Protagonismo de jovens com síndrome de Down em campanha de prevenção ao SARS-CoV-2

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rezende Baraldi, Natalia
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Keer Saraiva, José Francisco, Faustino Correia, Bruna, Gomes de Carvalho Mayeiro, Marcela, Vieira Soldá, Mariana, Fortes Osório Bustamante, Thais, Boin Aguiar, Victória
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://revistas.ucp.pt/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/9095
Resumo: A doença COVID-19 é causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2. Apresenta clínica variável, desde infecções assintomáticas até quadros respiratórios graves. Portadores de Síndrome de Down (SD) são grupo de risco para evolução com a forma grave da COVID-19, pois devido à alteração genética de trissomia do cromossomo 21, podem possuir deficiência do sistema imunológico, cardiopatias e alterações anatômicas do sistema respiratório. Desenvolveu-se, então, uma campanha de prevenção a COVID-19 em população com SD e deficiência intelectual, abordando a promoção do entendimento da pandemia, a estimulação de novos hábitos de higiene, a prática de exercícios físicos, a alimentação saudável e a manutenção da saúde mental durante o distanciamento social. Sinaliza-se também para o conceito de autodeterminação, em que a população com SD é protagonista de suas próprias vidas, estimulando os jovens a tomarem decisões e usufruírem de um ambiente no qual eles tenham participação social, para reduzir a cultura de exclusão a qual são submetidos. Prova-se, portanto, a inserção no cenário atual. Estruturada em vídeos, uma animação com informações gerais sobre a pandemia e os demais protagonizados por jovens frequentadores da Fundação Síndrome de Down (FSD), focados na sua inclusão, capacidade, autonomia e empoderamento. Nestes vídeos, é abordada a importância do distanciamento social e como se manter saudável durante a quarentena. O pioneirismo do projeto de prevenção a COVID-19 para pessoas com SD, sendo essas protagonistas da campanha de prevenção para seus pares, obteve expressiva atenção das mídias de comunicação. Então, atinge-se o objetivo de visibilidade à população Down promovendo sua capacidade em conscientização social.
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