desempenho Individual”. São discutidas contribuições, limitações do estudo e novas linhas de investigação.
id RCAP_31f562f2ad8a14c4a3d284f52a95a90c
oai_identifier_str oai:repositorio.umaia.pt:10400.24/2318
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Serviços Digitais: Qual a relação entre Sobrecarga de Trabalho, Desempenho Individual e Envolvimento no Trabalho?Sobrecarga de TrabalhoEnvolvimento no TrabalhoEste trabalho procura analisar qual a relação entre a “Sobrecarga”, “Desempenho Individual” e o “Envolvimento no trabalho” no setor dos Serviços Digitais. Foi desenvolvido um modelo conceptual com base nos conceitos revistos, incluindo a variável independente (Sobrecarga), as variáveis de controlo, a variável mediadora (Envolvimento) e a variável dependente (Desempenho Individual), a partir das quais foram formuladas as hipóteses de investigação. Participaram no estudo 223 profissionais do setor dos serviços digitais. Os dados foram recolhidos através de um questionário disponibilizado através do Google Forms. Os resultados permitiram constatar que das quatro hipóteses formuladas, apenas a primeira não foi empiricamente corroborada, ou seja, a “Sobrecarga” influencia negativamente o “Desempenho Individual” e o “Envolvimento”. Por outro lado, o “Envolvimento” influenciou positivamente o “Desempenho Individual” e mediou totalmente a relação entre a “Sobrecarga” e o “Desempenho Individual”. São discutidas contribuições, limitações do estudo e novas linhas de investigação.Repositório Científico da UMAIACosta, Diogo Santos2023-10-17T14:55:51Z2022-092022-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.24/2318porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-21T07:44:18Zoai:repositorio.umaia.pt:10400.24/2318Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:39:14.362588Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Serviços Digitais: Qual a relação entre Sobrecarga de Trabalho, Desempenho Individual e Envolvimento no Trabalho?
title Serviços Digitais: Qual a relação entre Sobrecarga de Trabalho, Desempenho Individual e Envolvimento no Trabalho?
spellingShingle Serviços Digitais: Qual a relação entre Sobrecarga de Trabalho, Desempenho Individual e Envolvimento no Trabalho?
Costa, Diogo Santos
Sobrecarga de Trabalho
Envolvimento no Trabalho
title_short Serviços Digitais: Qual a relação entre Sobrecarga de Trabalho, Desempenho Individual e Envolvimento no Trabalho?
title_full Serviços Digitais: Qual a relação entre Sobrecarga de Trabalho, Desempenho Individual e Envolvimento no Trabalho?
title_fullStr Serviços Digitais: Qual a relação entre Sobrecarga de Trabalho, Desempenho Individual e Envolvimento no Trabalho?
title_full_unstemmed Serviços Digitais: Qual a relação entre Sobrecarga de Trabalho, Desempenho Individual e Envolvimento no Trabalho?
title_sort Serviços Digitais: Qual a relação entre Sobrecarga de Trabalho, Desempenho Individual e Envolvimento no Trabalho?
author Costa, Diogo Santos
author_facet Costa, Diogo Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico da UMAIA
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Diogo Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Sobrecarga de Trabalho
Envolvimento no Trabalho
topic Sobrecarga de Trabalho
Envolvimento no Trabalho
description Este trabalho procura analisar qual a relação entre a “Sobrecarga”, “Desempenho Individual” e o “Envolvimento no trabalho” no setor dos Serviços Digitais. Foi desenvolvido um modelo conceptual com base nos conceitos revistos, incluindo a variável independente (Sobrecarga), as variáveis de controlo, a variável mediadora (Envolvimento) e a variável dependente (Desempenho Individual), a partir das quais foram formuladas as hipóteses de investigação. Participaram no estudo 223 profissionais do setor dos serviços digitais. Os dados foram recolhidos através de um questionário disponibilizado através do Google Forms. Os resultados permitiram constatar que das quatro hipóteses formuladas, apenas a primeira não foi empiricamente corroborada, ou seja, a “Sobrecarga” influencia negativamente o “Desempenho Individual” e o “Envolvimento”. Por outro lado, o “Envolvimento” influenciou positivamente o “Desempenho Individual” e mediou totalmente a relação entre a “Sobrecarga” e o “Desempenho Individual”. São discutidas contribuições, limitações do estudo e novas linhas de investigação.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09
2022-09-01T00:00:00Z
2023-10-17T14:55:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.24/2318
url http://hdl.handle.net/10400.24/2318
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133653157019648