O procedimento de avaliação de impacte ambiental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marinho, David Gaspar
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/1057
Resumo: Esta dissertação pretende analisar, na sua essência, os procedimentos de avaliação de impacte ambiental e avaliação ambiental estratégica. O desenvolvimento e o crescimento económico estão na ordem do dia e as questões ligadas ao ambiente vêm a assumir uma importância cada vez maior tornando-se essencial que o direito do ambiente acompanhe este desenvolvimento e crescimento. Para que ambiente e desenvolvimento andem de mãos dadas, é necessária a criação/desenvolvimento de instrumentos que avaliem estes impactes e tornem esta relação sustentável assim como observados princípios que compõem o direito ambiental, nomeadamente o princípio da prevenção, o princípio da precaução, princípio da correção na fonte e o princípio do poluidor pagador. Analisados os dois principais instrumentos de avaliação ambiental, apresenta-se uma análise de direito comparado - a solução francesa com o “Étude d´impact”. Conclui-se da importância dos dois instrumentos analisados, enfatizando aquele que influi estrategicamente no problema ambiental global.
id RCAP_31f5b9057474d7bdf5e7a730cb0838f2
oai_identifier_str oai:repositorio.uportu.pt:11328/1057
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling O procedimento de avaliação de impacte ambiental.Direito ambientalDesenvolvimento sustentávelAvaliação de impacte ambientalAvaliação ambiental estratégicaEnvironmental lawSustainable developmentEnvironmental impact assessmentStrategic environmental assessmentEsta dissertação pretende analisar, na sua essência, os procedimentos de avaliação de impacte ambiental e avaliação ambiental estratégica. O desenvolvimento e o crescimento económico estão na ordem do dia e as questões ligadas ao ambiente vêm a assumir uma importância cada vez maior tornando-se essencial que o direito do ambiente acompanhe este desenvolvimento e crescimento. Para que ambiente e desenvolvimento andem de mãos dadas, é necessária a criação/desenvolvimento de instrumentos que avaliem estes impactes e tornem esta relação sustentável assim como observados princípios que compõem o direito ambiental, nomeadamente o princípio da prevenção, o princípio da precaução, princípio da correção na fonte e o princípio do poluidor pagador. Analisados os dois principais instrumentos de avaliação ambiental, apresenta-se uma análise de direito comparado - a solução francesa com o “Étude d´impact”. Conclui-se da importância dos dois instrumentos analisados, enfatizando aquele que influi estrategicamente no problema ambiental global.This dissertation aims to analyse, in essence, the environmental impact assessment and the strategic environmental assessment procedures. The development and economic growth are in the order of the day and the issues related to the environment have grown to be increasingly more important and it is essential that environmental law accompanies this development and growth. For environment and development to go hand in hand, it is necessary to create / develop tools to assess these impacts and make this a sustainable relationship and observe principles that make environmental law, including the prevention principle, the precautionary principle, the principle of correction at source and the polluter pays principle. Analysed the two main instruments of environmental assessment, it is presented a comparative law analysis - the French solution with the "Étude d'impact". We conclude with the underscored importance of the two analysed instruments, emphasizing the one that strategically influences in the global environmental problem.2015-03-02T16:50:34Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/1057TID:201168731porCota: TMD 35Marinho, David Gasparinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:09:17ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv O procedimento de avaliação de impacte ambiental.
title O procedimento de avaliação de impacte ambiental.
spellingShingle O procedimento de avaliação de impacte ambiental.
Marinho, David Gaspar
Direito ambiental
Desenvolvimento sustentável
Avaliação de impacte ambiental
Avaliação ambiental estratégica
Environmental law
Sustainable development
Environmental impact assessment
Strategic environmental assessment
title_short O procedimento de avaliação de impacte ambiental.
title_full O procedimento de avaliação de impacte ambiental.
title_fullStr O procedimento de avaliação de impacte ambiental.
title_full_unstemmed O procedimento de avaliação de impacte ambiental.
title_sort O procedimento de avaliação de impacte ambiental.
author Marinho, David Gaspar
author_facet Marinho, David Gaspar
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marinho, David Gaspar
dc.subject.por.fl_str_mv Direito ambiental
Desenvolvimento sustentável
Avaliação de impacte ambiental
Avaliação ambiental estratégica
Environmental law
Sustainable development
Environmental impact assessment
Strategic environmental assessment
topic Direito ambiental
Desenvolvimento sustentável
Avaliação de impacte ambiental
Avaliação ambiental estratégica
Environmental law
Sustainable development
Environmental impact assessment
Strategic environmental assessment
description Esta dissertação pretende analisar, na sua essência, os procedimentos de avaliação de impacte ambiental e avaliação ambiental estratégica. O desenvolvimento e o crescimento económico estão na ordem do dia e as questões ligadas ao ambiente vêm a assumir uma importância cada vez maior tornando-se essencial que o direito do ambiente acompanhe este desenvolvimento e crescimento. Para que ambiente e desenvolvimento andem de mãos dadas, é necessária a criação/desenvolvimento de instrumentos que avaliem estes impactes e tornem esta relação sustentável assim como observados princípios que compõem o direito ambiental, nomeadamente o princípio da prevenção, o princípio da precaução, princípio da correção na fonte e o princípio do poluidor pagador. Analisados os dois principais instrumentos de avaliação ambiental, apresenta-se uma análise de direito comparado - a solução francesa com o “Étude d´impact”. Conclui-se da importância dos dois instrumentos analisados, enfatizando aquele que influi estrategicamente no problema ambiental global.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2015-03-02T16:50:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/1057
TID:201168731
url http://hdl.handle.net/11328/1057
identifier_str_mv TID:201168731
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cota: TMD 35
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302548738211841