Proposta de um serviço de comunicação assíncrona para o cidadão sénior: adequação do serviço de correio electrónico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/6404 |
Resumo: | O envelhecimento da população, a necessidade de inclusão social e digital e as barreiras que ainda existem na interacção das TIC e o cidadão sénior sustentam o propósito da presente investigação. As Nações Unidas (2001) e o Instituto Nacional de Estatística (2009) demonstram a tendência para o aumento da população envelhecida. Esta população enfrenta declínios na saúde, mobilidade física, memória, aprendizagem e perdas a nível psicossocial. É uma população colocada à parte do desenvolvimento social e tecnológico. Surge assim a necessidade de criar estratégias que promovam a qualidade de vida e a inclusão social e digital do cidadão sénior. A utilização das TIC e em particular dos meios de Comunicação Mediada por Computador permitem ao cidadão sénior comunicar com familiares e amigos e ainda estabelecer novas relações , contribuindo assim para a diminuição do sentimento de solidão. O objectivo primordial da presente investigação é desenvolver um protótipo do serviço de comunicação mediada por computador – correio electrónico – que seja adequado às necessidades do cidadão sénior. Para que o protótipo contemple todas as necessidades do cidadão sénior, a sua evolução contou com o envolvimento do cidadão sénior numa abordagem centrada no utilizador. O processo de desenvolvimento do protótipo contempla vários aspectos que devem: i) melhorar o serviço de comunicação assíncrona num contexto de uso específico; ii) contribuir para a motivação do seu uso por um segmente de utilizadores específico; iii) promover a inclusão activa do cidadão sénior logo na fase de especificação e desenvolvimento dos serviços. |
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Proposta de um serviço de comunicação assíncrona para o cidadão sénior: adequação do serviço de correio electrónicoComunicação multimédiaInteracção homem-computadorCorreio electrónicoUsabilidadePessoas idosasIntegração socialO envelhecimento da população, a necessidade de inclusão social e digital e as barreiras que ainda existem na interacção das TIC e o cidadão sénior sustentam o propósito da presente investigação. As Nações Unidas (2001) e o Instituto Nacional de Estatística (2009) demonstram a tendência para o aumento da população envelhecida. Esta população enfrenta declínios na saúde, mobilidade física, memória, aprendizagem e perdas a nível psicossocial. É uma população colocada à parte do desenvolvimento social e tecnológico. Surge assim a necessidade de criar estratégias que promovam a qualidade de vida e a inclusão social e digital do cidadão sénior. A utilização das TIC e em particular dos meios de Comunicação Mediada por Computador permitem ao cidadão sénior comunicar com familiares e amigos e ainda estabelecer novas relações , contribuindo assim para a diminuição do sentimento de solidão. O objectivo primordial da presente investigação é desenvolver um protótipo do serviço de comunicação mediada por computador – correio electrónico – que seja adequado às necessidades do cidadão sénior. Para que o protótipo contemple todas as necessidades do cidadão sénior, a sua evolução contou com o envolvimento do cidadão sénior numa abordagem centrada no utilizador. O processo de desenvolvimento do protótipo contempla vários aspectos que devem: i) melhorar o serviço de comunicação assíncrona num contexto de uso específico; ii) contribuir para a motivação do seu uso por um segmente de utilizadores específico; iii) promover a inclusão activa do cidadão sénior logo na fase de especificação e desenvolvimento dos serviços.The ageing population, the need for social and digital inclusion and the barriers that still exist in the interaction of Information and Communication Technologies (ICT) and the senior citizen are the purpose of this investigation. The United Nations (2001) and the National Institute of Statistics (2009) show the trend for an increase of aged population. This population faces health, physical mobility, memory and learning declines and psychosocial loss level. It´s a population set apart from social and technological development. Thus arises the need to develop strategies that promote quality of life, social and digital inclusion of the senior citizen. The use of ICT, particularly the Computer-Mediated Communication (CMC), allows senior citizens to communicate with family and friends and also establish new relations, decreasing the feeling of loneliness. This research aims to prototype the service computer-mediated communication - email - which is appropriate to the needs of senior citizens. Senior citizens are involved on prototype development, in a user centred design approach. This aims to: i) improve the service; ii) contribute to the motivation of their use and iii) the active inclusion of senior citizens in the process of specification and development of the communication services.Universidade de Aveiro2012-02-15T12:09:21Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/6404porSimões, Jessica Nevesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:11:10Zoai:ria.ua.pt:10773/6404Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:44:33.293402Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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