Proposta de um serviço de comunicação assíncrona para o cidadão sénior: adequação do serviço de correio electrónico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Jessica Neves
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/6404
Resumo: O envelhecimento da população, a necessidade de inclusão social e digital e as barreiras que ainda existem na interacção das TIC e o cidadão sénior sustentam o propósito da presente investigação. As Nações Unidas (2001) e o Instituto Nacional de Estatística (2009) demonstram a tendência para o aumento da população envelhecida. Esta população enfrenta declínios na saúde, mobilidade física, memória, aprendizagem e perdas a nível psicossocial. É uma população colocada à parte do desenvolvimento social e tecnológico. Surge assim a necessidade de criar estratégias que promovam a qualidade de vida e a inclusão social e digital do cidadão sénior. A utilização das TIC e em particular dos meios de Comunicação Mediada por Computador permitem ao cidadão sénior comunicar com familiares e amigos e ainda estabelecer novas relações , contribuindo assim para a diminuição do sentimento de solidão. O objectivo primordial da presente investigação é desenvolver um protótipo do serviço de comunicação mediada por computador – correio electrónico – que seja adequado às necessidades do cidadão sénior. Para que o protótipo contemple todas as necessidades do cidadão sénior, a sua evolução contou com o envolvimento do cidadão sénior numa abordagem centrada no utilizador. O processo de desenvolvimento do protótipo contempla vários aspectos que devem: i) melhorar o serviço de comunicação assíncrona num contexto de uso específico; ii) contribuir para a motivação do seu uso por um segmente de utilizadores específico; iii) promover a inclusão activa do cidadão sénior logo na fase de especificação e desenvolvimento dos serviços.
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