A atividade profissional dos docentes dos institutos superiores politécnicos Portugueses: Envolvimento em atividades de investigação e transferência e valorização económica do conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Ana Patrícia Carneiro de Sousa
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/4943
Resumo: A investigação e a transferência e valorização económica do conhecimento científico e tecnológico têm vindo a assumir-se como missões centrais das instituições de ensino superior, juntando-se, deste modo, à sua inicial e mais tradicional missão de ensino. Esta evolução, sentida também nas instituições de cariz politécnico, acarreta, consequentemente, modificações ao nível das práticas profissionais dos seus professores. Neste contexto, o nosso objetivo é conhecer e analisar o conjunto das atividades desenvolvidas pelos docentes dos institutos superiores politécnicos portugueses no âmbito da sua prática profissional, em especial no que se refere ao seu envolvimento em atividades de investigação e de transferência e valorização económica do conhecimento. Para o efeito, recorreu-se à aplicação de um inquérito por questionário, de administração direta em modalidade online, aos docentes dos quinze politécnicos nacionais públicos, tendo sido obtida uma taxa de resposta que ronda os 12% da população. O tratamento dos dados envolveu análise estatística descritiva e inferencial. Os resultados obtidos evidenciam um envolvimento ainda pouco expressivo dos docentes dos institutos politécnicos portugueses em atividades de investigação e de transferência e valorização económica do conhecimento, situação que não é muito diferente da dos colegas de instituições congéneres a nível europeu. Entre os resultados menos positivos surgem os relacionados com a produção científica, a participação em projetos internacionais ou financiados pela indústria, o registo de patentes ou o envolvimento em prestações de serviços de I&D. O ensino continua a constituir a atividade a que os docentes dos institutos politécnicos portugueses dedicam a maior percentagem do seu tempo.
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