Estágio supervisionado dos formandos de fisioterapia: percepção dos alunos sobre as oportunidades na sua formação acadêmica para o exercício da reflexão crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Carolina Meireles
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/1168
Resumo: A presente pesquisa investiga a percepção dos alunos do estágio supervisionado de fisioterapia sobre as oportunidades na sua formação acadêmica para o exercício da reflexão crítica. O professor reflexivo é capaz de reestruturar suas estratégias de ação pela compreensão do fenômeno ou pela maneira de formular o problema possibilitando ao aluno o exercício da reflexão crítica no seu processo de formação acadêmica. O Diário de Aprendizagem é um registro escrito que inclui a expressão individual do formando, sobre suas expectativas, dúvidas, percepções e pensamentos na relação com os outros e com o meio. Este estudo de caso incidiu no estágio supervisionado do Curso de Fisioterapia de uma Faculdade em Teresina no Piauí. Os participantes da pesquisa através do Diário de Aprendizagem dissertaram sobre as oportunidades da reflexão crítica no seu cotidiano. O resultado das análises dos diários aponta para o fato de que toda e qualquer mudança no ambiente de ensino-aprendizagem somente transcorrerá se o professor, peça fundamental no processo de construção do conhecimento, for um ser reflexivo, critico e que certamente compartilhará disso com seus alunos, propiciando aos mesmos situações de interação, processo este que possibilita que conheçam mais sobre si próprio e sobre a realidade que os circunda.
id RCAP_31f982d940f80ecb97bf40243b9d673e
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1168
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estágio supervisionado dos formandos de fisioterapia: percepção dos alunos sobre as oportunidades na sua formação acadêmica para o exercício da reflexão críticaEDUCAÇÃOFORMAÇÃOAPRENDIZAGEMFISIOTERAPIAMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCATIONTRAININGLEARNINGPHYSIOTHERAPYA presente pesquisa investiga a percepção dos alunos do estágio supervisionado de fisioterapia sobre as oportunidades na sua formação acadêmica para o exercício da reflexão crítica. O professor reflexivo é capaz de reestruturar suas estratégias de ação pela compreensão do fenômeno ou pela maneira de formular o problema possibilitando ao aluno o exercício da reflexão crítica no seu processo de formação acadêmica. O Diário de Aprendizagem é um registro escrito que inclui a expressão individual do formando, sobre suas expectativas, dúvidas, percepções e pensamentos na relação com os outros e com o meio. Este estudo de caso incidiu no estágio supervisionado do Curso de Fisioterapia de uma Faculdade em Teresina no Piauí. Os participantes da pesquisa através do Diário de Aprendizagem dissertaram sobre as oportunidades da reflexão crítica no seu cotidiano. O resultado das análises dos diários aponta para o fato de que toda e qualquer mudança no ambiente de ensino-aprendizagem somente transcorrerá se o professor, peça fundamental no processo de construção do conhecimento, for um ser reflexivo, critico e que certamente compartilhará disso com seus alunos, propiciando aos mesmos situações de interação, processo este que possibilita que conheçam mais sobre si próprio e sobre a realidade que os circunda.This research investigates the perceptions of students of supervised probation for physiotherapy on the opportunities in their academic training for the exercise of critical reflection. The reflective teacher is able to restructure their strategies of action by the compreesion of the phenomenon or by way of formulating the problem allowing the student to the exercise of critical thinking in the process of education. The Journal of Learning is a written record that includes the words of the learner, on their expectations, questions, thoughts and perceptions in relation with others and the environment. This case study focused on supervised the course of a School of Physiotherapy in TeresinaPiauí. Participants in of this search through the Journal of Learning discoursed on the opportunities for critical thinking in their daily lives. The results of the daily points to the fact that any change in the teaching-learning environment will only occur if the teacher, main instrument in the process of building the knowledge, be reflective, critical and that certainly share it with their students, providing the same situations of interaction process which allows to know more about yourself and about their reality.2011-05-17T14:57:46Z2008-01-01T00:00:00Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/1168porRosa, Carolina Meirelesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:07:28Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1168Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:48.914953Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estágio supervisionado dos formandos de fisioterapia: percepção dos alunos sobre as oportunidades na sua formação acadêmica para o exercício da reflexão crítica
title Estágio supervisionado dos formandos de fisioterapia: percepção dos alunos sobre as oportunidades na sua formação acadêmica para o exercício da reflexão crítica
spellingShingle Estágio supervisionado dos formandos de fisioterapia: percepção dos alunos sobre as oportunidades na sua formação acadêmica para o exercício da reflexão crítica
Rosa, Carolina Meireles
EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO
APRENDIZAGEM
FISIOTERAPIA
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCATION
TRAINING
LEARNING
PHYSIOTHERAPY
title_short Estágio supervisionado dos formandos de fisioterapia: percepção dos alunos sobre as oportunidades na sua formação acadêmica para o exercício da reflexão crítica
title_full Estágio supervisionado dos formandos de fisioterapia: percepção dos alunos sobre as oportunidades na sua formação acadêmica para o exercício da reflexão crítica
title_fullStr Estágio supervisionado dos formandos de fisioterapia: percepção dos alunos sobre as oportunidades na sua formação acadêmica para o exercício da reflexão crítica
title_full_unstemmed Estágio supervisionado dos formandos de fisioterapia: percepção dos alunos sobre as oportunidades na sua formação acadêmica para o exercício da reflexão crítica
title_sort Estágio supervisionado dos formandos de fisioterapia: percepção dos alunos sobre as oportunidades na sua formação acadêmica para o exercício da reflexão crítica
author Rosa, Carolina Meireles
author_facet Rosa, Carolina Meireles
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Carolina Meireles
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO
APRENDIZAGEM
FISIOTERAPIA
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCATION
TRAINING
LEARNING
PHYSIOTHERAPY
topic EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO
APRENDIZAGEM
FISIOTERAPIA
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCATION
TRAINING
LEARNING
PHYSIOTHERAPY
description A presente pesquisa investiga a percepção dos alunos do estágio supervisionado de fisioterapia sobre as oportunidades na sua formação acadêmica para o exercício da reflexão crítica. O professor reflexivo é capaz de reestruturar suas estratégias de ação pela compreensão do fenômeno ou pela maneira de formular o problema possibilitando ao aluno o exercício da reflexão crítica no seu processo de formação acadêmica. O Diário de Aprendizagem é um registro escrito que inclui a expressão individual do formando, sobre suas expectativas, dúvidas, percepções e pensamentos na relação com os outros e com o meio. Este estudo de caso incidiu no estágio supervisionado do Curso de Fisioterapia de uma Faculdade em Teresina no Piauí. Os participantes da pesquisa através do Diário de Aprendizagem dissertaram sobre as oportunidades da reflexão crítica no seu cotidiano. O resultado das análises dos diários aponta para o fato de que toda e qualquer mudança no ambiente de ensino-aprendizagem somente transcorrerá se o professor, peça fundamental no processo de construção do conhecimento, for um ser reflexivo, critico e que certamente compartilhará disso com seus alunos, propiciando aos mesmos situações de interação, processo este que possibilita que conheçam mais sobre si próprio e sobre a realidade que os circunda.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01T00:00:00Z
2008
2011-05-17T14:57:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/1168
url http://hdl.handle.net/10437/1168
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131245522714624